Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: as principais causas e tratamento da Noctúria

Hipolabor explica: as principais causas e tratamento da Noctúria

Ter que levantar no meio da noite, interrompendo a preciosa hora do sono, para ir ao banheiro, não é nada agradável, não é mesmo? Pois saiba que esse é um problema muito comum entre a população, mas poucos realmente têm conhecimento da situação. Trata-se da Noctúria, transtorno que pode aparecer por diversos fatores durante a vida e em qualquer faixa etária.

Conheça agora as principais causas da Noctúria e saiba como tratá-la corretamente!

Conhecendo a doença

A Noctúria consiste na vontade de urinar várias vezes durante a noite, forçando a pessoa a acordar e ir ao banheiro. Embora seja comum em qualquer idade, sua incidência é maior no sexo feminino e em pessoas com mais de 60 anos.

O principal sintoma é, logicamente, a vontade de ir muitas vezes ao banheiro por conta da superprodução de urina. No entanto, as pessoas que têm esse transtorno podem apresentar também tonturas e alterações nos níveis de glicemia, já que uma grande quantidade de urina e sais mineiras é expelida sem necessidade aparente, indicando que há, realmente, algum problema.

Principais causas da Noctúria

Embora seja comum com o avanço da idade, a Noctúria pode aparecer por motivos diversos. Esses motivos devem ser investigados cautelosamente, já que podem ser indícios de doenças secundárias ou outros problemas maiores. Confira as principais causas:

  • Ingestão excessiva de líquido horas antes de dormir;
  • Uso de medicamentos diuréticos (estimulantes de urina) à noite;
  • Infecções (virais ou bacterianas) na bexiga, nos rins ou nos canais excretores;
  • Avanço da idade, o que compromete, naturalmente, a função dos rins;
  • Diabetes (do Tipo 1 ou 2);
  • Problemas na próstata;
  • Insuficiência cardíaca congestiva;
  • Bexiga “preguiçosa” durante o dia;
  • Ansiedade;
  • Distúrbios do sono em geral, como apneia e insônia.

Tipos de tratamento

Olho clínico e remédios específicos

O primeiro passo, certamente, é a procura de um médico especialista. Ele vai saber qual caminho tomar no combate a esse transtorno por meio de exames de sangue e da consequente análise dos níveis de glicemia, glóbulos brancos e ureia presentes na urina.

Sabendo o diagnóstico correto, o profissional da saúde saberá o modo de tratamento, usando, até mesmo, medicamentos específicos para a Noctúria, diminuindo o fluxo urinário.

Uso de medicamentos contra infecções

Caso o problema seja de origem viral ou bacteriana, o tratamento terá início a partir do uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Lembrando, sempre, que os antibióticos são usados só em causas bacterianas.

Mudança nos hábitos

O transtorno pode ser tratado também com uma simples mudança nos hábitos. Pessoas que costumam comer alimentos ricos em líquidos, próximos à hora de dormir, deverão alterar o horário da alimentação. O mesmo vale para a ingestão de diuréticos.

Outra dica seria acostumar o organismo a urinar mais vezes durante o dia. Criando esse hábito, o corpo retém menos líquido até a hora da noite.

Tratamento de doenças secundárias

Quando o problema é causado por uma doença secundária, a análise deve ser mais específica. Tratando corretamente doenças como diabetes (tipo 1 ou 2), insuficiências cardíacas, problemas na próstata ou, até mesmo, ansiedade, a Noctúria certamente será minimizada ou até mesmo curada, haja vista que a causa pode vir de outros fatores que atingem direta ou indiretamente o trato urinário.

A Noctúria é um problema que atinge cada vez mais a população mundial e suas causas podem ser as mais variadas. No entanto, não há motivo para preocupação, já que, com o auxílio do médico, essa doença pode ser facilmente identificada e tratada o mais rápido possível, evitando a interrupção do sono. Mas não se esqueça: nunca tome medicamentos por conta própria e sem a prescrição do médico.

Você já conhecia as causas da Noctúria? Tinha conhecimento da doença? Conhece alguém que já se curou do transtorno com os tratamentos indicados? Conte-nos suas experiências nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.