Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: como funciona e 5 benefícios do coletor menstrual

Hipolabor explica: como funciona e 5 benefícios do coletor menstrual

O crescimento do número de brasileiras que substituíram os tradicionais absorventes pelo coletor menstrual tem gerando uma série de dúvidas sobre a segurança, a eficácia e os reais benefícios deste produto.

No post de hoje, explicaremos detalhadamente como o coletor funciona e quais são as suas vantagens para a rotina da mulher. Acompanhe!

Surgimento do coletor menstrual

Os coletores menstruais existem no mercado desde a década de 1930. O produto foi patenteado nos Estados Unidos em 1937 pela atriz, escritora e inventora Leona W. Chalmers.

Feitos de látex e com alta probabilidade de causar alergias, esses primeiros coletores não alcançaram o sucesso esperado, tanto pela escassez da borracha durante a Segunda Guerra Mundial quanto pelo desconforto sentido pelas mulheres. A empresa de Chalmers fechou as portas em 1973.

Mais tarde, já no início do século 21, a ideia do uso de coletores voltou ao mercado, dessa vez recomendado por médicos e com materiais novos e hipoalergênicos.

Como funciona o coletor menstrual

O coletor menstrual é um objeto em formato de copo fabricado em materiais como silicone médico, látex macio ou elastômero termoplástico.

É introduzido na vagina pela própria usuária, funcionando como um recipiente do fluxo (ao contrário de absorvê-lo). Durante a menstruação, o coletor deve ser retirado, esvaziado, higienizado e reintroduzido entre 6 e 12 horas, dependendo da intensidade do fluxo.

Após o período menstrual, o coletor deve ser muito bem higienizado, pois ficará guardado por um mês ‒ recomenda-se, inclusive, o uso de água fervente para a limpeza. Algumas marcas têm vida útil entre 5 e 10 anos.

É importante lembrar que os coletores menstruais não são produtos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por não serem considerados produtos para saúde — como o diafragma — e nem de higiene — como os absorventes descartáveis. Em contrapartida, a agência libera a comercialização. Por isso, é importante adquirir coletores de marcas que contam com essa liberação.

O coletor menstrual não deve ser utilizado por mulheres virgens, pois pode romper o hímen, e nem nos primeiros dias após dar à luz.

Principais benefícios

Conheça cinco benefícios do uso de coletores menstruais:

1. Economia

A redução de custos é significativa com o uso de coletores menstruais. Como cada coletor dura no mínimo 5 anos, é um excelente custo-benefício em vista da compra de dezenas de pacotes de absorventes descartáveis ou tampões todos os anos.

2. Conforto e praticidade

Se colocado corretamente, o coletor menstrual não causa nenhum desconforto à mulher. Também não há irritação local ou odor, que é geralmente sentido quando o sangue entra em contato com o ar e permanece no absorvente.

Além disso, o produto não ocupa espaço na bolsa — pode ser guardado em um saquinho de algodão — e a limpeza é feita de maneira prática durante o período menstrual, utilizando-se água fria e sabão neutro.

3. Vida ativa e mais liberdade

A mulher tem liberdade e vida ativa durante o ciclo menstrual, podendo, inclusive, praticar esportes como a natação. Afinal, o coletor é discreto e não é percebido quando se está em trajes de banho.

4. É hipoalergênico e mantém o PH vaginal equilibrado

Como o coletor não aumenta o nível de bactérias se utilizado corretamente, a flora vaginal é preservada e não há riscos de infecções ou alterações no PH. Além disso, o material não tem cloro ou qualquer substância que cause alergias em sua composição.

Porém, é necessário mantê-lo bem higienizado e manuseá-lo sempre com as mãos limpas.

5. Sustentabilidade

O coletor menstrual é um produto eco-friendly: por ser reutilizável de 5 a 10 anos, produz menos resíduos se comparado ao descarte de absorventes acumulados em toneladas nos lixões e aterros sanitários brasileiros.

Com todas estas informações e benefícios, não há dúvidas sobre os motivos de o coletor menstrual ganhar cada vez mais usuárias mundo afora!

Gostou deste post? Para receber em seu e-mail esse e outros assuntos relacionados à saúde, assine agora a nossa newsletter!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.