Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: aferir e medir pressão?

Hipolabor ensina: aferir e medir pressão?

Para evitar patologias, como a hipertensão arterial e outras doenças do coração, é preciso estar sempre atento à pressão arterial. Nos quadros de hipertensão, por exemplo, muitas vezes assintomáticos, a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantem elevada, exigindo um maior esforço cardíaco. Isso pode desencadear infartos, acidentes vasculares encefálicos e insuficiência renal. O melhor jeito de cuidar da saúde é pedir ao seu médico para medir pressão na consulta de rotina.

A questão é: devemos pedir para medir, aferir, verificar, tirar, avaliar ou calibrar a pressão? Acompanhe o post de hoje e descubra:

O que é a pressão arterial?

Nosso coração é dividido em 4 câmaras, sendo 2 ventrículos e 2 átrios. O coração trabalha em dois momentos diferentes, a sístole e a diástole, coordenando os movimentos das  câmaras.

Na sístole, o coração contrai e o sangue é impulsionado pelo ventrículo esquerdo para todo o corpo através de uma artéria calibrosa, a aorta. Ao ser bombeado, o sangue exerce uma pressão pelas paredes de todas as artérias por onde passa. A tensão gerada é denominada pressão arterial.

Na diástole, o coração relaxa. A pressão arterial é formada por um número maior, referente a pressão sistólica e um menor, referente a pressão diastólica.

Calibrar ou tirar a pressão: erros comuns

Calibrar é o termo mais incorreto utilizado dentre tantos usados. Calibrar significa ajustar o valor de um instrumento a um padrão de medidas. Um exemplo cotidiano é o de calibrar os pneus do carro, adequando o valor da pressão interna ao valor especificado pelo fabricante.

Outra definição é “dar a pressão adequada”, o que pode levar as pessoas a um erro de interpretação. Tirar a pressão também não é um termo correto, apesar de ser muito usado popularmente. Os sinônimos desse verbo são puxar, arrancar e extrair. Se extrairmos a pressão arterial de uma pessoa ela irá a óbito, afinal é ela quem impulsiona o sangue em nossas artérias.

Avaliar, aferir, verificar ou medir pressão arterial?

Medir, segundo o dicionário, significa “determinar ou avaliar a extensão, a altura ou a grandeza, comparando-a com uma grandeza definida”. Medir é sinônimo de aferir. Aferir, por sua vez, significa “comparar as medidas com seus padrões específicos. Equiparar, verificar, por comparação com um padrão, a exatidão das indicações de um instrumento”.

Aferir é sinônimo de equiparar, comparar e conferir. Conferir e verificar são palavras que traduzem o mesmo significado, ou seja, “comparar duas coisas para ver se elas estão corretas, certificar a correção ou exatidão de algo”. Avaliar é um verbo que traduz o ato de reconhecer uma grandeza, avaliar uma informação.

A partir dessas definições, vemos que todas  as palavras se relacionam corretamente com a pressão arterial. Ao medir pressão de uma pessoa com um esfigmomanômetro, o resultado obtido é em mmHg, uma grandeza. É correto afirmar que as grandezas são medidas. Dessa maneira, ao contrário do que muitos pensam, é correto pedir a medida da pressão.

Aferir também é um termo correto, afinal existem valores tabelados de PA para cada faixa etária e sexo que iremos comparar com o valor achado na medida. Para isso, precisamos avaliar o valor, conferir e enquadrá-lo nos valores padrões.

Aferir é o termo técnico mais utilizado pelos profissionais de saúde, seguido de medir. A expressão ‘’medir a pressão’’ gera divergências na prática, e é considerada errada por alguns. No entanto, as duas palavras são sinônimas e ambas podem ser usadas sem medo.

Gostaria de ficar por dentro de outras publicações sobre esse assunto? Não deixe de assinar nossa newsletter e receber as novidades do blog!

banners_guiahipolabor_post

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.