Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: 5 cuidados para quem está tentando engravidar

Hipolabor alerta: 5 cuidados para quem está tentando engravidar

O sonho de ter filhos é muito comum para a grande maioria das pessoas e a gravidez é uma fase incrível na vida de uma mulher. No entanto, para que tudo saia da melhor forma e a gestação seja tranquila até o momento do parto, é preciso agir com precaução.

Existem algumas atitudes que, quando tomadas, fazem esse processo ser mais tranquilo e harmonioso. Quer descobrir quais são elas? Então confira o conteúdo a seguir e veja os 5 maiores cuidados a serem tomados por quem está tentando engravidar:

O que fazer quando se está tentando engravidar

1. Consultar-se com bons profissionais

O primeiro passo para quem está tentando engravidar é se consultar com bons profissionais. O ginecologista e o obstetra poderão dar orientações importantes, que vão garantir uma gestação sadia e sem sustos.

Eles também deverão pedir uma bateria de exames para garantir que a futura mamãe esteja com uma saúde perfeita e o organismo apto a gerar e nutrir o bebê. Entre os principais estão o hemograma; tipagem sanguínea e fator RH; urina; fezes; DSTs; coagulograma e o de glicemia, este último para avaliar o risco do desenvolvimento de diabetes.

2. Ficar longe de álcool e cigarro

Se a mulher for fumante, precisa parar completamente com esse hábito ao tentar engravidar. O tabagismo é relacionado com uma série de problemas no desenvolvimento fetal e aumenta as chances de ocorrência de um parto prematuro.

O álcool também é uma péssima ideia. Embora uma taça de vinho possivelmente não cause mal algum, quantidades superiores de bebida podem aumentar o risco de aborto e da síndrome alcoólica fetal, que é uma má formação cerebral do bebê. Na dúvida, a mulher precisa se informar com o seu médico.

3. Suplementação com ácido fólico

Praticamente todo mundo que está tentando engravidar sabe que a suplementação com ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é essencial antes mesmo do momento da concepção. Esse nutriente está relacionado com o sistema nervoso e, quando a futura mamãe complementa sua alimentação com ele, evita uma série de problemas para o feto, especialmente no sistema nervoso.

A ingestão normalmente é feita por meio de comprimidos e as doses variam de acordo com o histórico familiar da mulher. Em geral, se inicia com 400 microgramas desde quando se começa a planejar a gestação até o terceiro mês de gravidez. Mulheres com mais de 35 anos ou relato de problemas neurológicos na família podem ter essa quantidade aumentada em até 10 vezes.

4. Visitar o dentista

Pouca gente pensa nisso, mas a visita ao dentista é essencial para quem está tentando engravidar. Gestantes experimentam complexas alterações hormonais durante a gravidez, e até após o parto, e isso pode causar uma série de problemas dentários e gengivais.

Uma consulta com o especialista, portanto, ajuda a evitar desconfortos mais sérios, especialmente nos 9 meses da gravidez.

5. Atualizar as vacinas

Os bebês precisam tomar diversas vacinas nos seus primeiros meses de vida, mas as futuras mamães também precisam ter seu quadro vacinal em dia. O imunizante contra a rubéola, por exemplo, é primordial para que a mulher não desenvolva a doença durante a gravidez, pois ela é relacionada com diversas sequelas fetais.

Outras imunizações importantes durante esse período são as contra a catapora, a hepatite B e o tétano.

Esses são os principais cuidados para quem está tentando engravidar! Gostou do conteúdo? Então curta a página da Hipolabor Farmacêutica no Facebook e confira outros artigos e novidades!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.