Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor informa: 6 Dicas de bem-estar para uma vida saudável

Hipolabor informa: 6 Dicas de bem-estar para uma vida saudável

Ter uma vida saudável é questão de hábito, de impor a si mesmo atitudes mais saudáveis no dia a dia. Porém, para muitas pessoas, mudar o modo de agir não é nada fácil, mas com uma boa dose de paciência e a força de vontade, é possível modificar suas atitudes e aumentar o seu bem-estar para viver melhor.

Nesse post, daremos algumas dicas infalíveis para que você inclua hábitos mais saudáveis em sua rotina. Confira!

1. Beba mais água

Cerca de 70% de nosso corpo é constituído de água, por isso a importância de consumi-la em abundância. Para manter o organismo em pleno funcionamento, beba entre 8 e 10 copos (de 250ml) por dia. A água também está “escondida” nos alimentos, como melancia, melão, laranja e tomate — então, inclua-os em seu cardápio!

2. Alimente-se muito bem

Os alimentos contêm substâncias que podem fazer muito bem ou muito mal, e você é quem tem o poder de escolher quais farão parte de seu cardápio. As frutas e vegetais são alimentos saudáveis, e a velha regra de que “quanto mais colorido o prato, melhor” é verdadeira!

Vegetais alaranjados contêm betacaroteno, os tons de roxo representam o antioxidante antocianina e as verduras verdes escuras, por sua vez, são ótimas fontes de ferro. Porém, o ferro dos vegetais é melhor absorvido quando consumido juntamente à vitamina C. Então, ingerir frutas cítricas como limão, laranja, abacaxi ou acerola é um ótimo hábito.

O leite e seus derivados, ricos em cálcio, devem ser consumidos diariamente, por serem fundamentais para a saúde dos ossos e dos músculos. Evite alimentos gordurosos, como carne vermelha gorda e frituras. Se você é um fã de batatas fritas, por exemplo, opte por fazê-las no forno ou em fritadeiras sem óleo. Trocar o bife de boi por filé de frango, peixe ou ovos cozidos também é uma opção saudável.

Os carboidratos simples (como arroz, pão, macarrão, farinha, batata etc.) não devem ser ingeridos em excesso, pois são rapidamente transformados em açúcar em nosso organismo. Crie o hábito de ingerir as versões integrais, que são ricas em fibras e ajudam a controlar a glicemia.

3. Mexa-se

Mexer o corpo é indispensável para se manter sempre saudável, e  pequenas atitudes como preferir escadas ao elevador ou ir ao mercado a pé em vez de usar o carro já fazem uma enorme diferença. Procure fazer pequenas caminhadas ao longo do dia e evite passar longos períodos sentado.

Outro hábito muito importante é incluir exercícios físicos em sua rotina. Ao se exercitar, além de garantir a saúde do sistema cardiovascular e respiratório, o corpo libera endorfinas que deixam a pessoa mais motivada e feliz.

4. Cuide de sua saúde mental

Atividades como ioga, meditação, exercícios de respiração, orar ou até mesmo cultivar boas amizades e dar boas gargalhadas — que também libera endorfinas e neutraliza o cortisol, o hormônio do estresse! — são atitudes eficientes para manter a mente tranquila, a saúde e o bem-estar.

5. Busque momentos de lazer

Momentos de lazer e relaxamento são essenciais para levar uma vida mais feliz e saudável. Qualquer atividade que seja prazerosa pra você está valendo: ir ao cinema, sair para jantar, ler mais, tocar algum instrumento, viajar, cozinhar etc. Encontre um hobby ou uma atividade de sua preferência e veja como isso pode fazer toda a diferença em seu dia a dia!

6. Abandone os vícios nocivos

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o fumo são extremamente nocivos para a saúde. Se você deseja levar uma vida mais saudável, será necessário abandonar esses vícios. No início, essa tarefa certamente será difícil, mas com muita força de vontade e disciplina, você conseguirá se livrar desses hábitos em nome do seu bem-estar.

Mudar a rotina e adquirir novos hábitos pode ser um desafio. A dica final é: seja paciente e aceite mudar aos poucos. Dê um passo de cada vez, tente estipular um tempo para alcançar seus objetivos e comemore cada nova conquista.

E você, tem mais dicas de bem-estar e vida saudável? Compartilhe conosco! Aproveite para ler também o nosso post com dicas sobre como melhorar a sua hidratação!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.