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Marketing básico para farmacêutico: 8 dicas para aplicar hoje mesmo!

Marketing básico para farmacêutico: 8 dicas para aplicar hoje mesmo!

O público está cada vez mais exigente e o mercado cada vez mais disputado em todos os segmentos, o que inclui as farmácias e drogarias. É por isso que investir no marketing farmacêutico é algo que deve estar sempre em pauta no planejamento estratégico de empreendimentos desse tipo.

Realizar ações de marketing é importante não apenas para fazer vendas diretas na drogaria, mas também para fidelizar os clientes, construir uma imagem positiva perante o público e, assim, garantir um faturamento alto e sistêmico.

Mas com fazer, de fato, o marketing farmacêutico? Esta é uma pergunta que não tem uma resposta única, pois existem inúmeras ações e tipos de marketing que podem ser praticados.

Para que você possa começar a aplicar essas técnicas ainda hoje, desenvolvemos uma lista com 8 dicas de marketing básico para farmacêutico. Confira a seguir!

1. Pratique o marketing de relacionamento

A boa experiência do consumidor é essencial para que uma farmácia conquiste as pessoas, de modo que elas se tornem clientes fixas do estabelecimento. Para isso, é importante que a drogaria adote uma cultura voltada para o bom atendimento, com os farmacêuticos e atendentes sempre muito bem preparados para atender os consumidores.

É preciso ser gentil e amável com qualquer pessoa que chegue até o estabelecimento, buscando sempre ajudar a todos para que encontrem aquilo que necessitam. Procure também manter o vínculo após a venda, realizando ações como o envio de mensagens em datas especiais — como o aniversário do cliente, Natal, Páscoa etc.

2. Invista na fidelização

Outro ponto importante e que, de certa forma, também se relaciona com o marketing de relacionamento é a fidelização. Assim sendo, é preciso desenvolver ações que possibilitem que o cliente se sinta motivado a retornar até a farmácia em outras ocasiões após fazer uma compra.

Criar um cartão de fidelidade, que dê um prêmio ou desconto após uma quantidade de compras na drogaria, é um exemplo de ação de fidelização que pode ser desenvolvida.

Também é possível criar programas especiais para pacientes que necessitam de medicamentos de uso contínuo, e que precisam comprá-los na farmácia todos os meses.

3. Segmente os clientes com a geolocalização

O geomarketing é uma técnica que une o marketing à geografia, de modo que o consumidor possa ser atingido pelas ações publicitárias de acordo com o local em que ele se encontra no momento.

Para as farmácias de rede, que atuam em mais de uma cidade, é possível criar posts nas redes sociais e impulsioná-los para que atinjam apenas as pessoas que estiverem em determinada localidade. Assim, ações exclusivas podem ser feitas para os clientes de cada unidade da drogaria.

4. Aposte em parcerias com profissionais da saúde

Fazer parcerias pode ser uma excelente estratégia para conquistar mais clientes para a sua farmácia. Procure por médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde que atuem na sua cidade e faça convênios.

Você pode propor a esses profissionais que deixem seus materiais de divulgação, como flyers e cartões de visita, na farmácia e, em troca, pedir que eles indiquem o seu estabelecimento quando receitarem medicamentos e outros produtos para os seus pacientes.

Também é interessante firmar parcerias para a produção de conteúdo. Você pode produzir vídeos com médicos dando dicas de saúde para publicar em suas redes sociais, por exemplo. Isso é útil para a drogaria, que passará uma imagem positiva para o público, e para o médico, que terá mais reconhecimento da comunidade.

5. Otimize a distribuição de produtos dentro da loja

A forma como os produtos estão distribuídos na farmácia interfere nas compras do cliente. Por isso, a organização das gôndolas e prateleiras precisa ser feita sempre de forma estratégica.

Organize os produtos por seções, como a de medicamentos, a de cosméticos, a de maquiagens, a de perfumaria etc. Também podem ser colocados produtos de uso frequente no caixa, para que o consumidor possa vê-los e comprá-los mesmo que não estejam em seu planejamento inicial, pois são itens que ele necessita de forma recorrente.

Preservativos, lâminas de barbear, batons e até doces e chicletes são exemplos de produtos que podem ser dispostos no caixa.

6. Crie um blog

Fazer pesquisas em sites como o Google é uma prática cotidiana das pessoas nos dias atuais. Por isso, investir cada vez mais em marketing de conteúdo é importante para as empresas.

Você pode criar um blog para a sua farmácia e desenvolver conteúdo como dicas de saúde e bem-estar. Nesses textos, devem ser trabalhadas palavras-chave para que o site da drogaria esteja bem posicionado quando os clientes em potencial fizerem buscas sobre o assunto.

Por exemplo: se, ao pesquisar sobre “remédios para gripe”, uma pessoa encontrar o blog da sua farmácia explicando as ações dos principais medicamentos desse tipo, ela terá mais pré-disposição de comprar da sua farmácia e não de uma concorrente.

7. Realize vendas online

As vendas online são um grande diferencial para as farmácias, pois cada vez mais as pessoas têm rotinas corridas que muitas vezes as impede de ir até lojas físicas.

Além disso, se você investir em marketing de conteúdo, pode colocar links para o seu site nas publicações de seu blog. Dessa forma, as pessoas que leem um artigo, se tiverem interesse, já podem comprar, pela internet, os produtos que necessitam para solucionar o seu problema.

8. Marque presença nas redes sociais

Redes sociais como o Facebook e o Instagram também podem fazer a diferença para as farmácias. No entanto, não é recomendado apenas criar perfis nesses canais, mas sim alimentá-los de forma estratégica.

É recomendado o uso da técnica 80/20 nas redes sociais — ou seja, publicar 80% de conteúdo informativo e interacional e apenas 20% de publicidade propriamente dita.

Se você seguir essas dicas de marketing farmacêutico, temos certeza de que a sua farmácia ou drogaria se destacará da concorrência e conquistará muito mais clientes e reconhecimento em sua região de atuação.

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