Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Outubro Rosa: mais conforto durante a mamografia

Para reforçar as divulgações em apoio ao Outubro Rosa, nosso blog agora destaca a mamografia. O Viva Bem, do Portal UOL, publicou uma matéria com dicas para o exame ser mais confortável; afinal, um dos motivos que levam as mulheres a não fazer a mamografia é o medo da dor.

“Como os seios são extremamente sensíveis e o exame necessita da compressão das glândulas mamárias, pode mesmo provocar dor, que varia de mínima a intensa, dependendo da sensibilidade da mulher”, esclarece Silvia Sabino, radiologista do Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, em Barretos.

Apesar da importância fundamental para o diagnóstico da doença, o percentual de mamografias em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi o menor nos últimos cinco anos, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia.

Para o exame ser mais confortável e menos dolorido, a principal dica é marcar a mamografia para a primeira semana depois do final da menstruação. Outra questão importante é controlar a tensão e relaxar durante o procedimento.

Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria na íntegra.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.