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O que é storytelling e como usá-lo no seu discurso de venda

O que é storytelling e como usá-lo no seu discurso de venda

A ocupação de vendedor é extremamente desafiadora e requer uma série de qualidades e características únicas. Para ser um profissional de sucesso, é preciso ter conhecimento, empatia e, acima de tudo, poder de persuasão para convencer o cliente.

E é nesse contexto que o storytelling pode ser muito útil. Com ele, é possível se conectar com o público e inspirá-lo pela história da marca representada ou de seus produtos e serviços.

Quer entender melhor essa estratégia? Então, confira o conteúdo a seguir, descubra o que é storytelling e como usá-lo no seu discurso de venda.

O que é storytelling?

Numa tradução livre, storytelling pode ser entendido como “contar uma história” ou algo parecido. O fato é que, no universo de vendas, essa estratégia consiste em uma forma de dialogar com os clientes utilizando a própria biografia da empresa e o que ela tem a oferecer para preencher ou superar as necessidades e expectativas do público.

Sabemos que os vendedores precisam apostar no seu poder de oratória, e o storytelling é mais uma forma de persuadir com qualidade.

Qual a importância do storytelling?

Uma boa técnica de storytelling é muito importante para aproximar a empresa, o vendedor e o público-alvo, gerando uma sensação muito maior de empatia. Além disso, ela pode ajudar a aumentar significativamente o número de negociações e ajudar na comunicação e no compartilhamento de ideias, cativando os potenciais clientes.

Mais do que o uso de dados estatísticos e números exatos, o storytelling torna todo o processo de vendas mais interessante e cria uma relação e reação emocionais muito mais fortes entre os participantes do negócio, além de otimizar o potencial de lembrança da marca por parte dos compradores.

Como usar o storytelling?

A receita básica para usar o storytelling é parecida com a de qualquer história: começo, meio e fim, com personagens carismáticos e um clímax marcante. A grande diferença aqui é que os papéis virão da empresa e das suas figuras e personalidades notáveis. É preciso aprender muito sobre o empreendimento e saber ao certo seus conceitos, valores, missão, experiência e trajeto no mercado.

Em seguida, é hora de explorar esses detalhes para criar novos conceitos e campanhas que encantem os consumidores e facilitem a criação de um laço de fidelidade com a marca. Para que tudo possa dar certo, é indispensável conter elementos que instiguem e comovam quem está ouvindo, gerando identificação em diferentes grupos de pessoas. Os objetivos são: influenciar, engajar, impressionar, apaixonar, convencer, cultivar, vender, educar e causar diversas impressões e emoções ao público.

O storytelling não tem limites: ele pode ser feito pelo boca a boca com um vendedor (pessoalmente ou por telefone), por uma equipe, chegando a campanhas de marketing em todos os meios (internet, rádio, televisão, impressos etc.). Atualmente, as redes sociais são importantes para ampliar essa estratégia, pois propiciam uma interação muito mais rápida e efetiva dos clientes com o que é contado e ainda permitem o compartilhamento de informações.

Dessa forma, percebe-se que o storytelling serve para mostrar os valores e princípios de uma empresa de maneira marcante e eficaz. Seja em um primeiro contato telefônico, em uma visita de prospecção ou durante reuniões com equipes, é possível captar a atenção e permanecer na memória de seus clientes.

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