Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Infecção do trato urinário: conheça as principais causas e sintomas

Infecção do trato urinário: conheça as principais causas e sintomas

Um dos processos infecciosos mais comuns e que acomete pessoas de todas as idades, a infecção do trato urinário impera entre as mulheres. Pode ser facilmente tratada, mas também pode trazer complicações muito sérias se não for devidamente acompanhada e medicada.

Entre os homens, sua maior incidência se dá no primeiro ano de vida, geralmente por má formação congênita do trato urinário. Mas volta a ser um risco relevante após os 50 anos de idade, em razão dos distúrbios da próstata, muito comuns a partir dessa faixa etária.

Continue neste post e conheça as principais causas e sintomas da infecção do trato urinário.

O que é infecção do trato urinário?

A infecção urinária é o resultado da multiplicação bacteriana em qualquer segmento do trato urinário. Através de vias diversas, os microrganismos conseguem acessar o interior do sistema e, encontrando condições favoráveis, se multiplicam e instalam a infecção.

Por exemplo, a cistite, uma das mais comuns, é a inflamação superficial da mucosa da bexiga, na maioria dos casos provocada pela bactéria Escherichia coli. Existem diversas outras bactérias que podem ser responsáveis por infecções nos componentes do sistema urinário.

Os principais tipos de infecção urinária são:

  • cistite: infecção na bexiga;
  • uretrite: infecção no canal da uretra;
  • pielonefrite: infecção nos rins.

Como surgem essas infecções?

Existem 3 principais caminhos pelos quais os micro-organismos podem alcançar o trato urinário e provocar a infecção, a saber:

  • a via linfática: mais rara, se dá através das conexões dos vasos linfáticos dos intestinos e dos rins;
  • a via hematogênica: resultante da intensa vascularização dos rins; é a mais comum entre neonatos;
  • a via ascendente: através da uretra, os micro-organismos ascendem até as vias internas, podendo alcançar os rins; é a mais comum entre mulheres e em pacientes submetidos a exames instrumentais do trato urinário.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas de uma infecção do trato urinário podem estar relacionados com o local da infecção. Assim, podem ser observados para cada caso:

  • cistite: disúria (dificuldade para urinar) e aumento da frequência urinária;
  • uretrite: disúria, aumento da frequência e corrimento uretral;
  • pielonefrite: febre, náuseas e vômito, calafrio, dor no flanco.

Como evitar e como tratar a infecção urinária?

Medidas preventivas devem ser adotadas, sobretudo em relação a certos hábitos. Dentre elas, é preciso:

  • tratar adequadamente qualquer distúrbio interno ou externo ocorrente na região das vias urinárias;
  • realizar boa higiene da região perineal;
  • aumentar a ingestão de água;
  • urinar logo e sempre que sentir vontade.

A infecção do trato urinário pode ocorrer em um episódio único ou isolado, capaz de ser tratado e resolvido com a utilização do antibiótico adequado. No entanto, a falha no tratamento (muitas vezes provocada pela interrupção pelo paciente) pode conduzir à reincidência, com a persistência assintomática do mesmo micro-organismo, levando a um quadro de infecção crônica de risco elevado.

O profissional médico indicado para o tratamento das infecções do trato urinário é o urologista. Quanto à medicação utilizada, o tratamento antibiótico é capaz de eliminar adequadamente a infecção em poucos dias, na maior parte dos casos. E a maioria das crianças podem ser tratadas com antibióticos orais.

Nos casos de lactentes (bebês em amamentação) ou crianças com doenças graves e apresentando vômitos, a aplicação intravenosa pode ser necessária até o desaparecimento da febre, quando o tratamento oral poderá ser utilizado.

Se você gostou deste post sobre infecção do trato urinário, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que é importante em relação à saúde.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.