Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Dia do Farmacêutico: data reconhece importância de uma profissão essencial para a saúde

No dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico, uma data para dar mais visibilidade e reconhecer o trabalho que esses profissionais têm realizado em prol dos cuidados com a saúde dos brasileiros. A celebração, criada em 2007 pelo Conselho Federal de Farmácia, foi escolhida em homenagem à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu no dia 20 de janeiro de 1916.

Além de trabalhar na manipulação de medicamentos, os farmacêuticos orientam as pessoas sobre o uso correto dos remédios desde a época da Idade Média. A origem das atividades ligadas à farmácia se deu a partir do século 10, com o funcionamento das boticas ou apotecas. Naquele período, o boticário era o profissional responsável pela manipulação de medicamentos e cura de doenças. Para exercer a profissão, era necessário o cumprimento de uma série de requisitos, além de se ter um local e equipamentos adequados para a preparação e armazenamento dos remédios. No Brasil, a profissão surgiu no período colonial e, geralmente, o boticário manipulava e produzia o medicamento na frente do próprio paciente.

Com o passar dos anos, a importância da profissão foi sendo cada vez mais notada e reconhecida. Na França, por exemplo, com o grande surto de propagação da doença lepra, Luís XIV desenvolveu medidas de saúde, entre elas a ampliação de farmácias hospitalares. Anos depois, a profissão farmacêutica se separou da medicina. A partir disso, o estudo da profissão ganhou um impulso, com valorização dos estudos em farmácia, implicando nas teorias de uso de plantas e minerais para curar uma doença. Dessa forma, foi implementada a indústria farmacêutica, incentivando a criação de laboratórios farmacêuticos e desenvolvendo novos medicamentos e estudos em uma velocidade mais rápida. Como consequência, tivemos o surgimento de faculdades e cursos especializados na profissão.

No Brasil, a história do ensino farmacêutico iniciou com a Faculdade de Farmácia do Rio de Janeiro associada à Faculdade de Medicina e Cirurgia. Lá, o ensino foi caracterizado pela tentativa de unificar o modelo educacional, marcando uma mudança no quadro farmacêutico, sobre o qual tinha-se uma ideia de que era uma profissão ligada apenas a medicamentos. Em Minas Gerais, no ano de 1839, foi criada, pela Assembleia Legislativa Provincial de Minas Gerais, a Escola de Farmácia de Ouro Preto. Em 1897, em Porto Alegre, começou a funcionar a Escola Livre de Farmácia e Química Industrial.

Nos dias atuais, a profissão farmacêutica se mostra cada vez mais necessária e essencial para a sociedade. Segundo estimativa feita pelo Guia 2019 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o gasto global com medicamentos, em 2023, deve ultrapassar R$ 6,2 trilhões. No entanto, sua importância e contribuição vão além do quesito financeiro. O farmacêutico tem um papel social fundamental, participando ativamente da orientação sobre medicamentos e procedimentos de saúde, metodologia analítica, operação de novos métodos e processos produtivos e, como consequência, atuando na descoberta de novos remédios.

A Hipolabor reforça a importância e a valorização desses profissionais. Durante a pandemia, a empresa ampliou sua produção de medicamentos com o intuito de colaborar com o país. Dessa forma, nesta data tão especial, a empresa, que conta com cerca de 70 farmacêuticos nas unidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Sabará e São Paulo, parabeniza esses profissionais competentes e essenciais, que, em um momento tão difícil, mais uma vez estão na linha de frente para proteger a população.

Veja, no canal da Hipolabor no Youtube, uma homenagem que preparamos aos farmacêuticos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.