Hipolabor informa: 16 alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Hipolabor informa: 16 alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Que ter uma alimentação saudável colabora com a saúde como um todo, todos nós sabemos. Mas os nutrientes de alguns alimentos podem ir além, fazendo mais pela nossa saúde, inclusive, ajudando na prevenção de vários tipos de câncer.

Uma pesquisa publicada no jornal britânico British Journal of Cancer, mostrou que aproximadamente 45% dos casos de câncer (quase metade) podem ser evitados com hábitos de saudáveis, incluindo a alimentação. Vamos descobrir quais são os alimentos mais importantes no combate à doença?

Alimentos que podem prevenir o câncer

O desenvolvimento do câncer é combatido pela alimentação de duas maneiras, uma delas é não comendo em excesso substâncias que são cancerígenas (como embutidos e frituras); a outra, é adicionando à dieta, alimentos que possuem substâncias anticancerígenas (ou antitumorais) evitando o aparecimento do câncer.  Veja quais são elas:

1. Tomate, goiaba e melancia

Ajudam na prevenção de câncer de próstata e mama graças ao licopeno. O tomate é o vegetal que mais concentra o licopeno, que é melhor aproveitado na forma de molhos.

2. Frutas vermelhas e roxas

Ajudam na prevenção de câncer de mama, reto, cólon, boca, esôfago, estômago e pâncreas, devido a ação dos antioxidantes flavonoides denominados antocianinas. São exemplos de frutas vermelhas e roxas: amora, morango, açaí, framboesa, uvas pretas e cerejas ao natural.

3. Frutas ricas em vitamina C

Ajudam na prevenção de diversos tipos de câncer, principalmente o de estômago. São exemplos: laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e caju.

4. Abóbora e cenoura

Ajudam na prevenção de câncer de pulmão, por serem ricos em betacaroteno.

5. Couve-flor, repolho e brócolis

Ajudam na prevenção de câncer de cólon, mama e esôfago, graças à presença de isotiocianato e glicosinolatos.

6. Couve e espinafre

Ajudam na prevenção de câncer de pele. O motivo é a presença de compostos chamados luteína e zeaxantina.

7. Peixes (sardinha, salmão e atum)

Ajudam na prevenção de câncer de mama, próstata e cólon por serem ricos em Ômega-3. Além dos peixes, vale a pena citar outros alimentos ricos neste ácido graxo: abacate, azeite de oliva extra-virgem, farinha de linhaça e chia.

8. Alho e cebola

Ajudam na prevenção de câncer de estômago pela presença de alicina (um composto sulforado).

9. Casca da uva roxa

Ajuda na prevenção de câncer de mama, ovário e útero, graças aos polifenois, principalmente o resveratrol, que aumenta a produção de uma enzima que ataca compostos nocivos do hormônio feminino estrogênio.

10. Soja e feijão

Ajudam na prevenção de câncer de próstata, mama, colo do útero, pulmão, estômago, cólon e reto, graças à presença de isoflavonas e ginisteína (fitoestrógenos). Por isso, desfrute da versatilidade da soja e da diversidade dos tipos de feijão.

11. Brócolis

Ajuda na prevenção de câncer de próstata e de mama, devido ao fitoquímico sulforafano. Sua ação é destruir células cancerígenas e ao mesmo tempo deixar as demais intactas.

12. Chá verde e preto

Ajudam na prevenção de câncer de próstata, bexiga e pulmão, principalmente, mas de outros tipos também. Os antioxidantes responsáveis pelo benefício são a catequina e outros polifenois.

13. Açafrão e Curry

Ajudam na prevenção de câncer de pele e de esôfago. A cúrcuma, que dá origem ao açafrão e ao curry, é eficaz em vários tipos de câncer, mas sobretudo o melanoma, o pior tipo de câncer de pele.

14. Frutas cítricas

Ajudam na prevenção de câncer as frutas cítricas: limão, laranja, tangerina, toranja, devido à presença dos ativos chamados naringenina e terpenos, além da já citada vitamina C.

15. Gengibre

Ajuda na prevenção de câncer de pâncreas, estômago, cólon e mama, devido à presença de duas substâncias, o gingerol e o 6-shogaol, que induzem a morte de células tumorais.

16. Chocolate amargo e cacau

Ajudam na prevenção de vários tipos de câncer por conta da grande quantidade dos polifenois catequinas. Prefira os chocolates com no mínimo 70% de cacau, para aproveitar melhor os benefícios.

Além de incluir os alimentos citados acima na alimentação (pelo menos cinco deles, diariamente), manter outros hábitos saudáveis como não fumar e não beber em excesso e também praticar exercícios com regularidade, ajudam a ficar longe do câncer e de outras doenças.

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