Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Tudo que você precisa saber sobre o tratamento de HPV

Tudo que você precisa saber sobre o tratamento de HPV

O HPV é um dos vírus mais transmitidos sexualmente, sendo responsável por milhares de casos de verrugas e cânceres todos os anos. Apesar de toda essa patogenicidade e de tantos relatos de doenças, porém, o HPV pode ser curado, ou pelo menos controlado com o tratamento correto.

Quer descobrir mais sobre qual é o tratamento de HPV, seu objetivo e como ele é feito? Continue lendo o nosso post!

Quais são as doenças provocadas pelo HPV?

Uma vez dentro da célula, o HPV promove uma multiplicação celular excessiva e gera lesões tumorais de pele ou de mucosa. Existem mais de 200 tipos de HPV e cada um deles está mais associado a um tipo específico de lesão, o que pode incluir:

  • verruga vulgar;
  • verruga plana;
  • verruga genital;
  • câncer de colo de útero;
  • câncer de garganta;
  • câncer de ânus;
  • papulose bowenoide;
  • papilomatose laríngea juvenil.

Qual é o objetivo do tratamento de HPV?

O tratamento de HPV não visa a cura do indivíduo ou a eliminação completa do vírus no organismo. O objetivo é o controle dos sintomas e a destruição das lesões na pele ou na mucosa, prevenindo a transmissão da doença para outras pessoas e reduzindo o risco do indivíduo desenvolver câncer.

Além disso, são oferecidos medicamentos que fortalecem o sistema imune de forma a reduzir o número e o tamanho das lesões e permitir que o próprio organismo fique livre do vírus.

Como é feito o tratamento?

Medicamentos orais

A vitamina C é geralmente o medicamento de escolha e fortalece o sistema imune, ajudando-o a controlar a replicação viral e o tamanho das lesões.

Medicamentos tópicos

Lesões pequenas e externas podem ser tratadas com o uso de cremes ácidos que destroem a camada da pele infectada pelo HPV, como o ácido tricloroacético e a podofilina, ou com substâncias que modulam a ação imune local, como o interferon alfa e o imiquimod.

Cirurgias

Quando as lesões são muito grandes, cancerosas ou geram sintomas frequentes, é necessário realizar uma cirurgia para a retirada. Isso pode ser feito de forma tradicional, com o uso de bisturi e realização de sutura, ou por meio de eletrocoagulação, crioterapia ou laser, sempre com o uso de anestesia local.

O tratamento de HPV é doloroso?

Como os procedimentos cirúrgicos ou tópicos destroem ao tecido afetado, é comum que o indivíduo apresente um desconforto local por alguns dias. Para controlar essa sensação, basta fazer uso de analgésicos comuns, anti-inflamatórios ou realizar compressas de água morna.

É comum surgirem novas lesões após o tratamento?

Sim. Como o tratamento não elimina o vírus do organismo, é comum que lesões de HPV surjam novamente, principalmente em momentos em que o sistema imunológico está mais debilitado.

É necessário tratar o parceiro?

Sim. Como o HPV é transmitido através do contato íntimo pele a pele, mesmo que não haja contato com secreções fisiológicas, a transmissão sexual é possível. Assim, sempre que uma pessoa for iniciar o tratamento para HPV, é fundamental que seu parceiro também seja avaliado para a doença e receba o tratamento adequado.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras informações sobre saúde? Assine a nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.