Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: 9 dicas para o farmacêutico começar seu negócio

Hipolabor ensina: 9 dicas para o farmacêutico começar seu negócio

Em 2017, estima-se que o setor farmacêutico se aproximará dos R$90 bilhões em vendas. Com o envelhecimento da população e o aumento do consumo de medicamentos, abrir a própria farmácia pode ser uma ótima ideia, contando com produtos de beleza e higiene além dos medicamentos e atraindo clientes de todas as faixas etárias e classes sociais. Mas isso também dá trabalho. E por isso aqui vão algumas dicas para o farmacêutico começar seu negócio e garantir que o sonho se tornará realidade:

Tenha uma mente empreendedora

Não basta apenas querer abrir um negócio e ser um bom farmacêutico para obter sucesso com a própria farmácia. É preciso estudar o mercado, aprender sobre localização, número de funcionários, gestão financeira, lucro, capital de investimento, capital de giro e muito mais. Então prepare-se para estudar bastante sobre esses temas e demorar alguns anos para obter lucro.

Garanta o capital inicial

Abrir uma farmácia não é barato e é bom estar ciente disso desde o início. Os investimentos iniciais podem superar R$100 mil dependendo do tamanho e da localização do negócio, chegando ao dobro desse valor no caso de franquias de farmácias já bem estabelecidas no mercado.

Conheça seus concorrentes

É preciso saber como anda o mercado farmacêutico na sua região, quais farmácias seriam suas concorrentes, o que elas fazem para atrair e fidelizar os clientes, quais os serviços disponíveis, quais as formas de pagamento etc. Descubra tudo e tente oferecer algo melhor para seus futuros clientes.

Escolha bem a localização

Grande parte do sucesso de qualquer negócio depende de sua localização. Para a farmácia, escolha um ponto com um grande fluxo de pessoas e com outros comércios em volta, de forma a atrair clientes que têm o hábito de passar pela região e que poderão voltar a fazer negócio com você.

Adapte seu negócio ao público-alvo

Você disponibiliza vagas de estacionamento para seus clientes? Ou o negócio está em um local centralizado com grande fluxo de pessoas a pé? Será que disponibilizar um serviço de entrega domiciliar seria uma boa ideia? E começar a vender produtos dietéticos? Só é possível responder a essas perguntas se você conhecer bem seu público-alvo.

Fique atento à legislação

Como um local de vendas de medicamentos, a farmácia deve seguir as regras rigorosas de controle sanitário pela Lei Federal nº5.991/73 com o risco de ser interditada caso haja alguma infração. Os móveis, a disposição dos produtos, a estrutura física da farmácia e até a limpeza devem seguir as regras da vigilância.

Contrate bons funcionários

A presença de um farmacêutico na farmácia é obrigatória em tempo integral, mas esse não é o único funcionário necessário. Balconistas, estoquistas e operadores de caixa podem fazer parte da equipe de acordo com o porte da farmácia e o número de clientes atendidos diariamente, sendo importante ficar atendo à qualificação e à capacitação desses funcionários, preparando-os para tirar as dúvidas mais comuns dos clientes e evitando erros de prescrição.

Fique atento à decoração

Como a farmácia é um ambiente de saúde, seus clientes esperarão um ambiente limpo, bem iluminado e com cores predominante claras. Por mais que você ame azul marinho, não dá para pintar as paredes dessa cor, obviamente. Mas dá para usar o tom em alguns detalhes do balcão ou do letreiro, então adapte o seu gosto às expectativas dos clientes e do mercado.

Busque ajuda

Mesmo com todos os anos na faculdade de Farmácia, você não sai preparado para administrar um negócio. Por isso, procure aprender sobre os temas em cursos online e presenciais e instalar bons softwares de gerenciamento, mas saiba também quando procurar ajuda especializada em empresas de consultoria.

Como estabelecimento de saúde, além de comercial, a farmácia deve seguir uma legislação especial. Confira o post que já fizemos sobre esse tema e assine nossa newsletter para não perder nenhuma novidade do nosso blog!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.