Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor mostra: 4 tendências da indústria farmacêutica para ficar de olho

Hipolabor mostra: 4 tendências da indústria farmacêutica para ficar de olho

A indústria farmacêutica deve inovar para atender as novas demandas do mercado de medicamentos e personalizar o atendimento do paciente. Por isso, é importante que os profissionais de saúde conheçam as principais tendências deste mercado para não ficarem de fora.

Acompanhe aqui as quatro principais tendências da indústria farmacêutica que se relacionam ao paciente e ao ambiente corporativo.

Farmacogenômica

Atualmente não basta apenas conhecer as necessidades clínicas e psicológicas do paciente, é preciso investigar como a constituição genética do indivíduo pode afetar a resposta aos medicamentos.

Esta é a proposta da farmacogenética, tendência cada vez mais frequente na indústria. Os medicamentos serão fabricados para um perfil específico de pacientes com alterações genéticas similares.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Europa e China já mostraram que medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, hipocolesterolemiantes (para diminuir os níveis de colesterol) como sinvastatina e imunossupressores, indicados para transplantes, precisam de ajustes na dosagem conforme a características genéticas das enzimas hepáticas do paciente.

Portanto, o alvo de pesquisas da indústria farmacêutica será encontrar características genéticas similares dos pacientes para personalizar a produção de medicamentos.

Nanotecnologia

Ciência que desenvolve e produz partículas na escala do nanômetro. As nanopartículas podem ser utilizadas na indústria farmacêutica com finalidades profiláticas e terapêuticas. Algumas nanopartículas já são usadas como substâncias fotoprotetoras que previnem o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

As nanoestruturas podem tratar diversos tipos de câncer, pois são carregadas para dentro das células cancerígenas e, com isso, impedem a proliferação da doença. Especial atenção deve ser dada às nanopartículas de ouro, que estão sendo investigadas como promessas para combater o câncer.

As formas mais conhecidas das nanopartículas estão encapsulas em lipossomas. Nesta formulação, facilitam o transporte do medicamento no organismo, impedindo a ação dos sucos digestivos que poderiam degradar as nanoestruturas.

Digitalização de documentos

Para diminuir o volume de papel que precisa ser armazenado nas indústrias farmacêuticas e atender as regulamentações sanitárias, as empresas estão optando pela digitalização dos documentos.

O processo de digitalização de documentos funciona da seguinte maneira: inicialmente é avaliado o documento quanto à presença de sujeiras, grampos ou qualquer objeto que possa interferir no processo. Em seguida, os documentos serão escaneados e indexados conforme a pasta de interesse. Esta técnica garantirá o adequado gerenciamento eletrônico de documentos.

Os benefícios desta tecnologia são a diminuição do volume de papel, segurança contra deterioração dos arquivos em papel, permissão para acessar  documentos mediante senha pessoal e rapidez no acesso às informações desejadas, além de possibilitar a preservação do meio ambiente e diminuição de custos para as indústrias farmacêuticas.

Fusão e aquisição das indústrias farmacêuticas

A fusão e aquisição das indústrias farmacêuticas têm sido uma realidade economicamente interessante desde 2015.

Mesmo no atual cenário mundial de recessão econômica, o setor de medicamentos continua realizando operações financeiras para ampliar a participação das empresas e garantir uma grande fatia de um mercado que cresce exponencialmente.

Em geral, as grandes empresas incorporam as pequenas indústrias por essas apresentarem melhor tecnologia ou produtos imunobiológicos, que têm sido o grupo de medicamentos em que se concentram as pesquisas atualmente.

No segundo semestre de 2016 será efetivada a fusão de duas grandes indústrias farmacêuticas, uma americana e outra de origem suíça, e esta operação está estimada em 160 milhões de dólares. Este processo não só abocanhará uma grande parcela do setor de medicamentos, como incentivará a pesquisa e desenvolvimento de várias linhas de produtos.

As tendências da indústria farmacêutica refletem que o cenário econômico mundial ainda favorece a pesquisa e desenvolvimento de novas estratégias para o mercado de medicamentos.

Se quiser saber mais sobre assuntos da indústria farmacêutica, assine nossa newsletter!

banners_8dicas_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.