Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: conheça 5 doenças causadas pela falta de vitamina D

Hipolabor alerta: conheça 5 doenças causadas pela falta de vitamina D

A vitamina D, conhecida como a vitamina do sol, é muito importante para o nosso corpo. Ela não é produzida pelo nosso organismo, então, para que seja sintetizada, é preciso ingerir alimentos à base de cálcio e se expor por alguns minutos à luz solar solar.

A falta desses elementos combinados gera a carência deste nutriente, o que pode levar a várias complicações.

Acompanhe o nosso post e descubra as doenças causadas pela falta de vitamina D — e seus respectivos sintomas!

Como prevenir a carência de vitamina D?

Assim como já lhe contamos, é no sol que a nossa pele inicia as reações bioquímicas necessárias para a produção desta vitamina.

O uso de filtros solares pode impedir que essas reações ocorram, portanto, o ideal é “tomar este banho” por quinze minutos,  antes das 10h e após as 16h, Não se esqueça de incluir leite, ovos e peixes de água fria na sua alimentação.

Essas atitudes fazem com que os seus níveis de vitamina D estejam sempre suficientes para a manutenção de diversas funções de seu corpo!

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina D?

1. Diabetes

A deficiência da vitamina provoca a intolerância à glicose, altera a secreção de insulina e, com isso, faz surgir a Diabetes tipo 2.

Nos pacientes que já são portadores da doença, esta carência pode atrapalhar no controle glicêmico e propiciar o desenvolvimento de outros distúrbios metabólicos.

2. Gripes e resfriados

É provável que sua avó já tenha lhe falado que, contra gripes e resfriados, vitamina C e repouso são a saída.

Alguns estudos, no entanto, evidenciam que pacientes com baixos níveis de vitamina D no sangue costumam apresentar quadros frequentes de doenças respiratórias. Essa relação se deve ao aumento de casos de gripes no inverno — quando há uma menor exposição ao sol.

3. Asma

Grávidas com insuficiência de vitamina D têm maior risco de terem filhos asmáticos. A doença está associada ao desenvolvimento do pulmão ainda na fase uterina e, por isso, é comum a indicação da vitamina na gestação como proteção.

Essa indicação também melhora as crises em adultos e fumantes, por exemplo.

4. Fraturas

Níveis adequados de vitamina D fazem com que o organismo absorva melhor o cálcio. Com isso, os ossos e músculos tornam-se muito mais fortes e saudáveis.

A deficiência dessa vitamina, no entanto, pode provocar o raquitismo em crianças e a osteomalácia em adultos — e, se não tratados, há o risco do paciente chegar à terceira idade mais vulnerável à osteoporose.

5. Depressão

A falta de vitamina D é um determinante para o desenvolvimento da depressão, já que o hormônio ajuda na síntese de serotonina e auxilia na melhoria do humor.

No inverno há um sensível aumento da doença, já que é nesse período que as pessoas ficam menos expostas ao sol.

E quais são os sintomas destes baixos níveis?

De forma geral, a falta da vitamina D pode levar à alguns sintomas comuns, que não necessariamente estão relacionados com as doenças que citamos. Confira alguns deles a seguir:

  • dores nas costas e pernas ou fraqueza muscular;
  • desânimo;
  • gripes e infecções pulmonares constantes;
  • alterações no sono e no humor — irritabilidade.

Preste atenção aos sinais: se houver a necessidade de tomar suplementos, procure o seu médico e peça-o para prescrever uma dosagem de acordo com a sua idade e necessidade.

Agora que você já conhece e sabe como se prevenir das doenças causadas pela falta de vitamina D, compartilhe o nosso post em suas redes sociais e deixe seus amigos informados!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.