Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Julho Amarelo: conscientização para combater hepatites virais

Nesta quinta-feira (28 de julho) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, doenças que podem estar associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. A data alerta para a importância do cuidado com a saúde e a realização de exames de rotina.

A hepatite é uma inflamação do fígado, importante órgão do sistema digestório, que tem papel fundamental na eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Ela pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns medicamentos ou consumo excessivo de álcool.

Na maioria das vezes, a doença não apresenta sintomas, porém, quando há, os mais marcantes são a pele e olhos amarelados, o que, inclusive, simboliza o Julho Amarelo, mês de prevenção à doença. Outros sintomas são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras.

A hepatite viral pode ser classificada por cinco tipos: A, B, C, D e E. Hoje, estima-se que cerca de 3,5 milhões de brasileiros têm casos mais sérios de hepatite, sendo aproximadamente 800 mil com hepatite B e 2,7 milhões com hepatite C.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.