Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: conheça as 5 doenças comuns em bebês

Hipolabor alerta: conheça as 5 doenças comuns em bebês

As doenças são realmente democráticas: elas atacam crianças, adultos e idosos sem aviso prévio. Cada faixa etária possui sua especificidade de causas e proliferação da doenças. No caso de doenças comuns em bebês, os pequenos sofrem muito por conta da sua baixa imunidade e despreparo para comunicar o que sentem.

Mas fique tranquilo! Identificando o comportamento de algumas doenças, fica mais fácil diagnosticar o problema e buscar ajuda médica a tempo. Para te ajudar nessa missão, mostraremos aqui as causas, sintomas e tratamentos de 5 doenças comuns em bebês:

1. Catapora

As bolinhas vermelhas na pele são a característica mais visível da catapora, uma doença causada por vírus e extremamente contagiosa. Além das marcas na pele, a catapora pode causar bolhas com líquido, muita coceira, quadros de febre e perda de apetite.

Para tratar a catapora, recomenda-se a aplicação de pomadas na pele do bebê, que alivia a coceira e ajuda a cicatrizar as feridas. A catapora pode ser prevenida por meio da vacina Tetravalente Viral.

2. Sarampo

Tão contagioso quanto a catapora, o sarampo é uma doença viral que geralmente acomete os bebês após um ano de idade.

Os sintomas são vermelhidão no corpo, febre alta, coceira e lacrimejamento nos olhos, manchas brancas ou azuladas na região bucal e manchas vermelhas intensas na pele. Também é normal que o bebê fique irritado e perca o apetite.

O tratamento do sarampo consiste na administração de remédios analgésicos e antitérmicos. Assim como a catapora, o sarampo pode ser evitado com vacinação da Tetravalente.

3. Caxumba

O aumento de volume das glândulas salivares na região do pescoço é o sinal mais comum da caxumba. Essa doença de origem viral pode ser passada ao bebê por meio de espirro, tosse ou respingo de saliva.

A caxumba também pode causar febre, dor de cabeça e um mal-estar generalizado. O tratamento é por meio de remédios para a dor e inflamação. Além disso, é recomendável que se aplique no bebê compressas mornas sobre o inchaço.

4. Gripe

Nariz entupido, espirros, tosse e febre: os sintomas da gripe são os mesmos tanto em adultos quanto em bebês. A diferença é que a criança contrai a doença com mais facilidade, pois seu sistema imunológico ainda não é tão eficiente.

A gripe geralmente pode ocorrer a partir do primeiro ano do bebê. Para tratar a doença, é indicado o uso de antitérmico no caso de febre. Também é possível se valer de inalações e hidratação, mais frequente por meio da amamentação.

5. Infecção de ouvido

A otite, como também é conhecida, é uma inflamação causada pela entrada excessiva de água no ouvido ou pela multiplicação de vírus, bactérias ou fungos na região. Neste último caso, o problema geralmente é ocasionado por conta de secreções de um quadro de gripe recente.

Por conta disso, os sintomas da otite vão além da dor no ouvido, causando também coriza e febre. O tratamento consiste em aplicação de antibióticos ou corticoides em gotas no ouvido do bebê e até mesmo antitérmicos em caso de febre.

Listamos essas doenças comuns em bebês para ajudar você a reconhecer os sintomas, mas lembre-se: em caso de qualquer suspeita, consulte um pediatra imediatamente.

Gostou dessas informações e quer se manter atualizado com outras dicas importantes sobre saúde? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.