Trabalhar em farmácia: 6 coisas que todo profissional precisa saber

Trabalhar em farmácia: 6 coisas que todo profissional precisa saber

Trabalhar em farmácia é uma das principais atuações de farmacêuticos. É válido afirmar que esse tipo de profissional deve ter um amplo conhecimento, sendo capaz de ajudar os consumidores a encontrarem os remédios corretos para as suas necessidades.

Infelizmente, muitos profissionais não estão capacitados para tal função, indicando produtos inadequados e que prejudicam mais do que ajudam os enfermos. É importante destacar que essa profissão é extremamente imprescindível para a sociedade. Assim, é importante pensar nisso antes de sair receitando medicamentos e vendendo remédios.

Ficou interessado pelo assunto? Então continue a leitura deste artigo e conheça seis coisas que todo profissional precisa saber!

1. Entenda as necessidades do cliente

Nem sempre o bom vendedor é aquele que consegue vender qualquer coisa ao cliente. Um farmacêutico precisa compreender as necessidades do seu cliente e atendê-las da melhor forma possível. Afinal, remédios são específicos para determinados tipos de doença.

2. Conheça os produtos que está vendendo

Para trabalhar em farmácia, é necessário conhecer os produtos que estão sendo comercializados no estabelecimento. Essa é a única maneira de conseguir abordar os clientes e poder oferecer produtos que realmente sejam úteis para eles.

3. Sempre avalie a prescrição médica

Avaliar a prescrição médica também é uma prática essencial para quem deseja trabalhar em farmácia. Muitos profissionais não prestam atenção nesse documento, oferecendo remédios que não serão capazes de solucionar os problemas de quem os busca.

Sendo assim, sempre avalie a prescrição médica. Além do remédio, é preciso ficar atento para a dosagem recomendada pelo médico e a quantidade de cápsulas (ou gotas) que o cliente deve comprar. Assim, ele não precisará comprar comprimidos em demasia ou voltar à farmácia para comprar mais.

4. Cumpra a legislação

Cumprir a legislação é outra coisa que todo profissional de farmácia precisa fazer. Em outras palavras, não venda remédios sem prescrição, principalmente os de tarja preta, retenha a receita de medicamentos controlados. Preste atenção nesses pontos, evitando maiores problemas.

5. Trate o cliente com educação

Tratar o cliente com educação é de grande valia para qualquer profissional que trabalha com vendas. Em farmácias, esse ponto é ainda mais importante, principalmente por se tratar de pessoas que procuram o estabelecimento para solucionar problemas de saúde ou dores incômodas.

Dessa forma, busque entender as necessidades dos consumidores e indique os melhores produtos para que eles se sintam confortáveis e que tenham confiança em suas indicações. Essa será a principal forma de fidelizá-los.

6. Sempre tenha condutas éticas

Por fim, mas não menos importante, ter condutas éticas é essencial para qualquer área de atuação. Para se trabalhar em farmácia é ainda mais importante, por conta dos principais produtos comercializados serem drogas que, se vendidas de forma errada, podem causar grandes prejuízos.

É importante que você sempre se mantenha atualizado tanto na área técnica, aprendendo sobre as novas medicações e mudanças de legislação, quanto na atenção e no bom atendimento ao cliente, procurando as melhores técnicas de acolhimento e vendas.

E aí, gostou do nosso post? Aprendeu algumas dicas para trabalhar em farmácia? Então assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todos os nossos novos conteúdos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.