Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Medicamento genérico: entenda as diferenças

Medicamento genérico: entenda as diferenças

Medicamento genérico é um produto farmacêutico tecnicamente elaborado que atende as todas as recomendações da vigilância sanitária quanto ao propósito terapêutico.

Nesse post, esclareceremos todas as dúvidas em relação ao medicamento genérico. Acompanhe nossas explicações e saiba distingui-los das demais medicações existentes no mercado!

Porque surgiu o medicamento genérico?

O medicamento genérico surgiu após a promulgação da lei 9787/1999, que alterou trechos da legislação 6360/1976. No novo documento foram conceituadas as três classificações de medicamentos: genérico, similar e de referencia.

Junto à isso, essa classificação de medicamento genérico surgiu após a quebra de patentes dos medicamentos de referência. Essa situação permitiu maior número de produtos no mercado farmacêutico e melhor poder de compra pelos usuários.

Quais as suas principais características?

A denominação de medicamento genérico é aquele que possui as mesmas características farmacêuticas do medicamento de referência. Isso significa que os dois produtos são idênticos quanto a sua formulação e aspectos farmacológicos.

Além disso, eles são considerados intercambiáveis — o que significa que o farmacêutico poderá substituir um produto de referência pelo seu medicamento genérico. O mesmo não acontece com o medicamento similar.

Medicamento similar é um produto que apresenta os mesmos princípios ativos do medicamento de referência, mas podem diferir em algumas características farmacêuticas — tais como tamanho do comprimido, prazo de validade, embalagem, etc.

Com identificar um medicamento genérico?

Os medicamentos genéricos são identificados pela letra G em sua embalagem e constam apenas o nome dos princípios ativos, característica marcante que o distingue dos demais produtos.

Os medicamentos similares possuem a identificação do nome de marca e logo abaixo dessa é obrigatório constar a formulação farmacêutica. Essa mesma situação acontece para os medicamentos de referência, que são mais conhecidos popularmente que os similares.

É possível confiar no genérico?

Como os medicamentos genéricos são submetidos aos mesmos testes de bioequivalência e biodisponibilidade que os produtos de referência, pode-se afirmar que são idênticos quanto ao aspecto farmacológico.

O único quesito em que são diferentes é no âmbito econômico. Normalmente os medicamentos genéricos são mais baratos que os demais produtos, e esse fato causa receio na população. A justificativa para isso é porque as indústrias farmacêuticas que produzem genéricos não precisam investir em estratégias de marketing.

Com isso, os produtos genéricos não precisam ter um volume de vendas elevado para garantir o retorno financeiro da pesquisa, desenvolvimento e extração dos princípios ativos.

Medicamento genérico é um produto de alta qualidade farmacêutica e farmacológica que segue os mesmos padrões sanitários exigidos para o medicamento de referência.

Sendo assim, ao utilizar um medicamento genérico você estará utilizando o mesmo produto, porém com um custo bem menor. Sua confiabilidade e inserção no mercado foram garantidas por meio das legislações farmacêuticas e melhorias das técnicas laboratoriais.

Por isso, não se engane! Medicamentos genéricos são iguais ao de referencia, mas diferem dos similares. Sabendo mais, poderá tomar a decisão correta ao conversar com um profissional de saúde!

Gostou de saber mais? Aproveite para assinar nossa newsletter e ficar sempre atualizado sobre saúde e bem-estar.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.