Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: saiba como se proteger das DSTs

Hipolabor alerta: saiba como se proteger das DSTs

Você provavelmente já ouviu falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs. Elas são transmitidas de várias maneiras, mas a mais comum delas ainda é a relação sexual sem o uso de preservativos. Os sintomas variam muito de doença para doença, assim como o agente causador e a gravidade de cada uma delas. Se você quer conhecer as principais DSTs e os métodos de prevenção, continue conosco!

Aids

A Aids é uma das DSTs mais famosas em todo o mundo, principalmente depois de um surto de contágio que acometeu a população da década de 80. Conhecida como uma síndrome da imunodeficiência adquirida, o vírus HIV ataca os linfócitos e, por isso, aumenta a chance do paciente em contrair outras doenças. Afinal, os linfócitos são células do seu sistema imunológico.

Os sintomas são muito variados e muitas pessoas demoram anos para manifestar algum sinal. O diagnóstico acontece através de exames de sangue, que comprovam a doença. Ainda não existe cura definitiva. O mercado oferece apenas um tratamento com medicamentos que tentam impedir a replicação do vírus. Portanto, a melhor maneira de se preservar é usar camisinha!

HPV

O vírus do papiloma humano, popularmente conhecido como HPV, é famoso por causar lesões e verrugas na vulva, vagina, pênis, anus ou até mesmo no colo do útero do infectado. No último caso, pode até levar ao desenvolvimento de câncer, que pode ser diagnosticado pelo exame papanicolau ou exames físicos. O tratamento pode ser feito através da remoção cirúrgica das lesões, medicamentos para fortalecer o sistema imunológico ou cauterização das lesões.

A melhor prevenção é o tradicional sexo com preservativo. Também existem vacinas disponíveis no mercado, muito indicada para o início da vida sexual.

Gonorreia

Causada por uma bactéria, essa DST faz com que a pessoa contaminada tenha ardor e desconforto quando vai urinar, além de um cheiro muito forte e desagradável na uretra ou vagina. O diagnóstico é feito por exames físicos e laboratoriais. A boa notícia é que essa DST pode ser curada quando é tratada corretamente, através de antibióticos orais e injetáveis. Mas, quando não recebe atenção, pode causar infertilidade. Para se preservar, não abra mão do sexo seguro.

Sífilis

Mais uma DST causada por uma bactéria, a sífilis aparece como uma lesão genital. Essa lesão normalmente acontece no topo do pênis ou nos lábios vaginais, conhecido como cancro duro, e não tem nenhum tipo de secreção. Depois disso, a bactéria continua se reproduzindo e começa a atingir outros órgãos. Se não tratada, a sífilis pode continuar se desenvolvendo e atingir o sistema nervoso, provocando problemas neurológicos.

O diagnóstico acontece por exames físicos e exames laboratoriais com as amostras do cancro e o tratamento acontece com penicilina. Nesse caso, a prevenção é o sexo com camisinha e o pré-natal periódico no caso das grávidas.

Candidíase

Mais comum que muitas pessoas pensam, a candidíase (ou flores brancas) é causada por uma micose ou fungo. Ele é o responsável por produzir aquele corrimento branco muito parecido com o leite coalhado e ainda causar aquela coceira nada confortável. A doença afeta de 20 a 30% das mulheres. A prevenção envolve fazer sexo com camisinha e se esforçar para evitar roupas sintéticas e justas.

Fique ligado!

As doenças transmitidas por contato com o sangue também podem infectar durante a gravidez ou parto, com o compartilhamento de seringas ou transfusão de sangue infectado. E o que você pode fazer para se proteger de todas as DSTs? Conheça:

Uso de preservativos

Eles oferecem a barreira física durante a relação sexual e ainda é o melhor método para prevenir o contágio. Sexo seguro sempre!

Contato com o médico

Consultas regulares com o urologista ou ginecologista são ótimas para a prevenção e o diagnóstico precoce. Se você tiver contraído alguma DST, pode começar o tratamento o mais rápido possível.

Exames de sangue

Os exames de sangue também podem ajudar bastante, já que eles sinalizam sempre que algo está irregular no seu organismo.

Bem, caso você já tenha contraído alguma dessas doenças, nós já levantamos o processo para conseguir alguma medicação pelo SUS, lembra?

E você, tem alguma dúvida sobre DSTs? Não se esqueça de aproveitar o espaço para comentários abaixo. Nos encontramos em breve!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.