Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Confira algumas dicas simples de bem-estar para o seu dia a dia!

Confira algumas dicas simples de bem-estar para o seu dia a dia!

O estilo de vida moderno, com todo o estresse do trabalho e os problemas tão corriqueiros das grandes cidades, por vezes nos deixa à beira de um colapso nervoso. Não raro, deixamos o nosso bem-estar de lado e colocamos a parte financeira em primeiro plano, em detrimento do que realmente deveria nos importar: a nossa saúde. O resultado disso normalmente é desastroso e compromete de forma perigosa o nosso organismo.

Contudo, é possível mudar essa situação preocupante. Para isso, você deve colocar em prática algumas dicas de bem-estar. Desse modo, você terá uma maior qualidade de vida. Com algumas atitudes simples, nós podemos melhorar sensivelmente esse quadro e nos reaproximar do nosso estado ideal. Na verdade, por achar que mudar demanda tempo e energia, a maioria de nós segue nesse ritmo até que os primeiros sintomas nocivos apareçam. Diagnósticos de síndrome metabólica, obesidade, dislipidemias e resistência à insulina são cada vez mais comuns.

Quer mais detalhes de como é possível aumentar o seu bem-estar? Este artigo vai apresentar as principais dicas para você viver com mais qualidade e disposição. Acompanhe a leitura!

Dicas de bem-estar

Dicas de bem-estar

 

Conheça algumas medidas que podem ser colocadas em prática para você ter uma vida saudável e mais agradável.

Fuja do sedentarismo

O sedentarismo é causa reconhecida de diversos males de saúde dos tempos modernos. A obesidade, síndrome metabólica e até depressão estão ligadas a esse nefasto hábito e é disso tudo que devemos fugir. Não só é essencial praticar um esporte, mas devemos também achar um que nos agrade e seja útil em vários aspectos. O fator lúdico tem participação fundamental no que tange à adesão a um programa de treinos e evita que tenhamos a tentação de faltar.

Quando começamos um programa atlético, o mais difícil é não desistir e derraparmos pelo caminho. Porém, quando fazemos algo que nos dá prazer, essa possibilidade fica mais distante, pois desejaremos a realização de tal prática. Não importa muito se é caminhada, corrida, futebol ou tênis: o essencial é que você se sinta bem ao fazê-la.

Assim, com o passar do tempo, a sua saúde vai melhorar sensivelmente sem que ao menos você perceba isso como um esforço. Mas lembre-se: nada de fazer só nos finais de semana ou dias livres. É preciso um mínimo de três dias semanalmente para obter resultados.

O mais recomendado é praticar exercícios físicos com uma frequência mínima de 3 vezes por semana. Assim, é possível fortalecer os músculos, diminuir a gordura corporal, reduzir sintomas de depressão e ansiedade, manter os hormônios em níveis normais, aumentar a circulação sanguínea, melhorar o metabolismo e o gasto calórico e evitar a compulsão alimentar.

Observe o princípio da pausa vantajosa

Em outros tempos, quem parava no meio de expediente era mal visto ou simplesmente ignorado pelos companheiros de trabalho. O fato é que, após anos de estudos e observação nas grandes empresas, verificou-se que quem dava pausas ficava mais bem-disposto e aumentava a sua produtividade. Quando você passa horas em uma atividade, normalmente em posições desconfortáveis ou ambiente competitivo, o seu corpo reage da pior maneira, aumentando a produção de hormônios do estresse, especialmente o cortisol, e deixando a sua musculatura enrijecida.

É aí que entram as pausas, que reduzem esse problema. Levante-se, faça um alongamento, converse com colegas ou vá à cantina. O essencial é quebrar a continuidade do que está fazendo e dar um descanso ao seu corpo. Você notará o ganho em eficácia e chegará ao fim do dia menos cansado.

Tenha uma nutrição adequada

Essa é talvez a dica mais essencial e importante, pois o que você come praticamente dita o seu humor e a sua condição física. Quando você ingere alimentos ricos em nutrientes perniciosos, como gorduras e açúcar, não só está dando um combustível de má qualidade para o seu corpo, mas também dificultando a digestão. O nosso sistema digestório não foi projetado para ingerir esse tipo de refeição e quanto mais nos afastamos dos alimentos naturais, pior fica a nossa situação.

Investir em frutas, legumes e carnes magras não só vai deixá-lo mais saudável, com menores índices de colesterol e glicemia, mas também o dará mais energia e disposição para enfrentar os problemas do dia a dia.

Se preocupar com o próprio bem-estar deve ser prioridade para todas as pessoas. Com algumas alterações simples você atinge um nível muito mais satisfatório de autoestima e felicidade. Não perca mais tempo e invista no seu principal bem: a sua saúde e bem-estar!

Priorize o sono

Ter uma boa noite de sono é um dos principais cuidados que você deve ter com a sua saúde. O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia. Esse hábito aumenta a qualidade de vida das pessoas. Além disso, deixa a pele mais bonita, traz o bom humor, reduz os sintomas de ansiedade e estresse, diminui a pressão arterial, evita as doenças cardiovasculares, mantém o peso adequado, melhora o desempenho sexual, entre outras vantagens.

Planeje o seu dia a dia

 

Planeje o seu dia a dia

Não viva no modo automático, como a maioria das pessoas costuma fazer. Elabore um planejamento da sua rotina. Defina as tarefas que são prioridades e aquelas que devem ser realizadas com mais urgência. Assim, você vai conseguir organizar o seu dia com mais eficiência e terá a sensação de que cumpriu todos os seus afazeres no final do dia.

Além disso, o planejamento das atividades do dia é uma boa estratégia para evitar estresse, crises de ansiedade e atrasos. Com isso, você aumenta a sua qualidade de vida, pois poderá se planejar para as tarefas com antecedência e também não sofrerá por antecipação.

Trate dos vícios danosos

Evite consumir cigarro e álcool, com frequência. Esse hábito não traz nenhuma vantagem para você. Pelo contrário. Ele acarreta muitos malefícios para o organismo e é o ponto de partida para o surgimento de várias doenças, como câncer de pulmão, diabetes, asma, entre outras.

Opte por uma vida mais saudável e clean. Você vai notar os benefícios a curto, médio e longo prazo — maior disposição, melhoria da capacidade respiratória, bom humor, pele mais macia e bem cuidada, órgãos funcionando a pleno vapor, redução do estresse e ansiedade etc.

Cuide da hidratação

Beba, no mínimo, dois litros de água por dia — incluindo os chás, isotônicos e sucos naturais. Esse hábito é essencial para manter as funções orgânicas do corpo, manter o metabolismo em alta e evitar a desidratação. Em época de verão e dias quentes, esse cuidado deve ser redobrado, pois costumamos suar e perder líquidos com mais facilidade. Por outro lado, evite o consumo de café, refrigerantes, bebida alcoólica em excesso, pois fazem mal para o organismo.

Atente-se à sua saúde mental

Manter a saúde mental é tão importante quando cuidar do corpo. Afinal, as coisas precisam estar bem dentro da nossa mente para que o resto consiga fluir com mais clareza e naturalidade.

Nesse sentido, não deixe de lado a importância de cuidar da sua mente. Para isso, você pode praticar meditação, investir em terapias com psicólogos e demais profissionais capacitados, fazer cursos de autoconhecimento, ler livros de autoajuda. Cultive hábitos saudáveis e reserve um tempo para si mesmo, para fazer aquilo que mais o agrada.

O papel dos hormônios para o bem-estar

O papel dos hormônios para o bem-estar

 

Existem quatro substâncias que ampliam a sensação de bem-estar no organismo — serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina. Eles são conhecidos como hormônios da felicidade ou do prazer e estão sempre ativos pelo corpo. Contudo, em situações de extrema excitação ou alegria, eles são sintetizados com mais eficiência e passam a circular no organismo em maior quantidade.

Por sua vez, caso ocorra um desequilíbrio nos neurotransmissores dessa substância, o corpo reage provocando alguns sintomas, como insônia, estresse, depressão, ansiedade, ganho de peso, mau-humor, falta de motivação etc.

Nesse sentido, o ideal é manter uma alimentação saudável e ingerir alimentos com quantidades adequadas de nutrientes responsáveis por liberar esses neurotransmissores diretamente na corrente sanguínea.

Além disso, a prática regular de esportes e atividades físicas também auxilia nesse processo para manter o nível desses hormônios em um nível adequado, bem como desfrutar de momentos de prazer com a família, fazer meditação, ter uma boa noite de sono, entre outros exemplos.

Os hormônios da felicidade são, na verdade, substâncias químicas que são sintetizadas pelo cérebro e se tornam essenciais para o bom desempenho das funções orgânicas — físicas, mentais e psicológicas. Além disso, elas estão diretamente ligadas à sensação de prazer, motivação e bem-estar, de uma maneira geral.

Ocitocina

É conhecido como “hormônio do abraço”. Na verdade, a ocitocina é considerada a principal substância entre as quatro, uma vez que ela é responsável por estimular a produção das outras substâncias fisiológicas ligadas a felicidade.

A liberação da ocitocina acontece no momento do parto e continua durante todo o período de amamentação, sendo importante para a criação e manutenção do vínculo de segurança, confiança e a construção de relações emocionais.

Por sua vez, baixas quantidades de ocitocina no sangue causam vários problemas sérios para o organismo, como a depressão, letargia, falta de ânimo, ansiedade, isolamento e sentimento de rejeição.

Dopamina

A dopamina tem ação direta nos processos motivacionais. Esse hormônio é um diferencial que atua na ampliação da satisfação, motivação e produtividade do indivíduo. A produção dos níveis de dopamina de maneira adequada e equilibrada está ligada à felicidade e ao bom humor. Enquanto a deficiência dessa substância ocasiona transtornos psicológicos, como a depressão, e até mesmo o surgimento de doenças mentais, como o Mal de Parkinson.

Serotonina

A serotonina está diretamente envolvida com a sensação de desejo, prazer e felicidade. Por sua vez, a falta desse hormônio causa mau-humor, irritação, letargia, sono, cansaço, depressão, a falta de concentração e problemas de aprendizagem.

Endorfina

A endorfina é considerada o analgésico biológico, uma espécie de morfina natural, caracterizada por uma breve euforia, que mascara dores físicas, cansaço, sentimentos ruins e aumenta a resistência a eles. O aumento da produção desse hormônio pela glândula hipófise também ajuda a relaxar o corpo e a mente, combatendo o estresse e proporcionando sensações de bem-estar, alegria, conforto e bom humor.

Práticas que favorecem a produção dos hormônios da felicidade

Práticas que favorecem a produção dos hormônios da felicidade

 

Você sabia que é possível otimizar e acelerar a produção desses hormônios? Apesar de serem sintetizados de uma forma parecida, eles são desencadeados graças à ativação de gatilhos diferentes. Confira os principais exemplos nesse sentido.

Interaja com mais frequência em ambientes sociais

Sair com a família e os amigos é uma maneira de estreitar os vínculos e laços de amor e amizade. Converse com os ais chegados, sorria e compartilhe bons momentos. Esse hábito de interagir socialmente é uma forma de estimular a síntese dos hormônios cuja função é trazer uma sensação de alegria, êxtase, prazer e bem-estar, especialmente a serotonina e a ocitocina.

Trace metas de curto, médio e longo prazo 

O planejamento e a estipulação de metas é uma ótima estratégia para estimular a produção de dopamina no corpo e manter aquela sensação de felicidade e alegria. Por isso, você pode traçar metas simples diárias que podem ser facilmente alcançadas. Depois, quando se sentir mais confiante e determinado, poderá se arriscar mais e elaborar objetivos mais desafiadores.

Cultive sentimentos bons

Incentivar sentimentos bons ajuda a manter os vínculos sociais e trazem uma sensação de harmonia e paz interior. Além disso, reflita a sua realidade e veja a forma como você encara as situações cotidianas. Ter uma visão de mundo mais positiva é uma maneira de estimular a produção dessas substâncias químicas, tão importantes para o corpo e a mente.

Assim, a sua vida se torna mais leve, feliz e completa. Desse modo, os hormônios que fazem parte do quarteto da felicidade vão ser sintetizados em maior quantidade. Logo, você notará as diferenças no seu corpo e na mente. Vale a pena tentar!

Pratique atividades físicas com regularidade

A prática constante de atividades físicas é uma excelente opção para manter a saúde do corpo e da mente. Existe uma grande variedade de exercícios que podem ser colocados em prática, como a musculação e os aeróbicos: corrida, natação, caminhada e ciclismo. De fato, a movimentação do corpo é um fator estimulante que desencadeia a produção dos hormônios da felicidade, em especial a serotonina.

Tenha hábitos alimentares saudáveis 

O tipo de alimentação causa impactos diretos na produção dos quatro hormônios que vimos acima. Isso acontece porque determinados alimentos têm propriedades estimulantes que desencadeiam sensações de prazer e felicidade. O principal exemplo disso é o chocolate e outros tipos de doces. No entanto, é importante ter cautela quanto à ingestão desses alimentos, pois eles costumam ser bastante calóricos e gordurosos.

De qualquer forma, quando o assunto é alimentação, o recomendado é não se descuidar e manter os hábitos saudáveis. O ideal é consumir alimentos com altos índices nutritivos, pois assim, você mantém o corpo com os nutrientes em dia e não corre o risco de sofrer anemias nem déficit nutricional.

A importância da alimentação saudável para manter o bem-estar

A importância da alimentação saudável para manter o bem-estar

 

Confira algumas regras que auxiliam a manter uma qualidade de vida alta.

Fuja de alimentos industrializados

Esses alimentos contêm muitas calorias, corantes e outros condimentos, além de ser pobre em valores nutricionais. Infelizmente, ele ainda é a opção de muitas pessoas, em decorrência da correria do dia a dia e da falta de tempo para preparar refeições mais saudáveis.

Os fast foods e alimentos enlatados e prontos para consumo são os principais exemplos nesse sentido. O problema é que eles causam uma desregulação nos níveis de serotonina e dopamina pelo corpo, trazendo mais estresse e ansiedade. Na verdade, há uma maior estimulação da produção desses hormônios que acabam se esgotando com maior rapidez no corpo. Nesse sentido, o corpo pode novamente essa substância para manter os níveis adequados.

Estipule um horário para as refeições

Acostume o seu corpo a comer em horários definidos. Afinal, a alimentação em horários incertos e de maneira inadequada pode desencadear problemas metabólicos e hormonais, como a obesidade, ganho de peso, aumento do nível de colesterol, insulina e da glicose, anemia, fadiga e cansaço, transtornos do sono, insônia, problemas sexuais e até mesmo a impotência sexual.

Mantenha uma frequência alimentar

O ideal é ingerir algum tipo de alimentos com uma regularidade, a cada 3 horas, por exemplo. Opte por pequenas porções que devem ser distribuídas ao longo dia. Também não se esqueça de consumir carboidratos, proteínas e gorduras boas na proporção adequada. Assim, você evita o estresse alimentar e mantém o metabolismo funcionando na frequência adequada. Em todo caso, o recomendado é buscar o auxílio profissional, com um médico endocrinologista e um nutricionista.

Elabore um plano de emagrecimento

Não comece dieta da moda sem embasamento científico simplesmente porque uma amiga contou, ou você viu na internet que funciona. Em vez de perder peso (massa gorda), você poderá perder massa magra e óssea. Esse hábito é bastante prejudicial para o seu organismo. Além disso, você terá altos riscos de desenvolver estresse emocional, compulsão alimentar e outras doenças, como ansiedade e bulimia.

O ideal é buscar o auxílio de um nutricionista que vai montar um plano de alimentação saudável, a fim de potencializar o consumo de alimentos benéficos e estimular o emagrecimento com saúde.

Não preste atenção somente nas calorias

As calorias são elementos que devem ser observados no rótulo de alimentos antes do consumo. Contudo, não são o único fator a ser analisado antes de escolher uma determinada refeição para consumo, em detrimento de outras. Além delas, também é necessário considerar a quantidade de outras substâncias, como gorduras, sódio e carboidratos.

Não preste atenção somente nas calorias

 

A correria da rotina e o excesso de atividades são fatores que fazem com que a qualidade de vida seja um ideal buscado pela maioria das pessoas hoje em dia. Seguindo as nossas dicas de bem-estar, você terá as condições necessárias para viver uma vida mais saudável, prazerosa e alegre. Portanto, não perca mais tempo e comece já a colocar em prática os ensinamentos que você aprendeu neste artigo!

Quer viver melhor, ser feliz e ter uma maior qualidade de vida? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade para você manter a saúde sempre em dia diretamente na sua caixa de e-mails!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.