Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Prospecção de clientes: é melhor fazer pessoalmente ou por telefone?

Prospecção de clientes: é melhor fazer pessoalmente ou por telefone?

Saber se é mais adequado fazer uma ligação ou uma visita para atender um possível novo cliente pode depender muito do ramo de atuação da empresa. Contudo, o mais importante é manter o nível de produtividade, independentemente de qual forma de prospecção de clientes escolher.

Para ser produtivo, é necessário fazer um considerável volume de ligações e visitas sem perder a qualidade de atendimento para converter parte delas em vendas. E, como a atuação em ambas é bem diferente, listamos abaixo as diferenças entre uma e outra para que você veja qual é a ideal para a sua empresa.

Como fazer prospecção de clientes por telefone?

Organização é o primeiro passo, afinal, pode ser preciso fazer mais do que um telefonema para conquistar um novo cliente. Por isso, tenha sempre aberto o seu CRM ou a planilha para atualizar cada contato feito.

O ideal é separar um tempo do dia para fazer ligações, pois a vantagem de prospectar por telefone é poder fazer um grande número de chamadas por não haver necessidade de se deslocar até a pessoa.

Como fazer prospecção de clientes pessoalmente?

Por outro lado, ao atender possíveis novos clientes pessoalmente, é preciso ter a agenda e uma boa gestão de tempo como seus fiéis escudeiros. Lembre-se que, assim como você, a pessoa a ser visitada também é ocupada e, ao dispor uma hora para fazer uma reunião contigo, é preciso se preparar com antecipação e prever possíveis problemas no deslocamento — como o trânsito, por exemplo — que não te impeçam de chegar pontualmente.

Embora o volume de prospecção pessoal em alguns casos seja menor que pelo telefone, reuniões presenciais podem ter mais força do que uma conferência telefônica na hora de fechar um negócio.

Qual forma é a melhor para prospectar clientes?

Depende! Mas o importante é estar sempre preparado para atender. Portanto, independentemente de qual forma escolher, esteja sempre preparado para receber os clientes.

Se você prospecta por telefone, não basta fazer ligações — é necessário também estar a postos para quando ele tocar, pois, a qualquer hora, alguém pode entrar em contato.

E o mesmo vale caso você faça o atendimento pessoalmente. Por isso, esteja sempre vestido de forma adequada a receber um novo cliente e apto a mover alguns compromissos na agenda se surgir uma chance de ir até ele fechar um negócio.

Além disso, aproveitar essa ida para visitar possíveis novos clientes nos arredores também é uma estratégia muito válida. Afinal, embora ele possa simplesmente desligar o telefone caso não queira atender, não poderá fazer o mesmo se você estiver de pé diante dele. Assim, você pode se apresentar e marcar uma reunião futura ou fazê-la ali mesmo caso haja oportunidade.

Em suma, não há um método mais eficaz que o outro para gerar vendas, pois tudo vai depender de qual estratégia a sua empresa considera melhor — assim como a equipe comercial que precisa estar atenta às vantagens e às desvantagens de cada tipo de captação.

E você? Costuma usar mais o telefone ou fazer visitas na hora de prospectar clientes? Conta pra gente no espaço para comentários.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.