Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Entenda como o engenheiro químico atua no ramo farmacêutico

Entenda como o engenheiro químico atua no ramo farmacêutico

A profissão de engenheiro químico está se destacando no mercado motivada por novas tendências tecnológicas e pelo amplo leque de especializações que esse profissional pode ter. No campo da Pesquisa e Desenvolvimento, sua atuação vai desde a aeronáutica até a indústria farmacêutica.

No Brasil, com o crescimento do setor industrial registrado nos últimos anos, verificou-se também um aumento no número de engenheiros recém-formados. A projeção é que continue a aumentar na próxima década o número de profissionais no mercado, uma vez que o maior empregador é a indústria, que está sempre em constante mudança e evolução.

Quer continuar a conhecer sobre o ramo de atuação do engenheiro químico? Confira agora mais informações interessantes dessa carreira tão fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Afinal, o que faz o engenheiro químico?

Afinal, o que faz o engenheiro químico?

 

O engenheiro químico trabalha diretamente com processos industriais, principalmente aqueles que são relacionados com as transformações físico-químicas. Esse profissional também tem um foco em aperfeiçoar processos e contribuir para técnicas mais seguras e eficientes, garantindo a qualidade dos produtos a serem originados.

Para realizar o estudo e planejamento de plantas químicas industriais, por exemplo, o engenheiro precisa ter um conhecimento apurado em matemática, física e biologia. Fazendo com que essas ciências convergentes o tornem habilitado e completo.

Para que os produtos que conhecemos cheguem ao mercado, respeitando a cadeia de produção e visando constante aprimoramento, o engenheiro químico atua como peça fundamental analisando todos os processos.

Campo de atuação

Campo de atuação

 

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

Essa é a etapa em que são realizados os testes para criação de um novo produto ou aperfeiçoar um já existente. Nesse campo de atuação o profissional trabalha direto com a indústria química.

Processo industrial

O engenheiro supervisiona, planeja e administra todas as etapas da cadeia produtiva. Considerando sempre a viabilidade técnica e a equipe envolvida.

Meio ambiente

O engenheiro químico é o responsável legal por definir normas e métodos menos nocivos ao meio ambiente, além de realizar auditorias em outros processos. Vale o destaque para o desenvolvimento, preocupação com a escolha de tecnologias limpas e atuação na reciclagem e no tratamento dos resíduos industriais.

Projetos

O profissional dessa área vai projetar fábricas, determinando todos os processos necessários para implementação das instalações. Além de ser responsável pelos procedimentos de segurança, bem como a logística de movimentação e armazenamento das matérias-primas e demais materiais.

Graduação em Engenharia Química

Graduação em Engenharia Química

 

A grade curricular do curso de engenharia química está diretamente ligada às áreas exatas, matemática e física, bem como com a biologia e as universidades, proporcionando o desenvolvimento de projetos atrelados à computação. O curso tem uma média de duração de 5 anos e é dividido entre aulas práticas e teóricas. 

É necessário o diploma de bacharel para que o profissional possa atuar como engenheiro químico, e para conquistar o diploma, é necessário o estágio supervisionado e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Entre as instituições mais bem avaliadas em 2019 no Brasil, estão a Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Engenheiro Químico X mercado farmacêutico

Engenheiro Químico X mercado farmacêutico

 

Um dos setores que mais empregam engenheiros químicos é o mercado farmacêutico. A indústria de medicamentos mundial é uma área que se destaca como uma das mais inovadoras, promovendo avanços tecnológicos que proporcionam uma maior qualidade para toda a população.

Muitas posições de trabalho que surgem nessa área são direcionadas a engenheiros químicos, que se envolvem em todas as etapas, da fabricação aos processos mais aprofundados na fabricação de medicamentos.

Algumas instituições públicas ou privadas costumam ter profissionais multidisciplinares no seu quadro de colaboradores, para melhor atingir seus resultados, garantir o domínio em todas as etapas do processo e segurança no desenvolvimento de novos produtos.

Vantagens do setor

Vantagens do setor

 

Como já comentamos, a indústria farmacêutica está em constante mudança e evolução. Esse, talvez, seja um dos maiores benefícios do setor. Afinal, o engenheiro poderá contribuir para inovação e desenvolvimento de novas patentes.

Os salários também costumam ser uma das vantagens que atraem profissionais para essa área. Além de serem carreiras que proporcionam estabilidade profissional, desde que a cultura organizacional e os engenheiros estejam alinhados.

É possível, ainda, seguir carreira como pesquisador da área. O engenheiro químico farmacêutico poderá atuar na resolução de problemas, escrevendo textos científicos para empresas privadas ou públicas. Uma oportunidade para desbravar o universo da farmacologia e pensar em novas soluções medicamentosas para o tratamento de doenças. 

Outra vantagem a destacar é a possibilidade do investimento na formação acadêmica seja com pós-graduações, cursos técnicos e até mesmo modalidades à distância (EAD). Essa é uma área que está em constante evolução, logo, é imprescindível que os esforços sejam direcionados para as capacitações técnicas e atualizações. 

Como ser um Engenheiro Químico de Sucesso? 

Como ser um Engenheiro Químico de Sucesso? 

 

A concorrência por posições de trabalho é cada vez mais acirrada, pois o mercado está com um número elevado de profissionais formados. Nesse sentido, para obter sucesso na carreira, o engenheiro pode trabalhar alguns elementos para se destacar entre os demais.

Por exemplo, criar bons hábitos como o conhecimento da área de atuação, investimento constante em aperfeiçoamento, treinar a inteligência emocional, flexibilidade cognitiva e habilidade de tomada rápida de decisões.

A vontade de resolver problemas também é uma característica primordial de um engenheiro químico. Atrelada à curiosidade, o profissional precisa desenvolver a habilidade de analisar resultados e propor novos experimentos.

Por último, a consciência ambiental. É impossível trabalhar com substâncias sem entender o seu real impacto no meio ambiente. O engenheiro químico que atua no ramo farmacêutico precisa estudar todos os processos envolvidos em determinado projeto e definir as melhores normas de descarte ou métodos de reutilização.

Ao desenvolver essas habilidades, o profissional terá mais chances de se adaptar às constantes mudanças do mercado e se manter com autoridade por muitos anos.

Sem dúvidas, é possível afirmar que a engenheira química se mostra promissora dentro da indústria farmacêutica. Esses avanços representam não só a criação de empregos, mas a promoção do desenvolvimento científico e possibilidade de olhar com outros olhos a maneira de cuidar da saúde.

Achou interessante o nosso texto sobre a atuação do engenheiro químico no ramo farmacêutico? Leia também o nosso artigo sobre farmacêutico homeopata.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.