Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: os maiores benefícios da acupuntura

Hipolabor explica: os maiores benefícios da acupuntura

A acupuntura é uma técnica da milenar medicina chinesa. Seu objetivo é tratar determinadas instabilidades do organismo por meio de agulhas colocadas em pontos estratégicos do corpo, alinhando o campo energético. Considerada uma terapia complementar, a acupuntura também é uma especialidade médica reconhecida desde 1995.

O procedimento foi criado a partir da linha de raciocínio oriental, a qual sugere que o que é chamado de doença, seja ela qual for, está relacionada ao desequilíbrio energético do corpo. Tais desequilíbrios se manifestariam mediante dores, ansiedade, entre outros sintomas.

No post de hoje, você vai conferir alguns benefícios da acupuntura e os motivos para começar a praticá-la. Acompanhe!

Trata dores de cabeça

As agulhas da técnica chinesa têm efeito anti-inflamatório, relaxante muscular e analgésico. Por isso, são diversos os relatos de pessoas que sofriam com cefaleias e enxaquecas e que foram curadas pela acupuntura.

Muitas pessoas afirmam sentir uma melhora imediata ao começar a sessão. Além de eliminar a dor instantaneamente, a acupuntura ainda trata a causa da dor, proporcionando a cura em muitos casos.

Pode curar ou amenizar alergias

Aquela tosse sempre que o tempo seco chega ou a rinite que logo ataca em determinadas estações do ano podem ser tratadas com a acupuntura. Um estudo feito pela Universidade RMIT, na Austrália, contou com pacientes que sofriam de rinite e passaram por 12 sessões de acupuntura, sendo que algumas delas recebia um tratamento simulatório durante 3 anos.

Ao final do experimento, as pessoas que receberam o tratamento real apresentaram sintomas da rinite, como coriza, espirros e coceiras em escala menor quando comparado a quem recebeu o tratamento placebo.

Reduz os sintomas da depressão e ansiedade

A acupuntura também pode ser um tratamento alternativo a quem deseja melhorar os sintomas da depressão e da ansiedade. As agulhas colocadas nos pontos que remetem à produção de serotonina e endorfina (substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar) estimulam a liberação desses hormônios, ajudando no tratamento.

Ameniza os sintomas causados pela menopausa

Aqueles calores que muitas mulheres que estão passando pela menopausa reclamam são frutos da falta de estrogênio que o corpo sofre nessa etapa da vida. Nesse caso, as agulhadas podem ativar a estrutura cerebral, equilibrando as funções hormonais. Dessa forma, a técnica ajuda a regular o sono, aumentar a libido e controlar a ansiedade.

Alivia a TPM

Além da menopausa, a acupuntura pode ajudar a reduzir aquele mau humor, nervosismo, cólicas, retenção de líquido, dores de cabeça e outros sintomas das mulheres que sofrem com a TPM. As agulhas dispostas nos pontos corretos do corpo ajudam no equilíbrio do sistema nervoso, na regulação dos hormônios e no funcionamento dos órgãos.

Os benefícios da acupuntura atingem diversos tipos de doenças. Muitas vezes, eliminam alguns sintomas e ajudam na cura; outras, amenizam e oferecem ao indivíduo uma melhor qualidade de vida.

É importante ressaltar que a duração do tratamento pode ser diferente em cada caso, dependendo do organismo, da intensidade dos sintomas e do desequilíbrio que o corpo apresenta no momento.

Agora que você já conhece todos os benefícios da acupuntura, que tal continuar se informando sobre outros assuntos como esse para cuidar bem da sua saúde? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e conteúdos que postamos aqui!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.