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Relacionamento com fornecedores: 5 erros que você não deve cometer

Relacionamento com fornecedores: 5 erros que você não deve cometer

Toda empresa precisa manter um bom relacionamento com fornecedores. Afinal, eles são parceiros importantes para o bom andamento do negócio, contribuindo para a fabricação e venda de produtos.

Entretanto, no segmento farmacêutico eles adquirem um papel estratégico, uma vez que a satisfação de necessidades básicas e, muitas vezes, urgentes, dos pacientes está envolvida.

Ainda assim, alguns erros simples podem comprometer essa relação. Conheça abaixo quais são os 5 principais e como evitá-los. Boa leitura!

1. Avaliar somente os preços

O preço de uma mercadoria costuma ser o maior atrativo para a escolha de um fornecedor. Mas ele não deve ser o único e, muito menos, o decisivo. Nem sempre o produto mais barato é o que, de fato, tem o custo menor.

Isso porque é preciso considerar outros gastos envolvidos, como o frete, o prazo de entrega, descontos, entre outros. Dessa forma, antes de fechar um acordo, verifique se o preço total da mercadoria vale mesmo a pena.

2. Não checar os produtos

Especialmente em um mercado em que a qualidade pesa tanto quanto no de medicamentos, é essencial conferir o padrão dos produtos antes de fechar uma compra. É necessário desconfiar ainda mais de preços muito atrativos, entre outras vantagens.

Neste sentido, o relacionamento com fornecedores precisa se basear na confiança — que é adquirida por meio de testes, certificados e outros documentos. Por isso, exija todo tipo de documentação que ateste a qualidade e, sempre que possível, peça por amostras e experimente os produtos antes de comprar.

3. Ter poucos fornecedores

Por mais confiável que um fornecedor seja, ele não deve ser o único. Pois caso aconteça algum imprevisto, pode ocorrer um problema de abastecimento na farmácia.

Dessa forma, tenha sempre uma base recorrente de fornecedores que possam garantir o fornecimento constantemente. Isso é importante também para se adequar ao prazo de entrega, que nem sempre consegue atender a demanda.

4. Não conferir a capacidade de entrega

Se você tem uma farmácia grande e com muitas vendas, sobretudo de alguns produtos específicos, têm certeza que o seu fornecedor vai conseguir atender às suas necessidades de entrega?

Um erro recorrente e, quase sempre, esquecido no relacionamento com fornecedores é não conferir se eles são capazes e suficientes para realizar a entrega. Além da capacidade produtiva, o fornecedor precisa contar com uma boa logística para manter o seu estoque.

5. Escolher um fornecedor pouco informatizado

Por fim, esse pode parecer um erro pequeno ou até insignificante. Mas processos e equipamentos antigos, sobretudo os logísticos, podem pôr a perder todo o abastecimento.

A informatização também é importante para a rápida troca de informações entre o fornecedor e a empresa compradora, bem como pela facilidade de fazer pedidos e solicitar alterações.

Dessa forma, podemos concluir que o erro maior é, justamente, não manter efetivamente um relacionamento com fornecedores. Essas empresas não podem ser vistas como meras fontes de suprimentos. Na verdade, quanto mais duradoura e bem instituída for a relação, mais bem-sucedida ela será para ambas as partes.

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