Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: Entenda o significado das tarjas dos remédios

Hipolabor explica: Entenda o significado das tarjas dos remédios

Você já deve ter notado que as caixas dos medicamentos vêm com uma tarja preta, vermelha ou amarela e que outros simplesmente não possuem tarja. Se você ainda não observou esse detalhe nas embalagens dos medicamentos, provavelmente já ouviu alguém da sua família ou algum amigo falar que utiliza um remédio de tarja preta, certo?  Saber o significado dessas tarjas é muito importante para a prescrição, dispensação e correta orientação dos pacientes em relação aos seus medicamentos. Mas você sabe o que elas significam? Então confira o nosso post a seguir e aprenda tudo sobre as tarjas dos remédios!

Qual o significado das tarjas dos medicamentos?

As tarjas são utilizadas com o objetivo de sinalizar visualmente a classificação de venda dos medicamentos, que podem ser categorizados em medicamentos tarjados ou medicamentos sem tarja. Entenda a seguir a diferença entre essas duas classificações:

Medicamentos sem tarja

São medicamentos de venda livre, também chamados de medicamentos isentos de prescrição — MIP. Como o próprio nome já diz, eles não possuem uma tarja impressa em sua embalagem e não precisam de prescrição para serem vendidos e utilizados.

Apesar de serem de venda livre, esses medicamentos também possuem contraindicações e efeitos adversos, não podendo, portanto, ser utilizados de forma irracional. Por esse motivo, a venda dos medicamentos sem tarja só deve ser realizada após a orientação do farmacêutico, a fim de garantir a utilização adequada e evitar o uso excessivo de medicamentos.

Geralmente, os medicamentos isentos de prescrição são utilizados em condições simples, tais como as dores de cabeça, azias ou gripes. Entretanto, é importante salientar que essas condições de saúde devem ser sempre avaliadas quanto à sua frequência e causa, pois elas também podem sinalizar ou serem sintomas de uma doença mais grave.

Medicamentos tarjados

Segundo a definição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos tarjados são aqueles cuja utilização requer a prescrição de um profissional de saúde habilitado — médico ou dentista — e, para indicar essa necessidade, esses medicamentos devem apresentar em sua embalagem uma tarja de cor preta ou vermelha.

Os medicamentos tarjados só podem ser vendidos mediante a apresentação da prescrição médica pelo paciente e, de acordo com o grupo ao qual pertencem, deverá ou não haver a retenção da receita pela farmácia.

Medicamentos tarjados com retenção de receita

Esse grupo de medicamentos está sujeito a um controle especial pelo governo — medicamentos controlados — e devem apresentar uma tarja vermelha contendo o texto “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA” ou uma tarja preta com o texto “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA”. Assim, esses medicamentos só poderão ser vendidos mediante a apresentação e posterior retenção da prescrição pelo farmacêutico.

Medicamentos  tarjados sem retenção de receita

Esses medicamentos também apresentam uma tarja vermelha em sua embalagem, entretanto, diferentemente do grupo anterior, nessa tarja deve estar escrita a frase “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA”. Assim, a venda dos medicamentos desse grupo só pode ser realizada após a apresentação da prescrição, mas a receita não precisa ficar retida na farmácia.

Tarja amarela

A tarja amarela é utilizada na embalagem dos medicamentos genéricos para diferenciá-los dos medicamentos de referência e dos similares. Essa tarja deve conter uma letra “G” e o texto “Medicamento genérico”, ambos escritos na cor azul, o que permite a fácil identificação dessa categoria de medicamentos.

Existem genéricos pertencentes tanto ao grupo dos medicamentos tarjados quanto dos não tarjados, sendo que em ambos os casos o medicamento possui a tarja amarela em sua embalagem. Entretanto, quando pertencente ao grupo dos tarjados, a embalagem possui a tarja amarela junto com a tarja vermelha ou preta.

Viu como as tarjas são importantes para identificar e facilitar a venda dos medicamentos? Ainda restou alguma dúvida? Então deixe a sua pergunta através dos comentários! Aproveite para conferir nosso post sobre medicamentos de tarja vermelha e tarja preta e aprenda um pouco mais sobre o assunto!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.