Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: qual o melhor tratamento para bronquite?

Hipolabor explica: qual o melhor tratamento para bronquite?

Você sabe qual é o melhor tratamento para bronquite? Esse é o nome que se dá à inflamação dos brônquios, que são as entradas por onde o ar passa para chegar aos pulmões. Conhecer os aspectos dessa doença e saber como lidar com ela é fundamental para ter mais qualidade de vida.

A bronquite pode ser aguda, quando sua duração é de cerca de uma ou duas semanas, ou crônica, quando os sintomas persistirem por pelo menos dois anos, com episódios de crises que duram cerca de três meses ou mais. Ela é responsável por trazer muito desconforto e pode evoluir para problemas ainda mais sérios.

Neste artigo vamos falar sobre as causas, os sintomas e o tratamento para a bronquite. Dessa forma você terá informações sobre os principais aspectos do problema e saberá como preveni-lo e tratá-lo adequadamente. Acompanhe!

O que é a bronquite e quais são os seus principais tipos?

Antes de conversarmos sobre as causas, os tratamentos e as medidas preventivas para a bronquite, que tal abordarmos os seus principais tipos? Acompanhe!

Bronquite aguda

Esse tipo de bronquite é um dos mais comuns, e é classificado devido à duração do quadro da doença. Nesse caso, o problema dura menos de 3 meses. Ele pode ser dividido em subtipos de acordo com a causa da enfermidade.

Bronquite crônica

Assim como acontece com a bronquite aguda, a ocorrência da crônica também dependerá de uma série de fatores. No entanto, a sua duração é superior ao período de 3 meses subsequentes.

Bronquite asmática

Todas as bronquites são caracterizadas pela inflamação dos brônquios. No caso desse tipo, a ocorrência do problema se dá após uma crise de asma, independentemente do que a desencadeou.

Bronquite alérgica

A bronquite alérgica pode ser causada por uma infinidade de razões, desde o hábito de fumar até a presença de muita poeira em um ambiente. Por isso, é fundamental que saibamos exatamente qual é o agente alérgico, a fim de solucionar o problema.

Quais são as principais causas da bronquite?

Agora que já conhecemos os tipos de bronquite, que tal saber como eles são causados? A seguir, confira algumas razões pelas quais esse problema pode se desenvolver no nosso organismo.

Causas da bronquite aguda

É causada principalmente por vírus da gripe ou do resfriado, por isso se diz que é uma consequência da complicação dessas condições. Em casos raros, a bronquite é causada por bactérias, principalmente as que podem causar a pneumonia.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, sendo que os ambientes fechados e com ar seco facilitam o contágio.

Causas da bronquite crônica

É considerada muito mais grave do que a aguda. A principal causa é o hábito de fumar, já que o tabaco irrita as vias aéreas e provoca uma inflamação difícil de curar. Outras causas são a poluição do ar, as infecções recorrentes e a alergia respiratória.

A bronquite crônica é considerada um tipo de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Causas da bronquite asmática

A bronquite asmática é causada por uma decorrência de crises de asma. Essas crises podem ser desencadeadas por uma série de fatores, entre eles o estresse, as mudanças de temperatura ou os locais com agentes alérgenos em excesso.

Causas da bronquite alérgica

As causas da bronquite alérgica são bastante parecidas com a de origem asmática. Nesse caso, no entanto, não há uma relação com a asma, mas com a presença de fatores que causam crises alérgicas no indivíduo. Bons exemplos são cigarro, presença de animais no ambiente, poeira, medicamentos, mofo, entre outros.

Quais são os principais sintomas da bronquite?

Conhecer os sinais de uma doença é fundamental para uma série de coisas, incluindo o diagnóstico precoce do problema. Afinal, o paciente fica mais atento aos sintomas que são transmitidos pelo seu próprio corpo e sabe exatamente quando algo está errado e quando a ajuda médica deve ser buscada.

Alguns dos sintomas são comuns tanto na bronquite aguda quanto na crônica, além de poder abranger os outros tipos da doença. Os sinais mais comuns são:

  • tosse (seca ou com catarro na doença aguda, e sempre com catarro na forma crônica);
  • chiado e desconforto no peito;
  • cansaço extremo;
  • falta de ar e dificuldade para respirar;
  • dores na garganta, de cabeça e no peito;
  • febre baixa (até 38°C) e calafrios pelo corpo.

É importante saber que, mesmo após os sintomas desaparecerem, é possível que uma tosse seca e incômoda continue por várias semanas. Por isso, o tratamento deve ser mantido pela duração estipulada pelo médico.

Além disso, há sintomas específicos para a bronquite crônica. São eles:

  • doenças respiratórias frequentes, como gripes e resfriados;
  • inchaço nos pés, tornozelos e pernas;
  • lábios roxos por causa do nível baixo de oxigênio na circulação.

Como é feito o diagnóstico da doença?

O diagnóstico da bronquite não é algo difícil, e normalmente poucos exames já são o suficiente para fechar essa hipótese diagnóstica. O processo se inicia pelo exame clínico do paciente, que tem como objetivo a identificação de sintomas como o chiado característico na respiração e outros fatores importantes.

Isso, no entanto, não é tudo. Os médicos também precisam de exames complementares para descartar outras possíveis causas para os sintomas observados na primeira consulta. Entre eles, podemos citar o raio-X da região dos pulmões, testes de função pulmonar e exames para testar a presença de bactérias ou vírus.

Qual é o melhor tratamento para bronquite?

Há diversos tratamentos que podem ser instaurados no combate contra a bronquite. É difícil precisar qual deles é o melhor, já que a escolha do procedimento dependerá de uma série de fatores, como o tipo da doença, a idade do paciente, seu estado geral de saúde e o estilo de vida que ele leva.

De modo geral, alguns protocolos são normalmente seguidos para os determinados tipos de bronquite.

Tratamentos para bronquite aguda

Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.

O principal objetivo aqui é descobrir exatamente quais são as causas para a crise de bronquite. Conhecer bem os gatilhos do problema é a melhor maneira de prevenir a sua ocorrência. Além disso, esse conhecimento pode direcionar o tratamento de uma maneira mais adequada.

Com a causa definida, é possível tratá-la diretamente e cessar as crises — por vezes, completamente. Por isso, sempre forneça o histórico completo do seu problema ao seu médico de confiança!

Tratamentos para bronquite crônica

Para a bronquite crônica não tem jeito: o tratamento é parar de fumar para evitar as crises. É importante, ainda, não ficar em ambientes com pessoas fumando. Em casos graves de bronquite crônica, o médico deve prescrever oxigênio. Para quem tem asma ou DPOC, pode ser recomendado o uso de aerossóis e corticosteroides para diminuir a inflamação e a obstrução dos brônquios.

Em alguns casos, pode ser útil realizar um programa de exercícios de reeducação respiratória, que consiste em exercícios simples, com muitas vantagens para o paciente.

O tratamento medicamentoso — que é usado para a bronquite aguda, mas que também pode ser necessário na forma crônica — deve ser prescrito por um médico e pode incluir broncodilatadores, mucolíticos, antibióticos e anti-inflamatórios. Abaixo, confira a descrição simplificada da ação desses medicamentos.

Tratamento para bronquite asmática

O melhor jeito de lidar com as crises de bronquite asmática é justamente reduzir a ocorrência de crises asmáticas. Isso evita a inflamação dos brônquios e, por consequência, da asma.

O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos que relaxam os brônquios, proporcionando uma passagem de ar mais fluida e desobstruindo as vias aéreas.

Além disso, o uso de anti-inflamatórios pode ser recomendado nos casos mais graves do problema. Por fim, a fisioterapia respiratória também pode ser uma boa opção para gerar melhor qualidade de vida e controle respiratório para os pacientes com asma.

Tratamento para bronquite alérgica

O tratamento para a bronquite alérgica não difere muito dos procedimentos terapêuticos e medicamentosos que são aplicados aos outros tipos dessa doença. No entanto, algumas variações merecem ser citadas.

A principal delas é o uso de anti-histamínicos (remédios contra as crises alérgicas), que diminuem a resposta do organismo aos agentes alérgenos que ocasionaram as crises.

Além deles, também podem ser utilizados broncodilatadores e anti-inflamatórios. Tudo dependerá do quadro que o paciente apresenta e da resposta do seu organismo aos medicamentos específicos contra a alergia.

Quais são os medicamentos mais utilizados para tratar a bronquite?

Após uma consulta criteriosa (clínica ou com exames adicionais), o médico poderá receitar um ou mais tipos de medicamentos como os listados a seguir.

  • Broncodilatadores: dilatam os brônquios para que a pessoa consiga respirar melhor, mesmo estando com a doença.
  • Mucolíticos (ou fluidificantes): como o nome já diz, eles fazem com que o muco e o catarro sejam eliminados.
  • Antibióticos: são usados se houver infecção por bactérias.
  • Anti-inflamatórios: aliviam a inflamação e ajudam nas dores.

De modo geral, esses tipos de fármacos são o suficiente para amenizar as crises e devolver o conforto aos pacientes acometidos pela doença. Em casos específicos, é claro, a terapia necessária pode ser diferente.

É possível prevenir o aparecimento da bronquite?

De certo modo, é possível fazer uma prevenção contra a doença. Isso é muito mais palpável no caso de pessoas asmáticas ou alérgicas, que conheçam bem os gatilhos para as suas crises e sabem evitá-los adequadamente.

Além disso, para prevenir as crises, quem tem bronquite crônica deve ser vacinado contra a gripe e também contra a pneumonia. Isso faz com que o organismo esteja mais preparado para reagir às possíveis invasões de patógenos.

As medidas profiláticas para os demais indivíduos são bastante gerais e visam proteger e fortalecer o organismo contra possíveis infecções. Elas incluem manter uma alimentação bem equilibrada, evitar substâncias nocivas como o tabaco e se hidratar constantemente.

Como podemos ver, a escolha do melhor tratamento para bronquite dependerá de uma série de fatores, entre eles o diagnóstico precoce para essa doença. Por isso, assim que perceber algum sintoma diferente, busque a opinião de um médico!

Agora que você já sabe tudo sobre essa doença, incluindo o melhor tratamento para bronquite, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos fiquem por dentro de assuntos sobre saúde?

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.