Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Saiba como funciona o trabalho do farmacêutico homeopata

Saiba como funciona o trabalho do farmacêutico homeopata

A homeopatia é uma medicina alternativa que foi criada por Samuel Hahnemann, em 1796. Os medicamentos utilizados dentro dessa medicina são criados a partir de substâncias extraídas da natureza, podendo ter origem mineral, vegetal ou animal.

A busca por medicamentos que causassem menos efeitos colaterais ao organismo, como acontece na medicina alopática — também conhecida como medicina “tradicional” —, fez com que a homeopatia passasse a ser cada vez mais requisitada.

Isso significa que a demanda por profissionais nessa área aumentou muito, sendo requisitados não apenas médicos, mas também farmacêuticos homeopatas.

Se você quer conhecer melhor o trabalho desse profissional, suas atividades, desafios, vantagens e desvantagens, é só acompanhar este post!

O que é um farmacêutico homeopata?

O que é um farmacêutico homeopata?

 

O farmacêutico homeopata é o profissional capaz de produzir medicamentos da medicina homeopática, que podem ser receitados por médicos, dentistas ou veterinários.

Seu papel dentro do tratamento de um organismo é de extrema importância, já que os medicamentos homeopáticos só fazem efeito quando são administrados da maneira correta, priorizando a individualidade de cada paciente.

Além da manipulação, esse profissional também está apto a orientar o paciente quanto ao uso, armazenamento, conservação e todas as questões que envolvem a administração do medicamento, colaborando para um tratamento ainda mais eficaz e, principalmente, seguro.

Onde esse profissional pode trabalhar?

Onde esse profissional pode trabalhar?

 

O farmacêutico homeopata desempenha suas funções dentro das farmácias de manipulação, mas ele também pode realizar outras atividades, como:

  • fazer o controle de qualidade da matéria-prima utilizada na medicação;
  • qualificar os fornecedores e fabricantes escolhidos pela empresa;
  • cuidar da aquisição e do armazenamento dos materiais;
  • orientar o paciente em relação à interação com medicamentos e alimentos;
  • acompanhar a fiscalização sanitária nas visitas;
  • organizar toda a recepção farmacêutica.

Além das farmácias, esse profissional também pode exercer suas funções em indústrias farmacêuticas, implementando boas práticas de fabricação, realizando pesquisas de novos insumos, validando as várias etapas do processo de produção, entre muitas outras atividades.

Com a certificação certa, o farmacêutico homeopata também pode trabalhar em instituições de ensino, gerenciando e lecionando cursos da área.

O que é preciso para ser um farmacêutico homeopata?

O que é preciso para ser um farmacêutico homeopata?

 

Para se tornar um profissional qualificado, é imprescindível se aprofundar em farmacotécnica homeopática, prescrição farmacêutica e controle de qualidade, além de biossegurança e legislação sanitária.

Para isso, é necessário cursar a graduação em Farmácia, que tem uma duração média de 5 anos, e procurar pela especialização em homeopatia. Essa especialização pode ser feita dentro do próprio curso superior, desde que o conteúdo alcance 60 horas de duração.

Além disso, é preciso cumprir estágio obrigatório de 120 horas nas farmácias da instituição, em farmácias conveniadas ou em laboratórios de medicamentos homeopáticos.

Também é possível buscar a especialização em homeopatia fora da graduação, em cursos de aprimoramento profissional, desde que sejam reconhecidos pelo Conselho Federal de Farmácia.

Outros cursos complementares podem ser tão importantes para a profissão quanto a formação de base. Dominar o inglês, por exemplo, é essencial para acessar a literatura publicada em outros países.

Como solicitar a habilitação em homeopatia?

Como solicitar a habilitação em homeopatia?

 

Para ter a habilitação em homeopatia, é preciso fazer uma solicitação no Conselho Regional de Farmácia. Ainda, é necessário apresentar um comprovante de estágio, que pode ser emitido pelo responsável técnico da farmácia ou pela instituição de ensino na qual o curso foi realizado.

Também são exigidos outros itens, como histórico escolar e cópia de documentos pessoais. Por isso, é preciso verificar as condições no Conselho da região em que a habilitação será emitida.

O que a legislação diz sobre o trabalho desse profissional?

O que a legislação diz sobre o trabalho desse profissional?

 

O Conselho Federal de Farmácia é o órgão que representa, regula e fiscaliza os profissionais farmacêuticos, incluindo os especialistas em homeopatia. A Resolução nº 635 de 14/12/2016 é que define quais são as atribuições e também os deveres desse cargo.

Outro documento emitido pelo CFF é a Resolução nº 440 de 22/09/2005, que explica quais são os requisitos necessários a fim de ter autorização para desempenhar a função de farmacêutico homeopata.

A legislação que regula e determina as funções do farmacêutico homeopata é de extrema importância para que o trabalho desse profissional seja reconhecido, já que aumentou também o número de farmacêuticos sem especialização exercendo essa função.

É essencial cumprir com todos os requisitos listados em cada uma das resoluções, pois a eficácia do tratamento e a saúde do paciente dependem totalmente da qualificação do profissional que está por trás do medicamento.

Quais são as vantagens e as desvantagens da profissão?

Quais são as vantagens e as desvantagens da profissão?

 

Como dissemos no início do post, hoje em dia, as pessoas estão em busca de tratamentos mais humanizados, que não sejam tão agressivos e que levem em consideração não só a doença ou os sintomas em si, mas também as outras questões que causam o problema.

Com o avanço da tecnologia e os constantes investimentos em produtos cada vez mais naturais, o farmacêutico homeopata encontra um terreno fértil em que pode atuar não só em farmácias, mas também em indústrias e instituições de ensino. Inclusive, ele pode até mesmo prestar serviços de consultoria especializada.

O salário é outro ponto positivo para os profissionais que escolhem seguir nessa área, variando de R$3.000,00 a R$8.000,00, dependendo do tipo da empresa contratante, da qualificação do profissional e também do seu tempo de atuação no mercado.

A necessidade de se especializar e de sempre buscar novos conhecimentos pode ser vista como uma desvantagem, mas é o que garante os melhores cargos para os profissionais da área. Os maiores desafios podem aparecer no início da carreira, já que esse profissional precisa dominar diversas informações sobre os problemas de saúde e as propriedades de cada fórmula.

Como você pôde conferir neste post, o trabalho de um farmacêutico homeopata é cercado de diversas oportunidades, mas também da necessidade de especialização e de dedicação constante. Portanto, se você se identifica com a medicina natural, com o atendimento humanizado e gosta de explorar novidades sobre o assunto, essa carreira tem tudo para fazer parte da sua vida.

Falando em carreira, uma boa dica nunca é demais, não é mesmo? Então, que tal aprender agora mesmo 5 maneiras de se destacar na carreira farmacêutica?

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.