Todos os anos, no mês de outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa em todo o mundo. O foco é a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que tem grandes chances de cura quando diagnosticada precocemente. A importância em difundir o tema é reforçada pelos dados: de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de tumor mais comum no país, sendo também a principal causa de mortes relacionadas ao câncer nas mulheres brasileiras.
Em mais uma forma de dar visibilidade e apoio à causa, a Hipolabor convidou Ana Claudia Megale Batista, autora do livro “O câncer me curou”, para conversar com as colaboradoras da empresa. Ana Claudia, que mora em Pouso Alegre (MG), gravou um vídeo em que motiva “as meninas da Hipolabor” a fazer o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. “Também é muito importante o autoexame em casa, pois isso pode salvar sua vida, assim como salvou a minha; se ame, se cuide, se toque”, aconselhou. Ana Claudia, de 48 anos de idade, tem câncer e faz tratamento há seis anos.
A Hipolabor vai sortear 20 exemplares do livro entre as colaboradoras.
Atualmente, mais de 50% dos profissionais da Hipolabor são do sexo feminino. A ação vem como forma de alerta às mulheres e seus familiares, além de estimular a solidariedade àquelas que tiveram ou estão com câncer de mama.
Fique alerta: os sinais mais comuns são o aparecimento de nódulo endurecido na mama ou na axila, geralmente indolor no início da doença, alterações na pele que recobre a mama, mamas assimétricas e secreções pelo mamilo em mulheres que não estejam amamentando.
Comments