Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: 9 alimentos que escurecem os dentes

Hipolabor alerta: 9 alimentos que escurecem os dentes

Não há nada mais belo do que um sorriso alegre e bem cuidado. Porém, alguns alimentos que escurecem os dentes podem prejudicar tanto a saúde bucal como ferir a autoestima de muita gente.

Embora existam tratamentos para o problema, como clareamentos dentários e produtos embranquecedores, reduzir o consumo de alimentos que escurecem os dentes é o primeiro passo para evitar este e outros tipos de problemas bucais.

Por isso, listamos neste post 9 alimentos que escurecem os dentes para explicar como eles agem na sua boca. Confira!

1. Café

Muitos dizem que o dia começa somente depois da primeira xícara de café, mas tome cuidado! O excesso da bebida diariamente danifica e ajuda a escurecer os dentes por conta de sua acidez.

Os polifenóis ácidos existentes no café provocam manchas amareladas e a descoloração do esmalte do dente, comprometendo seu sorriso e causando outros desconfortos, como gastrite, por exemplo.

2. Vinho

O vinho, sobretudo o tinto, também contém polifenóis ácidos em sua composição, que corroem os tecidos da boca, gengivas e dos dentes, e diminuem a produção de saliva, tornando propícios os ataques dos ácidos prejudiciais ao sorriso.

Para também evitar a ação de pigmentos e corantes presentes nos vinhos tintos, prefira os vinhos brancos, menos agressivos, de preferência acompanhados de alimentos duros, como nozes ou amêndoas, que colaboram com a produção de saliva e o equilíbrio do pH bucal.

3. Refrigerantes

Os refrigerantes de cola e outras bebidas com gás também são extremamente ácidas para sua saúde bucal, por conta dos açúcares e dos ácidos fosfórico e críticos, e também dos corantes e pigmentos, que causam o enfraquecimento do esmalte dos dentes, deixando o ambiente muito mais propício para o surgimento de manchas.

4. Doces

Bebidas e alimentos ricos em açúcar, como bolos, sorvetes, balas, chicletes e biscoitos, tornam a boca o ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias, que transformam esses resíduos em ácidos que destroem o esmalte dos dentes e provocam seu escurecimento, além de colaborar com o surgimento de cáries.

5. Frutas escuras

Frutas de tons escuros, como amoras, ameixas, mirtilo, cereja, açaí e framboesa, por conta da pigmentação, são terríveis para os dentes, apesar de serem benéficas ao organismo por conta da grande presença de antioxidantes em sua composição. Elas podem ser consumidas, mas em pequenas quantidades, desde que seja realizada a higiene bucal logo em seguida.

6. Molho de tomate

O molho de tomate segue a mesma linha das frutas escuras. Assim como o molho de soja e o madeira, sua coloração intensa pode manchar e escurecer bastante seus dentes. Mas fique tranquilo: a macarronada de domingo pode continuar, mas escove os dentes quando terminar.

7. Beterraba

As beterrabas, assim como o vinho e as uvas, são profundamente pigmentadas, o que aumenta bastante as chances de escurecer os dentes se forem consumidas com frequência e suas placas não forem imediatamente removidas com a escovação.

8. Vinagre balsâmico

Além de naturalmente escuro, o vinagre balsâmico é extremamente pegajoso e gruda com facilidades nos dentes, facilitando o surgimento de manchas escuras.

9. Frutas secas

Nas festas de fim de ano, frutas secas e cristalizadas são ingredientes que não podem faltar. Mas tome cuidado, pois elas são ricas em açúcar, que podem se tornar ácidos dentro da boca, prejudicando seus dentes.

Além desses, existem muitos outros alimentos que podem escurecer os dentes, como chás, sucos de frutas ácidas, milho, morangos e folhas escuras, por exemplo.

Contudo, o objetivo deste post não é restringir o consumo de qualquer um destes alimentos, mas somente alertar quanto aos danos que eles podem causar aos seus dentes se consumidos com muita frequência ou em excesso, prejudicando seu bem-estar e sua qualidade de vida.

E você, preparado para evitar os alimentos que podem escurecer os dentes? Restou alguma dúvida sobre o tema ou conhece algum outro alimento que não citamos? Conte pra gente nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.