Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: como aliviar a tosse

Hipolabor explica: como aliviar a tosse

A tosse é um sintoma que pode ser bastante incômodo. Ela atrapalha você e quem estiver por perto no seu dia a dia e na hora de dormir, pode te deixar constrangido em uma reunião e se tornar inconveniente. Para te ajudar a amenizar essa situação, listamos aqui uma série de dicas de como aliviar a tosse em casa.

Mas atenção: isso não quer dizer que você não precise ir ao médico. Quando a tosse aparece, isso significa que a gripe já entrou em um estágio mais avançado e que merece toda a sua atenção. Por isso, se persistirem os sintomas, não deixe de marcar uma consulta e use nossas dicas enquanto o dia de ver o médico não chega. Vamos a elas?

1. Beba muita água

Hidratar os tecidos é fundamental. Isso ajuda a diminuir a irritação das vias aéreas e alivia a sensação de garganta seca, melhorando a tosse. Beba pelo menos 1,5  litros de água por dia. Para não esquecer, deixe sempre um copo ou uma garrafa com água na sua mesa de trabalho ou em qualquer lugar que ela possa ser vista com frequência.

2. Evite a poeira

Os grãos de poeira conseguem penetrar nas vias respiratórias facilmente. Eles fazem um bom estrago, aumentando ainda mais a tosse. Portanto, fique bem longe de locais empoeirados. Precisa varrer a casa? Neste caso, a melhor opção é passar apenas um pano úmido e deixar a vassoura para quando estiver recuperado.

3. Beba chá de hortelã

A hortelã é uma folha facilmente encontrada nas ruas e pode ser plantada em casa, em uma pequena horta ou no quintal. Ela apresenta diversos benefícios como a ação antitússica, descongestionante e expectorante e, portanto, um chá dessa planta cai muito bem para quem quer aliviar a tosse. Veja como preparar:

  1. Ferva a água;
  2. Coloque-a numa xícara e adicione 1 colher de chá de folhas de hortelã;
  3. Abafe por cerca de 5 minutos;
  4. Agora basta coar e beber.

4. Invista em chás naturais

Existem muitos alimentos com propriedades excelentes para melhorar a gripe, a dor de garganta e também aliviar a tosse. Por exemplo, o chá de alho é ideal, especialmente porque ele tem propriedades anti-inflamatórias. Você pode misturá-lo com canela e cravo da índia para ajudar na limpeza das vias aéreas.

5. Evite o contato com fumaça

A fumaça dos carros já é um perigo muito grande para a nossa respiração, especialmente nas grandes cidades. Quanto mais tempo você puder ficar em casa, melhor. Outro perigo é a fumaça dos cigarros, ainda que o seu caso seja de fumante passivo, essa inalação piora a tosse e outros sintomas da gripe. Portanto, fique longe desses agentes.

6. Mantenha os animais distantes

Essa dica vale para os alérgicos de plantão. Se você já possui algum tipo de reação com poeira ou outras substâncias, mantenha-se afastado os animais. A sua tosse pode se agravar por conta da predisposição genética.

7. Siga as orientações do seu médico

Após a consulta, o mais provável é que o seu médico passe alguns medicamentos para aliviar os sintomas e combater a doença. Siga todas as recomendações à risca e tome os remédios na hora certa pelo tempo determinado. Assim, você ficará curado em pouquíssimo tempo e poderá retornar à sua rotina mais rápido.

E você, conhece outras dicas de como aliviar a tosse para contar pra gente? Compartilhe-as conosco nos comentários abaixo!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.