Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor destaca importância do Janeiro Branco

Neste mês, a Hipolabor reforça a importância do Janeiro Branco, campanha que tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas a saúde mental e emocional das pessoas. A iniciativa, criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), tem o lema ‘’Quem cuida da mente cuida da vida’’.

A campanha escolheu o mês de janeiro porque este período representa, em termos simbólicos e culturais, o momento de recomeço, no qual as pessoas estão mais propensas a pensar sobre suas vidas, refletindo, por exemplo, sobre suas emoções, suas condições de existência, entre outros pensamentos.

Além disso, a cor branca simboliza uma página branca, ou seja, uma página que ainda será escrita. O objetivo é incentivar todas as pessoas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida, com uma atenção a saúde mental e emocional.

Segundo levantamento recente, para 53% dos brasileiros, a saúde emocional piorou com a pandemia: 53% relataram sentir ansiedade, 42%, alteração de humor, e 41%, insônia. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Fiocruz e outras universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentava sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e de nervosismo.

Nesse sentido, o Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, rodas de conversas, entre outras ações, para conscientizar, combater tabus, mudar paradigmas, orientar indivíduos e inspirar autoridades sobre questões importantes relacionadas às vidas de todo mundo. É um momento de reforçar que a saúde mental e emocional precisa ser uma das preocupações do ser humano.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.