Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta sobre os riscos do uso inadequado de antibióticos

Você costuma tomar os antibióticos que sobraram de um tratamento anterior, mesmo sem consultar o médico?

Se você é daquelas pessoas que acham que seria mais fácil comprar antibiótico sem receita, provavelmente está incluído entre os 76% dos brasileiros que têm o hábito da automedicação, segundo dados de pesquisa divulgada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ).

Engana-se quem pensa que o controle sobre o uso desse tipo medicamento, por meio da exigência da receita médica no ato da compra, é desnecessário. Sem orientação profissional e na dosagem errada, o antibiótico que deveria curar uma infecção pode fortalecer as bactérias no corpo, em vez de eliminá-las, e causar sérias complicações no futuro.

Neste post, explicaremos por que esse tipo de medicamento só deve ser usado com prescrição médica. Acompanhe!

 

O que são e como devem ser utilizados os antibióticos?

Os antibióticos são medicamentos capazes de matar ou inibir o crescimento de bactérias. Existem diversos tipos de antibióticos, que são indicados de acordo com a infecção e a área afetada, uma vez que existe uma grande variedade desses seres na natureza.

No entanto, eles só funcionam, especificamente, contra as bactérias, não podendo ser usados contra outros micro-organismos, como os vírus ou os fungos. Isso faz com que seja ineficaz para o tratamento de uma gripe, por exemplo, já que essa é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza.

A ação do antibiótico vai depender da dosagem e do período de uso. Isso pode variar de acordo com a infecção, a área afetada e a gravidade. Somente um médico pode avaliar a necessidade de tomar o medicamento e por quanto tempo.

 

Quais são os riscos da utilização incorreta de antibióticos?

É importante ter cuidado com o uso desses medicamentos, pois eles agem de maneira seletiva, agredindo o agente causador da doença, sem prejudicar as outras células do nosso organismo. No entanto, precisam ser utilizados de maneira consciente.

Os antibióticos perdem a sua eficácia de acordo com o uso. Se você tomar esse medicamento com frequência, as bactérias do seu organismo podem desenvolver um tipo de mutação, tornando-se resistentes à substância presente nesse medicamento.

Se você utiliza um antibiótico por conta própria, em dosagens diferentes da prescrição, ou interrompe o tratamento sem recomendação médica, está se colocando em risco. Isso porque a infecção pode se agravar e ocasionar o processo de seleção de bactérias resistentes, tornando o uso do antibiótico ineficaz no caso de uma nova infecção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso inadequado de antibióticos vem dificultando o tratamento de doenças, como pneumonia, tuberculose e gonorreia, e tornando-as quase impossíveis de tratar. A OMS estima que, pelo menos, 700 mil pessoas morrem por ano devido a doenças resistentes a antibióticos e alerta que, até 2050, esse número de mortes pode chegar a 10 milhões, a cada ano, se mantido o cenário atual.

Os dados são alarmantes. Relatório publicado, em 2018, pela organização indica que alguns países provavelmente estão usando antibióticos, enquanto outros podem não ter acesso suficiente a esses medicamentos. O Brasil registra a maior taxa de consumo de antibióticos entre os países americanos, com 22,75 doses diárias definidas por cada mil habitantes. Seguido pela Bolívia, com 19,57; Paraguai, com 19,98; e Canadá, com 17,05.

 

Confira os principais erros no uso de antibióticos:

  • Aceitar recomendação de qualquer pessoa que não seja médica;
  • Tomar antibióticos quando está com a garganta inflamada ou gripado, sem passar por avaliação profissional. A gripe e os resfriados comuns são causados por diferentes tipos de vírus; portanto, não devem ser tratados com antibióticos, que só têm efeito contra bactérias;
  • Usar medicamento que foi receitado para outra pessoa. Os sintomas podem ser parecidos, mas a doença e tratamento devem ser avaliados por um profissional;
  • Tomar antibióticos que sobraram de um tratamento anterior, sem consultar o médico. Caso fique doente, é fundamental consultar um médico novamente, para diagnóstico e tratamento adequados.

 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe com a gente nos comentários. Também não deixe de assinar nossa newsletter para ficar antenado sobre medicamentos.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.