Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Vida saudável: Hipolabor orienta sobre hidratação

Nos dias quentes, aumenta o risco das ocorrências de desidratação. A doença, que pode ser leve, mediana ou grave, acomete pessoas de todas as idades. Ela representa um risco maior para crianças, sobretudo recém-nascidos e lactentes, e também para idosos.

A desidratação é consequência da baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a ponto de impedir que o organismo realize suas funções normais. A doença ocorre quando a água eliminada pela respiração, suor, urina, fezes e lágrimas não é reposta adequadamente.

Além da ingestão insuficiente de líquido, a desidratação também é um quadro a ser considerado em pessoas que apresentam vômito, diarreias e febre. Nos dias de maior calor, com a transpiração excessiva, os portadores de diabetes também têm descontrole urinário, o que compromete o nível de hidratação do corpo.

 

Sintomas

Entre os sintomas clássicos de desidratação nos níveis leve e moderado, estão sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada.

 

Dor de cabeça, sonolência, tontura, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação. Além desses sintomas, que se intensificam com o agravamento do quadro, nos casos de desidratação grave, podem surgir diarreia aguda, queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte.

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de desidratação se baseia na avaliação clínica, mas pode ser necessário realizar alguns exames de sangue, fezes e urina para identificar a causa e a gravidade. A doença deve ser tratada da forma correta, com a ingestão de muita água filtrada ou fervida em goles pequenos e intervalos curtos. Essa medida pode ser suficiente para reidratar o organismo.

É importante, também, manter a pessoa em ambiente com temperatura amena para evitar a perda de água pelo suor. No caso de desidratação grave, que pode ocorrer de uma hora para outra, a reidratação deve ser feita com o soro oral distribuído gratuitamente nos postos de saúde e à disposição nas farmácias. Esse produto pode ser preparado em casa e tem validade de 24 horas depois de diluído em água.

 

Prevenção

Melhor que o tratamento é a prevenção, com o consumo de pelo menos dois litros de água por dia. Quando a temperatura estiver mais alta, recomenda-se o uso de roupas leves. A pessoa também deve evitar a exposição direta ao sol. Para quem gosta de praticar exercícios físicos ao ar livre, a recomendação é preferir os momentos mais frescos.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.