Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: como acontece um AVC

Hipolabor explica: como acontece um AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é um problema que pode afetar qualquer pessoa. Paralisia em uma área do corpo, problemas na fala e visão turva são apenas alguns dos sintomas.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) 5 milhões de pessoas morrem todos os anos por causa de um derrame cerebral. No Brasil, uma em cada seis pessoas corre o risco de ter a doença.

É muito importante ter informações sobre como acontece um AVC para que seja possível a prevenção e o tratamento adequado.

Como acontece um AVC?

Também conhecido como derrame cerebral, o AVC acontece quando há um rompimento ou entupimento dos vasos responsáveis por levar o sangue ao cérebro. A consequência? Paralisia cerebral por conta da falta de circulação sanguínea normal.

Existem dois tipos: o isquêmico — quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem — e a hemorrágica, que ocorre quando um vaso cerebral se rompe.

Quais os sintomas de um AVC?

Quem sofre um AVC pode apresentar diversos sintomas, tais como:

  • Dificuldade na fala e na locomoção;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Tontura;
  • Quedas sem motivo;
  • Dor de cabeça forte;
  • Incapacidade de engolir comida ou bebida.

Check-ups frequentes são muito importantes para identificar algum problema antes que seja tarde. Se apresentar alguns dos sintomas que podem desencadear um derrame, não deixe de informar ao seu médico.

Quais as causas de um AVC?

Diversas razões levam uma pessoa a sofrer um acidente vascular cerebral. Alguns exemplos:

  • Pressão alta (saiba como identificar);
  • Diabetes sem controle;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Obesidade;
  • Colesterol alto;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo.

Existem, ainda, alguns fatores de risco para a ocorrência: idade acima dos 65 anos, histórico familiar e gênero (homens são mais propensos a ter um AVC).

Quais as consequências de um AVC?

Após sofrer um AVC o paciente pode ter diversas sequelas graves ou ligeiras, como por exemplo, dificuldade de se comunicar ou andar. As consequências podem ser temporárias ou permanentes.

É importante ressaltar que as limitações causadas pelo problema dependem muito da área cerebral prejudicada. Em alguns casos, a irrigação sanguínea do cérebro é recuperada de forma tão rápida que não deixa sequelas no paciente.

Portanto, para diminuir qualquer tipo de limitação que possa surgir, é necessário realizar sessões de fisioterapia e até mesmo terapia de fala, para recuperar o poder de comunicação.

Como evitar um AVC?

Agora que você já sabe como acontece um AVC, é preciso saber como se prevenir. Para começar, separamos 3 dicas simples de bem-estar para o seu dia a dia.

É essencial ter uma boa alimentação. Dê preferência a alimentos naturais, como verduras, frutas e legumes. Fique longe de frituras e gorduras, que são verdadeiros inimigos da nossa saúde.

Ter uma alimentação saudável também é importante para não elevar o nível de colesterol e o de glicose no sangue — já que isso eleva a coagulação sanguínea e reduz o fluxo das artérias, podendo desencadear um quadro de AVC.

Quer ficar mais informado sobre esse e outros temas relacionados à saúde? Assine a nossa newsletter e receba as novidades no seu e-mail.

banners_8dicas_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.