Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: quais as diferenças entre indústrias farmoquímica, química e farmacêutica

Hipolabor explica: quais as diferenças entre indústrias farmoquímica, química e farmacêutica

São muitas as indústrias relacionadas aos cuidados com a sua saúde. Certamente você já ouviu falar das principais delas: farmoquímica, química e, especialmente, farmacêutica. Mas será que sabe o que cada uma faz, e quais as diferenças entre elas?

As três indústrias estão profundamente relacionadas entre si, mas guardam importantes diferenças, desempenhando papéis autônomos e complementares. Para que você entenda melhor, a Hipolabor explica quais as diferenças entre indústrias farmoquímica, química e farmacêutica!

Indústria farmoquímica: extração de substâncias farmacológicas

Farmoquímicos são os produtos químicos que possuem atividade farmacológica, ou seja, que interagem com os sistemas biológicos tendo finalidades medicinais. Nesse sentido, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considera a expressão “insumos farmacêuticos ativos” para definir os farmoquímicos, que também são usados como sinônimo para “princípio ativo”, presente nos medicamentos.

A indústria farmoquímica é responsável, dessa maneira, por essa substância, fundamental nos tratamentos de saúde. A indústria trabalha com a extração dos farmoquímicos de várias formas. Pode ser por processos extrativos do reino animal, como no caso da heparina, ou vegetal, quando se trata da rutina. A extração ocorre também por síntese química, tendo como exemplo o omeprazol, e por processos biotecnológicos clássicos, para se obter penicilina, amoxicilina, dentre outros.

Indústria química: processos e reações

A indústria química, por sua vez, abrange empresas envolvidas na produção de químicos industriais. Dentre eles, os petroquímicos, polímeros, agroquímicos e os que mais nos interessam aqui: os farmacêuticos.

Na produção desses itens, são utilizados processos químicos e reações químicas com o objetivo de formar novas substâncias. As matérias-primas são obtidas pela mineração, agricultura e outras formas de extração. No caso dos produtos farmacêuticos, a indústria química trabalha com as substâncias que foram obtidas pela farmoquímica.

Indústria farmacêutica: da pesquisa à venda

Chegamos ao final desse processo com a indústria farmacêutica que, basicamente, é a responsável pela produção dos medicamentos que todos nós tomamos. Ela é licenciada para a pesquisa, o desenvolvimento, a comercialização e a distribuição das drogas farmacêuticas, ou fármacos — o que significa que responde pelo produto final.

A indústria farmacêutica tem como característica intrínseca a inovação e a descoberta de substâncias capazes de curar doenças e proporcionar bem-estar aos pacientes das mais diversas doenças. Para isso, realiza um longo processo, de meses e anos, com pesquisas e testes de variadas substâncias.

Quando uma empresa descobre um medicamento, pode patentear a fórmula e vender o produto. Caso outras empresas queiram utilizar a fórmula, precisam pagar royaties a ela. Assim, os lucros obtidos pagam os anos de investimento em pesquisa, que costumam requerer grandes investimentos.

Entendeu melhor como cada indústria funciona? Suas finalidades são diferentes, mas todas trabalham com muita pesquisa, investimento e processos químicos, que podem ser direcionados para a produção de medicamentos. Estes precisam, necessariamente, passar por todos esses processos, já que são extremamente complexos e necessitam ser seguros para consumo, e também capazes de gerar efeitos positivos no nosso organismo. Trabalhando de forma conjunta, as indústrias farmoquímica, química e farmacêutica podem trazer grandes benefícios à sua saúde!

E então, você ainda ficou com alguma dúvida? Não deixe de escrever para nós através dos comentários e continuar de olho no nosso blog!

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.