Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: como identificar os sintomas da virose

Hipolabor ensina: como identificar os sintomas da virose

Quando se trata de virose, há dois tipos mais comuns: a que atinge o sistema digestivo ou a que atinge o sistema respiratório. Apesar de a virose ser uma doença relativamente comum no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas quando são atingidas por algum tipo dela – principalmente sobre os indícios que mostram quando ela deve ser um motivo real de preocupação.

Para entender melhor o que é uma virose e quais são suas causas e efeitos no organismo, além dos seus sintomas, acompanhe as informações a seguir. A Hipolabor ensina como identificar os sintomas da virose!

O que é uma virose

Virose é toda doença provocada por um vírus e é uma forma geral de indicar as enfermidades de cujo vírus causador ainda não se tem conhecimento. Quando ele é conhecido, a doença é chamada pela sua denominação específica: catapora, herpes e dengue são alguns exemplos de viroses. A gripe também é uma delas: o influenza sofre alterações constantemente e, portanto, temos a doença várias vezes ao longo da vida, com intensidades diferentes de cada sintoma.

Causas da virose

As causas da virose são diversas e variam em cada situação. Ela pode ser causada por má higienização das mãos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados ou pelo contágio – até mesmo pelo ar – de pessoas doentes. Por isso, é tão importante se atentar para a forma como nos alimentamos e como fazemos a nossa higiene no dia-a-dia.

Efeitos no organismo

Cada tipo de vírus atinge o organismo de maneira diferente. Na gripe, por exemplo, as complicações vão desde febre alta até fadiga excessiva. Já com a dengue, o paciente pode reclamar de enxaqueca, coriza, dor nos olhos e no corpo. Com a catapora, o enfermo desenvolve bolhas avermelhadas, que podem surgir na pele do corpo inteiro, incluindo a boca e o couro cabeludo, entre outras mucosas.

Sintomas da virose

Todos os tipos de virose apresentam os mesmos sintomas primários: dor de cabeça e dor no corpo, cansaço e febre. A falta de apetite e o mal-estar vão surgindo lentamente e podem persistir até a sua cura, que pode levar até 10 dias após o início dos sintomas. No caso das viroses gastrointestinais, o paciente reclama de complicações como vômito e diarréia, que podem variar de intensidade de acordo com a resistência de cada pessoa.

É importante saber que, no caso da persistência dos sintomas por um tempo maior do que 10 dias (no caso da gripe, o tempo é de 5 dias) ou. ainda, da intensidade forte de qualquer sintoma, é necessário procurar um médico com urgência.

Tratamento da virose

Após sentir os sintomas da virose, a primeira providência é preservar a hidratação do organismo e ir ao médico o quanto antes. O profissional da saúde fará uma avaliação do quadro e diagnosticará com mais precisão a enfermidade. Com o caso estável, serão recomendados medicamentos como antitérmicos e analgésicos para alívio do mal-estar, além de repouso e consumo de muita água.

Para se prevenir contra a virose, são recomendados hábitos simples: lavar sempre as mãos, principalmente após ir ao banheiro e antes das refeições, beber água mineral e ter cuidado ao se alimentar.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre os sintomas da virose? Deixe seu comentário! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para conferir mais informações de utilidade como essas!

banners_guiahipolabor_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.