Livros para farmacêuticos: 5 obras que todo profissional deve ler

Livros para farmacêuticos: 5 obras que todo profissional deve ler

A leitura é uma ferramenta que amplia os conhecimentos e promove a atualização profissional. É por isso que conhecer os principais livros para farmacêuticos é importante para quem trabalha ou pretende trabalhar nessa área.

Foi pensando nisso que desenvolvemos uma lista com uma série de obras que são muito importantes para a formação complementar de um farmacêutico e que devem fazer parte da sua biblioteca.

Quer saber quais são esses livros? Então, siga a leitura e conheça a sinopse e o autor de cada um deles.

1. Habilidade de comunicação para farmacêuticos: construindo relacionamentos, otimizando o cuidado aos pacientes

Esse livro foi escrito por Bruce Berger e está em sua terceira edição no Brasil. Trata-se de uma obra com dicas e orientações para que os farmacêuticos ou estudantes de farmácia saibam como desenvolver estratégias de comunicação para prestar um melhor atendimento aos pacientes.

São tratadas questões como:

  • comunicação persuasiva;
  • estilos de abordagem;
  • como contornar situações difíceis;
  • barreiras causadas por diferenças culturais, entre outras.

2. Medicamentos Lexi-Comp Manole: uma fonte abrangente para médicos e profissionais da saúde

Essa obra é similar a um dicionário, mas em vez de palavras, lista os nomes dos principais medicamentos existentes no mercado, em ordem alfabética pelo nome genérico.

Assim, cada medicamento vem acompanhado de sua posologia para cada situação, detalhamento fármaco, entre outras informações relevantes para o dia a dia do profissional de farmácia.

3. Gestão estratégica para farmacêuticos

Escrito por Leonardo Doro Pires, Lenin Cavalcanti Brito Guerra e Marcel Lima Ribeiro de Dantas, esse livro mostra como os farmacêuticos também podem atuar como gestores, desenvolvendo habilidades de liderança e de planejamento estratégico.

Trata-se de uma obra essencial para os farmacêuticos que atuam como líderes de equipes em drogarias ou laboratórios.

4. Coleção manuais da farmácia: legislação farmacêutica

O volume que trata de legislação farmacêutica da série “Coleção manuais da farmácia” é ideal para quem deseja prestar concursos públicos na área.

A obra traz as principais leis e normativas que regulamentam ou estão relacionadas com o setor farmacêutico, de forma explicada. O livro também é um ótimo guia para informações sobre o direito à saúde garantido a todos os cidadãos pela Constituição Federal.

5. Farmacêutico hospitalar: conhecimentos, habilidades e atitudes

Esse livro foi organizado por Felipe Dias Carvalho, Helaine Carneiro e Marcelo Polacow Bison, mas reúne a participação de mais de quarenta especialistas da área de gestão hospitalar.

Os capítulos tratam de assuntos específicos como:

  • técnicas de administração em farmácia;
  • habilidades a serem desenvolvidas em hospitais;
  • políticas institucionais;
  • técnicas de relacionamento com outros profissionais das clínicas ou hospitais etc.

Agora que você já conhece alguns bons livros para farmacêuticos, é só buscar por cada um deles e colocar as suas leituras em dia para conquistar voos cada vez mais altos em sua vida profissional.

E para começar a se qualificar agora mesmo, recomendamos que faça o download do nosso Guia Hipolabor para os farmacêuticos, que fala sobre as oportunidades disponíveis hoje no mercado farmacêutico e dá dicas sobre a atuação e preparo do futuro profissional, com ênfase em diferentes especialidades do setor.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.