Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Outubro rosa: afinal, é possível prevenir o câncer de mama?

Outubro rosa: afinal, é possível prevenir o câncer de mama?

Estamos no Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado a conscientização sobre como prevenir o câncer de mama. Essa campanha é muito importante, visto que a doença é a que mais mata as mulheres brasileiras.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são cerca de 57 mil novos casos todos os anos. Apesar desse número preocupante, esse câncer tem tratamento e cura. Por sinal, se for diagnosticado precocemente, as chances de ser curado chegam a 97%.

No entanto, isso só acontece com a realização de exames regulares, além da adoção de hábitos saudáveis que ajudam na prevenção. Continue lendo o post e saiba como evitar o câncer de mama. Confira!

Faça o autoexame das mamas

Durante o Outubro Rosa, uma das informações mais relevantes de se divulgar é o diagnóstico precoce. Para isso, é necessário que as mulheres façam o autoexame das mamas, pelo menos uma vez por mês, a partir dos 20 anos.

Esse exame é muito fácil de fazer, basta apalpar os seios com movimentos circulares. É preciso observar a presença de caroços ou pequenos nódulos endurecidos e, geralmente, indolores.

Isso pode ser feito durante o banho, na frente do espelho ou deitada antes de dormir. O ideal é realizar o autoexame das mamas de quatro a seis dias depois do fim da menstruação.

Realize a mamografia regularmente

É fundamental destacar que o autoexame das mamas não substitui a necessidade de se fazer a mamografia e outros exames — como o ultrassom — com regularidade. Eles servem para investigar e confirmar a presença de nódulos ou outras anomalias que possam ser um câncer.

Assim, após os 35 anos, as mulheres devem procurar um ginecologista anualmente. Caso apresente algum sintoma ou encontre um nódulo, o melhor é se consultar com um médico quanto antes.

Pratique atividades físicas

Não basta fazer um diagnóstico precoce para se prevenir do câncer de mama. A verdade é que a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos regulares, é a principal forma de evitar e combater essa e outras doenças.

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e publicada no Journal of the National Cancer Institute, quem pratica exercícios intensos na adolescência reduz até 23% dos riscos de ter câncer de mama na idade adulta.

Isso porque os exercícios ajudam a regular os níveis de estrógeno, hormônio ligado ao aumento do risco de câncer. Eles também contribuem para o controle do peso e para reduzir estresse, outros dois fatores relevantes. Assim, os pesquisadores recomendaram que a atividade física deve começar a partir dos 12 anos para se evitar a doença.

Mantenha uma alimentação balanceada

Outra forma de se prevenir o câncer de mama e diversas doenças é com uma alimentação balanceada e controle do peso, afinal, a obesidade é um dos fatores de risco. É muito importante consumir boas quantidades de vitaminas, sais minerais, proteínas e fibras, sem necessariamente deixar de lado os carboidratos e as gorduras insaturadas.

Dessa forma, deve-se ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais integrais, além de óleos como o azeite. Por outro lado, é necessário evitar o consumo de alimentos gordurosos, açúcar, frituras e produtos processados, que contêm corantes e conservantes.

Além disso, acredita-se que alguns alimentos podem reduzir os riscos de câncer de mama, é o caso da soja e seus derivados. Eles contêm substâncias chamadas isoflavonas, estrógenos vegetais, que ajudam a controlar a produção desses hormônios pelo organismo.

Já o ômega 3, presente em peixes, nozes e óleos vegetais, é antioxidante, reduzindo a proliferação das células mamárias. Um estudo americano apontou que essa substância pode diminuir em 32% os riscos de câncer.

Amamente o máximo possível

A amamentação é bastante reconhecida por trazer benefícios para os bebês — como o aumento da imunidade. No entanto, ela também é benéfica para as mães, uma vez que ajuda a regular a produção hormonal.

Um estudo, realizado na Inglaterra pelo World Cancer Research Fund, constatou que as mulheres que amamentam por até seis meses reduzem em 5% os riscos de ter câncer de mama. A prática estimula as glândulas mamárias, evitando a proliferação das células na região.

Pare de beber e fumar

Ainda não se sabe exatamente a relação entre o álcool e o câncer de mama. Porém, os médicos acreditam que a substância pode alterar a produção de estrógeno. Sem contar que ele pode levar a diversas outras doenças, como o diabetes, problemas hepáticos e cardiovasculares. Por isso, recomendam que as mulheres parem de beber ou, pelo menos, reduzam o consumo.

Já o cigarro, é reconhecido por ser a principal causa de morte evitável, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), matando 4,9 milhões de pessoas todos os anos. Ele contém mais de 4 mil substâncias tóxicas e, por isso, é responsável não apenas por diversos tipos de câncer — incluindo o de mama — além de outras doenças graves, como o enfisema pulmonar. Assim, o melhor é parar de fumar, definitivamente, e não ter mais contato com a fumaça do cigarro.

Evite o estresse

Por fim, o estresse é um dos fatores de risco para o câncer de mama e diversos outros. Certos estudos relacionam a vida agitada e estressante ao aumento nos casos da doença, mesmo que não se saiba ao certo como e porque isso acontece.

O fato é que os médicos recomendam a adoção de uma rotina mais tranquila. Quando isso não é possível, é sempre bom procurar formas de aliviar o estresse e controlar a ansiedade, como a prática de exercícios e atividades como Ioga e Tai Chi.

Agora que você sabe como prevenir o câncer de mama já pode cuidar melhor da sua saúde. O mais importante é ter em mente que hábitos saudáveis devem ser adotados em toda sua vida. Além disso, não se esqueça de procurar um médico para fazer os exames preventivos regularmente.

Gostou de saber como se prevenir do câncer de mama? Então, faça com que essas informações cheguem a mais pessoas! Compartilhe o post nas redes sociais e colabore com a campanha do Outubro Rosa!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.