Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 8 dicas para prevenir as doenças respiratórias

Hipolabor ensina: 8 dicas para prevenir as doenças respiratórias

Com a chegada das estações mais frias e secas do ano, há um aumento significativo na incidência de gripes e resfriados. O ar frio propicia a circulação de vírus e influencia diretamente no aumento das doenças respiratórias, e não são apenas as crianças e os idosos que devem se prevenir. Pessoas predispostas às alergias, rinite, sinusite, bronquites, asma e outras doenças respiratórias são as que mais sofrem as consequências das baixas temperaturas.

Neste post, vamos te ensinar boas dicas para prevenir as doenças respiratórias durante o outono e o inverno. Acompanhe!

1. Tome bastante líquido

Manter a hidratação do corpo é indicação de todo médico. Além da água e do chá, dê preferência para as sopas de legumes e os sucos de frutas que contenham vitamina C, que ajudam na prevenção de gripes e resfriados.

2. Respire ar puro

Evite ambientes fechados e com ar condicionado, preferindo sempre lugares arejados e limpos. Abra bem as janelas para renovar o ar e faça passeios e atividades físicas ao ar livre.

Se você é fumante, faça um esforço para abandonar o cigarro. O tabagismo é fator agravante para doenças respiratórias e pode levar a problemas mais graves no futuro.

3. Evite os ácaros

Bichos de pelúcia, tapetes, cortinas e cobertores de lã abrigam os ácaros, aqueles agentes que não são vistos a olho nu, mas que são um perigo para a saúde respiratória, principalmente para quem é alérgico.

Por isso, evite ter esses itens em casa. Caso não seja possível, o ideal é mantê-los sempre bem higienizados e longe de poeira.

4. Respire pelo nariz

Respire sempre pelo nariz e nunca pela boca, pois as narinas filtram e aquecem o ar, o que melhora muito os sintomas desagradáveis das doenças respiratórias. Para evitar o desconforto, lave o nariz com frequência e umidifique com soro fisiológico.

5. Lave sempre as mãos

As campanhas de prevenção tem sido muito claras: as mãos são a principal fonte de contágio de doenças como a gripe e o H1N1. Por isso, lave as mãos sempre que puder ou se lembrar.

Vírus são transmitidos através do espirro, tosse, saliva, e, indiretamente, por meio das mãos, que acabam contaminando o nariz, boca e olhos. Na falta de água e sabão, tenha álcool gel sempre à mão.

6. Não se esqueça da vacinação

Adultos também precisam manter a vacinação em dia, e, se você pertence a algum grupo de risco, já existem vacinas gratuitas contra a gripe disponíveis nos postos de saúde. Caso contrário, também é possível se vacinar em clínicas particulares.

7. Evite aglomerações

Locais de grande público, como teatros, cinemas, casas noturnas e igrejas são propícios à disseminação de vírus e germes. Se você já está doente, trate os sintomas com medicamentos apropriados e fique em casa de repouso e á base de líquidos. Só procure hospitais caso os sintomas se agravem, pois é lá que estão os doentes que podem transmitir mais vírus.

8. Adote uma dieta saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para reforçar seu sistema imunológico. Alimentando-se bem, você estará prevenindo doenças de qualquer tipo, inclusive as respiratórias!

E você, tem mais dicas de como se prevenir contra doenças respiratórias? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.