É possível vender mais na crise? Saiba aqui!
Se precisássemos definir este ano em uma palavra, certamente essa palavra seria crise. Desemprego, faturamento em baixa e menos investimentos fazem parte do cenário atual e não há quem trabalhe com vendas que já não tenha sentido os efeitos desses tempos de recessão.
Para não fechar o ano no vermelho e impulsionar as vendas, é necessário que o profissional de vendas repense suas estratégias e não tenha medo de sair do lugar.
Neste post, preparamos quatro dicas para mostrar a você que vender mais na crise é possível, mas vale lembrar que disciplina, planejamento e estratégia serão imprescindíveis neste processo.
1. Conheça muito bem o seu produto
Para ser um bom vendedor, é fundamental que você conheça e confie no seu produto, mas, para vender mais em tempos de crise, você precisa ser um especialista! Na crise, as pessoas tendem a avaliar dois quesitos básicos antes de fazerem um investimento:
- Eu realmente preciso deste produto?
- Este produto vale o seu preço?
Quando você conhece muito bem o que está vendendo, você passa credibilidade para o seu cliente e pode falar com mais propriedade e firmeza sobre o quanto ele é necessário e quanto vale a pena comprá-lo.
É essencial que você realmente acredite no que está dizendo, afinal, um cliente que se sente enganado é um cliente perdido, portanto, pesquise sobre sua mercadoria, aprenda sobre suas propriedades e mostre ao seu consumidor que ele está lidando com um expert no assunto. Isso faz toda a diferença!
2. Observe o mercado
Existem produtos que vendem muito, mesmo em tempos de crise. Muitas vezes, o que faz com que esses produtos tenham muita procura não é necessariamente sua utilidade, mas seu apelo comercial.
Atualmente, as pessoas têm se preocupado muito com a saúde e com o bem-estar e, neste aspecto, a indústria farmacêutica tem vantagem. Mostre ao seu cliente como é seguro e, principalmente, o que o diferencia de outros produtos.
Por isso, é importante saber o que está sendo vendido pelo seu concorrente e ficar de olho no mercado e nas preferências dos consumidores.
3. Faça um planejamento claro e objetivo
Você não vai conseguir medir seus resultados sem fazer um planejamento eficiente e colocar no papel todas as suas ações, investimentos, estratégias e lucros. Existem programas e aplicativos específicos para você planejar e controlar suas vendas, mas é possível fazer isso usando até mesmo uma planilha de Excel.
O importante é manter este controle e traçar metas, ainda que elas não sejam atingidas. Impor objetivos para suas vendas te ajuda a entender onde você está errando e onde está acertando, quais produtos são mais vendidos e em qual tipo de estratégia vale a pena investir para otimizar as vendas — por exemplo, aumentar o número de visitas, prêmios para clientes recorrentes e promoções.
4. Tenha foco no cliente
Você conhece os perfis de seus clientes? Consegue entender suas necessidades? Pode parecer óbvio, mas cativar o cliente é fundamental e é o ponto que a maioria dos vendedores erra.
Muitas vezes, o profissional de vendas está tão preocupado em vender o produto que não presta atenção no que realmente importa: satisfazer a necessidade do cliente. Para isso, é necessário ouvi-lo com atenção.
Neste sentido, a melhor estratégia é se colocar no lugar do cliente com sinceridade, ser gentil e exercitar a paciência. Essa postura, além de otimizar as vendas, fideliza seus clientes — e essa lealdade representa vendas certas.
Essas dicas simples podem te ajudar muito a vender mais em tempos de crise, portanto, mãos à obra! Coloque-as em prática e nos conte sua experiência. O espaço para comentários é todo seu.