Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: conheça as recomendações de alimentação para hipertensos

Hipolabor ensina: conheça as recomendações de alimentação para hipertensos

O controle da hipertensão depende de muitos fatores além do uso correto dos medicamentos. A alimentação é um dos principais, reduzindo a pressão sistólica em até 14mmHg! Por isso, nesse post, vamos contar para você todas as recomendações de alimentação para hipertensos para que você possa ajudar seus pacientes a conquistar uma vida mais saudável. Confira:

Abandone o sal

O sódio é o grande inimigo da hipertensão. Esse elemento provoca a retenção de água, aumentando o volume sanguíneo e assim a pressão arterial. Por isso, o sal — o famoso cloreto de sódio — é um ingrediente que deve praticamente ser eliminado da cozinha ou limitado a apenas 5g por dia, o que equivaleria a 2g de sódio. Então, nada de saleiro na mesa!

Abuse das ervas e de outros temperos

Se o sal está proibido, para garantir que a comida não ficará sem gosto, o paciente hipertenso deve inovar e temperar os alimentos com outras alternativas: alho, cebola, salsa, coentro, cheiro-verde, louro, manjericão, hortelã, pimenta, limão, alecrim, noz-moscada, páprica, açafrão, gengibre, etc. Está tudo liberado!

Cuidado com os alimentos industrializados

Muitos alimentos têm sal e sódio em grande quantidade escondidos em sua composição. Lembra que a recomendação é de apenas 2g de sódio por dia? Para se ter uma ideia, apenas um pacote de macarrão instantâneo já ultrapassa esse valor. Comece a conferir a tabela nutricional dos produtos e prefira os alimentos que possuam menos de 150mg de sódio. Isso significa eliminar enlatados e conservas, embutidos, frios, biscoitos salgados, molhos prontos, sopas em pó e sucos de caixinha e saquinho etc.

Confira a composição dos adoçantes

Muita gente nem imagina, mas alguns adoçantes possuem ciclamato e sacarina de sódio em sua composição. Isso significa que contribuirão para a hipertensão e, portanto, devem ser evitados por quem tem pressão alta.

Aumente o consumo de cálcio, magnésio e potássio

Se o sódio é o inimigo dos hipertensos, o cálcio, o magnésio e o potássio são os grandes aliados. Esses minerais, presentes em diversos alimentos como o leite e a banana, protegem o organismo, inibindo a ação do sódio e reduzindo a pressão arterial.

Perca peso

A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para a hipertensão e, quando controlados, podem gerar uma redução de até 20mm de Hg na pressão sistólica para cada 10kg perdidos. Se for o caso do paciente, a dieta também deve controlar a ingestão calórica, reduzindo o consumo de doces, de carboidratos refinados e de gordura.

Seja criativo na cozinha

Inicialmente, a dieta do hipertenso pode parecer muito restritiva, mas, na verdade, as possibilidades são infinitas. Frutas, verduras, legumes, laticínios com baixa gordura e carnes magras estão completamente liberados. Os molhos e os temperos devem ser preparados em casa, para se ter controle da quantidade de sódio.

Mantenha hábitos saudáveis

O cigarro, o consumo de álcool e o sedentarismo contribuem para a hipertensão e são fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infartos e derrames, então devem ser eliminados da vida do paciente. O exercício físico deve ser leve ou moderado inicialmente, como caminhadas, e ir se tornando mais intenso à medida que o condicionamento físico for melhorando.

Gostou das nossas recomendações? Quer descobrir mais sobre hábitos alimentares saudáveis? Confira outras dicas clicando aqui! E não deixe de assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma postagem!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.