Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Entenda como funciona a imunidade e como mantê-la em dia!

Entenda como funciona a imunidade e como mantê-la em dia!

Por acaso você é uma pessoa que fica doente muitas vezes seguidas? Mesmo em situação de gripe ou resfriado você demora a se recuperar? Atenção, tenha cuidado, pois esse pode ser sintomas de que há algo de errado com a sua imunidade.

O sistema imunológico é fundamental para combater doenças e manter ativos a funções de outros órgãos vitais do nosso corpo. Uma pessoa que vive com a imunidade em alta tem mais qualidade de vida, disposição para praticar exercícios e ter uma vida mais ativa. 

Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra afinal o que é a imunidade, quais são as suas classificações. Também conheça as razões para a queda da imunidade e o que pode ser feito para aumentá-la. Confira!

Afinal, o que é imunidade?

O termo imunidade se refere ao sistema imunológico, um conjunto de células complexas que tem a função defender o organismo contra doenças, infecções e tumores. Essas células combatem, portanto, bactérias, vírus, fungos e outros parasitas, com o objetivo de manter o corpo saudável.

A imunidade também é responsável por realizar uma limpeza no organismo. Isso acontece a partir da identificação de elementos estranhos ao corpo. Ela remove também as mutações malignas das células do próprio corpo e elimina as aquelas que estão mortas.

Quais são as classificações da imunidade?

A imunidade pode ser classificada em dois tipos: a inata e a adquirida. O primeiro tipo se refere a imunidade que já nasce com o indivíduo. Ou seja, ela sempre estará presente nos indivíduos saudáveis.

Essa imunidade tem a característica de atuar de maneira rápida, evitando a manifestação de micro-organismos. A imunidade inata é formada por células especializadas como neutrófilos e macrófagos e por células solúveis como quimiocinas e citocinas. 

Já a imunidade adquirida acontece quando há um contato com agente invasor, o qual pode ser um vírus ou bactéria. Depois de o corpo entrar em contato com esse agente ocorre um desencadeamento de ativação de determinadas células do sistema imunológico.

Essas células podem atuar a partir da de linfócitos B ou por meio de fagócitos, células que destroem microrganismos. 

O que é e quais são os sintomas da imunidade baixa?

O que é e quais são os sintomas da imunidade baixa?

 

Para que o organismo consiga se defender, a sua resposta imunológica deve estar equilibrada. No entanto, devido a muitos fatores, o organismo fica mais suscetível a infecções, instaurando o quadro de imunidade baixa. Vamos conhecer, a seguir, algum desses dos sintomas mais comuns dessa situação.

Infecções recorrentes

Você costuma ter infecções recorrentes, por exemplo, ter amigdalite, herpes ou apenas doenças simples, mas que demoram a passar? Esses podem ser o sinal de que sua imunidade está baixa.

Isso porque esses tipos de infecções demonstram que os microrganismos estão se reproduzindo numa velocidade superior ao que seu sistema imunológico tem capacidade de detê-los. 

Náuseas e vômitos

Ter náuseas e vômitos é um sinal de que seu organismo está colocando para fora literalmente o que ele acha estranho. No entanto, se as náuseas e vômitos forem muito frequentes é sinal de que sua imunidade está baixa.

Isso porque os anticorpos não conseguem destruir os micro-organismos invasores e logo acabam informando o organismo de que algo errado por meio de náuseas e vômitos. 

Fraqueza

Com que frequência você se sente sem disposição, com corpo mole? Geralmente essa sensação acontece sem você ter avisado alguma atividade física ou que exige carregar peso?

Bom esse pode ser um sinal de que sua imunidade está baixa. Isso acontece porque o seu corpo não consegue ter células de defesa suficientes para que você consiga ter vitalidade.

O que causa imunidade baixa?

O que causa imunidade baixa?

 

A redução da atividade do sistema imunológico pode ocorrer devido a diversas situações. Por exemplo, podem ser situações de ordem emocional ou física. Vamos conhecer a seguir alguns dos motivos. 

Má alimentação

Por acaso você já verificou se a sua alimentação está de fato balanceada? Você tem o hábito de comer verduras e frutas na maior parte das suas refeições? Bom se isso não estiver acontecendo é sinal de que sua alimentação não está boa, o que pode provocar a baixa imunidade.

Ter uma alimentação saudável é fundamental para prevenir e tratar diversas doenças. Os nutrientes presentes na alimentação saudável fazem com que todo o organismo funcione corretamente. 

Distúrbios do sono

As pessoas que passam horas para conseguir dormir diariamente podem apresentar problemas de imunidade baixa. Isso ocorre porque o sono ajuda a descansar o organismo e também regenerar e regular as funções do corpo, inclusive da imunidade.

Por isso que pessoas que têm distúrbio do sono acabam tendo uma imunidade baixa e consequentemente não consegue recuperar as energias que ela gasta ao longo do dia. 

Estresse prolongado

O estresse é um dos grandes vilões da humanidade. Em momentos de estresse, a pessoa libera toxinas que são malignas para o sistema imunológico. Por isso, se você quer fortalecer o seu sistema a sua imunidade é importante se livrar desse mal do mundo moderno. 

Questões genéticas

Todas as funções do organismo incluindo o funcionamento do sistema imunológico são determinadas geneticamente. Dessa forma, as pessoas que têm tendência natural a ter uma imunidade baixa podem ter dado essa condição de seus pais assim como podem passar lá para seus filhos. 

Essa condição se explica pelo fato de que os genes são da determinada maneira que são formados comprometem as funções de células específicas que atuam na imunidade. Por exemplo, é possível que alguns genes aumentem a vulnerabilidade a infecções por determinados microrganismos como bactérias. 

Variações hormonais

Variações hormonais também podem provocar a queda na imunidade. Isso porque os ciclos menstruais e a tensão pré-menstrual podem afetar o desempenho de diversas células do organismo, incluindo as que trabalham para o sistema imunológico. 

Um exemplo desse processo pode ser observado quando os níveis de progesterona, um hormônio responsável por preparar o útero para a gestação.

Na segunda fase do ciclo menstrual, esse hormônio tem função imunossupressor, o que reduz a atividade imunológica a fim de impedir uma possível rejeição do feto no útero. É importante perceber que algumas pessoas vão sentir e ser feitos de maneira mais intensas e outras não. 

Uso de medicamentos

Geralmente as pessoas que fazem uso de medicamentos que suprimem a imunidade tem respostas com a queda da imunidade. Essas pessoas são aquelas que apresentam doenças auto-imunes ou que sofreram a rejeição a transplantes ou doenças inflamatórias.

Esses indivíduos fazem uso de medicamentos que contêm corticoides e imunossupressores, os quais ajudam enfraquecer a imunidade. É importante destacar que esses medicamentos são essenciais no tratamento de doenças autoimunes porque ajudam a aliviar os sintomas. No entanto, o efeito colateral desse medicamento pode ser a queda da imunidade. 

Consumo de álcool

A ingestão de bebidas alcoólicas também causa danos a imunidade. Isso ocorre porque o fígado é responsável por metabolizar o álcool, mas ele somente consegue metabolizar determinada quantidade por hora.

Se o indivíduo começa a beber exageradamente, o fígado tem dificuldade para eliminar todo o álcool presente no corpo. Sendo assim, há mais álcool correndo na corrente sanguínea, o que causa danos ao sistema imunológico. 

Exercício físico em excesso

Praticar exercícios físicos é uma boa maneira de manter a saúde do corpo, no entanto, exercício físico em excesso pode levar ao aumento de processos inflamatórios e alterar alguns tipos celulares para resposta imunológica. 

Por exemplo, atividades físicas extenuantes acabam promovendo a liberação de hormônios do estresse tais como cortisol e adrenalina. Essas substâncias são tóxicas e lesionam as células do sistema imunológico. 

Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento sistêmico, isto é ,que atua de maneira indiscriminada nas células do corpo sejam elas saudáveis ou cancerígenas. Por conta disso, a quimioterapia pode ter efeitos colaterais que atuam de maneira direta, impedindo a multiplicação de células do sistema de defesa.

Mas é importante destacar que no final do tratamento quimioterápico a pessoa tende a restituir as células imunitárias em sua totalidade. 

Como aumentar a minha imunidade?

Como aumentar a minha imunidade?

 

Para melhorar imunidade é essencial que a pessoa realize algumas mudanças em seus hábitos de vida. Por exemplo, é recomendável que ela melhore os hábitos alimentares dando preferência a alimentos para a saúde que estimulam o funcionamento do sistema imunológico. Vamos conhecer mais dicas a seguir.

Coma frutas cítricas

As frutas cítricas são repletas de vitamina c. essa vitamina ajuda a estimular a resistência a infecções e aumenta a capacidade anti-inflamatória e do corpo. Nesse sentido, consumir de maneira habitual frutas cítricas como laranja morango kiwi e limão ajudam aumentar o potencial de defesa do seu organismo

Evite o sedentarismo

As pessoas sedentárias podem sofrer de muitos problemas, inclusive a queda da imunidade se não praticar atividades físicas com frequência.

Com isso elas acabam perdendo os benefícios de ter de regular o peso corporal ter um bom condicionamento físico e melhorar a capacidade cardiovascular, entre outras características.

Portanto para manter o sistema imunológico em alta é fundamental praticar atividades físicas regularmente, mas de maneira moderada. 

Tenha uma boa noite de sono

É por meio do sono que o corpo descansa das atividades realizadas durante o dia. Nesse sentido, para manter o sistema imunológico sempre ativo é necessário recuperar as energias que foram gastas durante a rotina.

Portanto, é recomendável ter entre 7 e 9 horas de sono durante a noite. Mas é fundamental que o ambiente do quarto seja bastante confortável, com a iluminação baixa e que também seja acolhedor. 

Consuma as vitaminas adequadas

Já explicamos aqui a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Isso quer dizer que ela deve estar repleta de vitaminas. Essas substâncias têm o potencial de fortalecer o sistema imunológico. Nesse sentido não deixe faltar na sua alimentação as seguintes vitaminas:

  • vitamina A: importante para visão e manutenção de estruturas externas como a pele e também no sistema imunológico, pode ser encontrada nos alimentos de coloração alaranjada como cenoura e abóbora;
  • vitamina B12 e B6: são ótimos para fortalecer o sistema imunológico e estão presentes nas carnes ovos amendoim e acelga;
  • vitamina c: é altamente recomendada para aumentar a ação do sistema imunológico, pode ser encontrada nos alimentos cítricos como morango, limão e goiaba;
  • vitamina E: também atua para potencializar o sistema imunológico, além de evitar doenças do sistema nervoso pode ser encontrada na semente de girassol, no óleo de azeite, no milho e na soja. 

Tome sol

O Sol também pode ser um bom aliado para o sistema imunológico. Isso se justifica pelo fato de que o sol atua na síntese da vitamina D, importante construtor do sistema imunológico. Sendo assim é recomendável tomar sol durante todos os dias aproximadamente 15 minutos. 

Mantenha o cartão de vacinação em dia

A vacinação é uma ótima maneira de manter a imunidade fortalecida. Ela ajuda o organismo a ficar imune a diversas doenças algumas delas podem levar a consequências graves. Não é à toa que todos os anos são feitas campanhas de disponibilização de vacinas principalmente para grupos de risco como idosos crianças e gestantes. 

Nesse sentido é importante verificar como se está em dia o seu cartão de vacina. Procure um posto de saúde ou um laboratório para verificar se você está imune a doenças típicas da sua idade. 

Deixe de lado maus hábitos

Tão importante quanto adotar hábitos saudáveis é abandonar os ruins. Por exemplo, o tabagismo e o alcoolismo. Esses prejudicam o organismo e, até mesmo, a vida social da pessoa.

O fumo, por exemplo, atrapalha o crescimento de macrófagos, células do sistema imunológico. Fumar também pode gerar diversas doenças, como câncer de pulmão e boca.

Sendo assim, se você tem esse vício, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-lo. É natural ficar resistente em deixar o hábito de fumar e também esperado que abandonar esse hábito não seja fácil. Porém, com ajuda médica tudo fica mais fácil.

Essas foram algumas informações sobre a imunidade. É importante destacar que a surgindo qualquer suspeita em relação à imunidade é fundamental buscar a acompanhamento profissional. Somente com uma ajuda especializada vai ser possível diagnosticar doenças e encontrar tratamentos a fim de aumentar a imunidade. 

Quer conhecer mais opções para deixar sua imunidade em alta? Leia agora mesmo esse texto e conheça 18 medicamentos e vitaminas para melhorar o sistema imunológico.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.