Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Curso de farmácia: 5 carreiras promissoras no mercado farmacêutico

Curso de farmácia: 5 carreiras promissoras no mercado farmacêutico

O mercado farmacêutico está em constante crescimento e há tendências para que isso se acentue ainda mais nos próximos anos. É por isso que o curso de farmácia segue entre os mais procurados nas faculdades e universidades.

Dentro desse contexto, elaboramos uma lista com as 5 áreas mais promissoras do mercado de farmácia. Desse modo, você poderá projetar a sua carreira e conquistar muito mais sucesso profissional. Ficou interessado? Então continue conosco e confira agora mesmo!

1. Atenção Farmacêutica

O profissional de Atenção Farmacêutica pode trabalhar tanto em farmácias como em laboratórios e hospitais. A principal atividade dessa área é obter um histórico farmacoterapêutico dos pacientes, analisando os problemas de saúde que eles têm e os medicamentos que já fazem uso.

É bastante comum, por exemplo, que uma pessoa que tem diabetes faça uso contínuo de medicação para controlar esse problema e, ao contrair alguma outra doença, precise tomar outro remédio, que corta o efeito do primeiro.

O profissional de Atenção Farmacêutica fará estudos para que essa combinação não resulte em perda de efeito ou danos à saúde do paciente. Assim, junto com o médico, escolherá a melhor opção de medicamentos para cada caso.

2. Análises clínicas

Quem opta por essa área da farmácia trabalha geralmente em laboratórios de análises clínicas, sendo responsável pela análise de materiais biológicos como sangue, urina e fezes.

Esse material produzido pelos pacientes é analisado clinicamente para que sejam identificadas a presença de agentes infecciosos, como vírus e bactérias ou a ingestão de determinado tipo de alimento, drogas ou produtos químicos nocivos à saúde.

A análise clínica é fundamental para a saúde da população, uma vez que, embasados nos resultados dos exames, os médicos poderão diagnosticar problemas e promover o tratamento adequado para os seus pacientes.

3. Vendas

Os farmacêuticos que têm um perfil mais comercial, também podem trabalhar com vendas nos mais diversos segmentos desse tipo de indústria. É possível trabalhar nos balcões das farmácias, orientando os vendedores sobre os medicamentos vendidos aos clientes ou até mesmo como gestor de vendas em grandes laboratórios.

No setor de vendas, o farmacêutico geralmente não tem o contato direto com os compradores, mas sim um papel de orientador no atendimento. É ele quem instrui os vendedores das farmácias ou representantes comerciais dos laboratórios sobre os componentes que cada fármaco tem, de modo que as informações sejam repassadas corretamente aos consumidores finais dos produtos.

4. Indústria

O farmacêutico também pode trabalhar nas indústrias de produção de medicamentos, fazendo pesquisas e garantindo o controle de qualidade dos produtos fabricados.

No que se refere às indústrias, o profissional dessa área desenvolve novos princípios ativos e novos tipos de drogas que podem ser utilizados no combate de doenças.

5. Análise ambiental

Um mercado crescente para os farmacêuticos é o de análise ambiental. Trata-se dos profissionais que fazem a coleta e análise do ar, da água e do solo de uma determinada região, verificando possíveis contaminações. Cabe a esse profissional, por exemplo, verificar se os resíduos despejados por uma fábrica no meio ambiente podem causar danos que caracterizem um crime ambiental.

Como você pode ver, são diversas as áreas de atuação no mercado farmacêutico. Com essas informações você já pode começar a analisar por quais delas você tem mais interesse em seguir carreira.

E então, gostou de saber mais sobre as possibilidades de carreira do curso de farmácia? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações relevantes no seu e-mail!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.