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Conheça 5 técnicas de gestão de tempo

Conheça 5 técnicas de gestão de tempo

Conseguir fazer tudo o que se precisa em um determinado período é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. Quando se trata de estudar então, nem se fala! Por esse motivo, adotar técnicas de gestão de tempo passou a ser fundamental, independentemente de os estudos serem presenciais ou a distância.

Hoje, existem diversos métodos desenvolvidos e testados para garantir melhores resultados nos estudos, garantindo com eficiência a realização de tarefas no tempo previsto. Neste post, separamos 5 técnicas comprovadas para te ajudar a ter mais tempo a partir de agora. Vamos lá?

Matriz GUT

A Matriz GUT ajuda a classificar as tarefas e começar pelas que são fundamentais. Ela dá notas de 1 a 5 para cada um dos itens; quanto maior a nota, mais importante ele se torna. A gravidade dos itens considera o impacto da tarefa, enquanto a urgência corresponde ao tempo que você pode aguardar para que ela seja feita. Já a tendência é o que acontece se nada for feito.

Método GTD

Usado antes de iniciar as tarefas, O Método GTD funciona como uma espécie de classificação. Ele ocorre em 5 passos:

  1. Coletar: levante tudo o que precisa ser feito, registrando as informações no papel;
  2. Processar: verifique as informações coletadas e veja o que é prioridade, o que pode ser adiado e o que pode ser descartado;
  3. Organizar: organize as informações em um sistema de fácil acesso e de confiança;
  4. Revisar: revise as tarefas, verificando as prioridades e o andamento de cada uma;
  5. Executar: execute as ações listadas sem pensar na ordem de importância.

Método Pomodoro

Talvez um dos mais populares, o Método Pomodoro consiste em dividir o trabalho em bloquinhos de tempo de 25 minutos cada. Nesse período, a pessoa deve focar apenas em uma atividade.

Essa técnica de gestão de tempo deve ser realizada com a ajuda de um cronômetro. Terminado o período de 25 minutos, tem-se 5 minutos de descanso! Após 4 Pomodoros (25 minutos), é preciso dar um intervalo mais longo, que varia de 15 a 30 minutos. Dessa forma, você se dispersa menos e perde menos tempo com ouras atividades.

Post-it

A ideia do Post-it é que, assim como o papel, o dia também tem uma duração limitada. Se as suas tarefas não cabem em um post-it, elas provavelmente não caberão naquele dia.

Para usar essa técnica, pegue um post-it ou outro pedaço de papel de 7,6 cm x 7,6 cm e anote tudo o que precisa ser feito, listando em tópicos as principais tarefas. Se o espaço acabar, significa que as tarefas do dia também devem estar terminadas!

Listas

Uma das formas mais clássicas para se lembrar de todas as tarefas é fazendo listas, que devem ser organizadas de acordo com as prioridades de cada um. Tenha sempre à mão algo onde você possa fazer as anotações. Assim, nada será esquecido! Com essas técnicas de gestão de tempo em mente, basta um pouco de prática para a sua vida começar a render muito mais!

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