Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: Como a reposição hormonal afeta o organismo?

Hipolabor explica: Como a reposição hormonal afeta o organismo?

Ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, a reposição hormonal não é direcionada apenas para as mulheres. Com o avançar da idade, a diminuição da produção de hormônios sexuais ocorre em ambos os sexos.

menopausa e a andropausa não são consideradas doenças, mas ambas podem exigir tratamentos para a melhora de alguns sintomas incômodos.

Na mulher, a deficiência de progesterona e estrogênio se acentua geralmente após os 50 anos. Já no homem, a deficiência de testosterona pode iniciar entre 50 e 60 anos mas é mais comum após os 80.

Para as mulheres, a menopausa marca o início da infertilidade. Para os homens, a andropausa indica apenas uma diminuição na fertilidade. Há também diferenças nos sintomas, tratamentos e efeitos colaterais de cada uma. Continue a leitura e entenda!

Sintomas da deficiência hormonal

Os sintomas mais comuns da diminuição da produção de hormônios na mulher são:

  • alterações de humor;
  • alterações da distribuição de gorduras corporais;
  • ansiedade, depressão e insônia;
  • ondas de calor, suores noturnos;
  • dores de cabeça, nas mamas e nas articulações;
  • diminuição da libido, secura vaginal; entre outros.

Já nos homens:

  • depressão, ansiedade e irritabilidade;
  • declínio do interesse sexual e dificuldade de ereção;
  • dificuldade de concentração;
  • perda de massa muscular;
  • mudança no padrão masculino de pêlos (diminuição);
  • sensação de frio e palpitações; entre outros.

Reposição hormonal

Antes do uso de medicamentos, é interessante tentar implementar alguns métodos naturais que ajudam a prevenir os sintomas e a lidar melhor com eles. Entre eles, estão a atividade física aliada a uma alimentação saudável e a um padrão de sono regular.

A reposição hormonal é indicada quando os sintomas da menopausa e andropausa se tornam muito incômodos, afetando a qualidade de vida da pessoa.

Nesse caso, são utilizados medicamentos para repor os níveis de estrogênio e progesterona nas mulheres e testosterona nos homens. A terapia pode ser feita com comprimidos, soluções injetáveis ou adesivos.

Benefícios

Levando-se em consideração o aumento da expectativa de vida da população, pode-se concluir que as mulheres viverão mais de 15 a 20 anos com deficiência hormonal. O maior benefício da reposição hormonal é que ela possibilita que essas mulheres levem uma vida normal, livres de incômodos diários.

Além disso, a deficiência de hormônio leva a uma perda de cálcio, que pode levar a osteoporose, doença grave relacionada a fraturas ósseas.

Nos homens, a reposição hormonal, além de combater os sintomas sexuais e de humor, pode ajudar na perda de peso e no aumento da densidade óssea e muscular.

Contraindicações

Não são todas as pessoas que enfrentam sintomas da deficiência hormonal que podem utilizar a terapia de reposição hormonal. Isso acontece, pois algumas condições de saúde podem ser agravadas pelo uso de hormônios.

  • contraindicações para mulheres: história de câncer de mama ou de endométrio, presença de sangramento vaginal anormal sem diagnóstico, doença hepática ou doença cardíaca severa;
  • contraindicações para homens: suspeita ou caso confirmado de câncer de próstata ou mama masculina.

Efeitos colaterais

Assim como qualquer terapia medicamentosa, a reposição hormonal pode levar ao surgimento de alguns efeitos colaterais. Esses efeitos não ocorrem em todas as mulheres e podem ser melhorados com a troca do tipo de hormônio utilizado (sintético ou natural). Os efeitos podem ser:

  • na reposição hormonal feminina: aumento da gordura corporal, dores de cabeça, maior risco de câncer de endométrio, hipoglicemia, coagulação sanguínea excessiva, retenção de sais e fluidos, entre outros;
  • na reposição hormonal masculina: risco de efeito hepatotóxico, acne e aumento da oleosidade da pele, alterações de humor, aumento do risco de desenvolvimento de doença cardíaca, entre outros.

A reposição hormonal não está isenta de possíveis efeitos negativos, mas é a melhor opção para homens e mulheres que sofrem com a diminuição da produção hormonal.

Para os que estão passando por esse momento, a melhor coisa a fazer é ficar atento aos sinais do seu corpo e se informar bem sobre as possibilidades de tratamento. Restou alguma dúvida sobre a reposição hormonal? Conte pra gente aqui nos comentários!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.