Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: cuidado com as principais doenças cardíacas!

Hipolabor alerta: cuidado com as principais doenças cardíacas!

Quando descobrimos uma doença cardíaca, começar o tratamento imediatamente é o melhor a se fazer para garantir uma qualidade de vida melhor, e um resultado mais positivo quanto ao tratamento. Algumas doenças tendem a regredir se iniciado o tratamento precocemente. Pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas devem ter maior atenção, e realizar check-up com maior frequência. Entretanto, algumas pessoas desconhecem as doenças cardíacas mais comuns. Continue lendo o nosso post e descubra essas doenças e os sintomas!

Quais são as principais doenças cardíacas?

Angina

Angina se caracteriza por uma forte dor torácica que ocorre quando há diminuição de irrigação sanguínea no coração. Ela é, na verdade, um sintoma de doença coronária, que é a mais comum das doenças cardíacas. A Angina ocorre quando há um acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, deixando-as mais estreitas e duras, dificultando o fluxo sanguíneo e reduzindo o fornecimento de oxigênio para o coração. Existem três tipos de Angina:

Angina estável

É a mais comum e ocorre quando o coração é submetido a uma atividade maior, a dor dura de 3 a 15 minutos. É preciso atenção, pois é sinal de possível ataque cardíaco no futuro.

Angina instável

Pode ocorrer a qualquer momento, e é comum acontecer anteriormente a um ataque cardíaco. Esse tipo de Angina não melhora com o repouso ou uso de medicamentos.

Angina variante

Esse tipo de angina se apresenta como uma forte dor durante a noite ou nas primeiras horas do dia quando a pessoa está em repouso ainda.

Arritmia cardíaca

Um coração saudável em condições normais bate entre 60 a 100 vezes por minuto. A Arritmia acontece quando sentimos os batimentos cardíacos mais acelerados que o normal mesmo em situação de repouso. Ou também quando há a sensação de interrupção dos batimentos cardíacos.

Diagnóstico

Alguns costumes podem gerar Arritmia:

  • Consumo exagerado de cafeína;
  • Uso de cocaína;
  • Uso de nicotina;
  • Medicamentos para tratamento de doenças como asma, problemas de tireoide, pressão arterial alta e outras doenças cardíacas.

O diagnóstico é feito através de consulta médica e exames, os mais comuns solicitados são: eletrocardiograma, monitoramento cardíaco ambulatorial, estudo eletrofisiológico, eco cardiograma e angiografia das coronárias.

Hipertensão

Conhecida também como pressão alta, essa é uma das cardiopatias mais comuns. Ocorre quando nossas artérias por algum motivo perdem a capacidade de contrair e dilatar. Quando o coração contrai ele bombeia o sangue através das artérias para todo o corpo, essa é chamada pressão sistólica e para ser considerada normal tem que ficar entre 120 a 130 mmHg (milímetro de mercúrio), acima disso já é considerado hipertensão.

Quando o coração está em repouso, entre uma batida e outra, a pressão exercida pelo sangue nas artérias é denominada pressão arterial diastólica e para ser considerada normal precisa ser inferior a 80 — acima disto já podemos considerar como hipertensa.

Os sintomas costumam aparecer apenas quando a pressão já está muito alta, é quando a pessoa começa a sentir fortes dores de cabeça, tonturas, zumbido nos ouvidos, visão embaçada e sangramento nasal.

Insuficiência cardíaca

Conhecida também como Insuficiência Cardíaca Congestiva, essa doença ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo não suprindo assim suas necessidades. A insuficiência cardíaca é dividida em dois tipos principais:

  • Sistólica: quando o músculo do coração já não consegue bombear o sangue para fora do coração corretamente;
  • Diastólica: quando o músculo do coração enrijece e não consegue mais encher o coração de sangue corretamente.

Nos dois casos a distribuição sanguínea e de oxigênio ficam comprometidas.

Os sintomas mais comuns são: inchaço nos pés e tornozelos falta de ar ao realizar atividades físicas, ganho de peso, pulso irregular, diminuição da concentração, náuseas e vômitos, fraqueza, fadiga e desmaios.

O que fazer quando descobrir uma doença cardíaca?

Caso você apresente algum sintoma dessas doenças citadas acima, procure um médico imediatamente. Jamais faça uso de qualquer medicamento sem indicação e acompanhamento médico. Ao utilizar qualquer medicamento sem indicação, você pode mascarar algum sintoma importante dificultando um diagnóstico precoce.

Nosso coração é um músculo e, como qualquer músculo, ele precisa ser exercitado. Uma vida sedentária e com alimentação desregrada é o principal fator que desencadeia doenças cardíacas. Melhor do que tratar as doenças cardíacas é poder preveni-las, mantendo uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regularmente.

E você, o que faz para manter a saúde do seu coração? Conte para nós através dos comentários!

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.