Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Aprender na prática: a importância do estágio para a formação do farmacêutico

A possibilidade de vivenciar na prática o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica pode ser um grande diferencial para quem está iniciando a carreira como farmacêutico. Sendo assim, as oportunidades de estágio apresentam potencial transformador e educativo, principalmente para os alunos que já se aproximam do fim do curso.
Para contribuir com essa fase tão importante, a Hipolabor realiza frequentemente processos seletivos para estudantes que desejam estagiar na empresa e trabalhar na indústria farmacêutica.

 

Trabalho em conjunto

De acordo com Gisele Assis Goulart, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estágio é uma etapa essencial para a formação. “É a oportunidade de levar os conhecimentos teórico-práticos ao local de atuação profissional. A Hipolabor tem tido um papel importante nesse contexto, já que as experiências de estágios que os alunos relatam têm sido muito positivas”, afirma.
Além das vagas para estágio, a Hipolabor mantém uma parceria com a Faculdade de Farmácia da UFMG com o intuito de realizar, todos os semestres, visitas à planta de produção e mostrar como ocorrem os processos de fabricação e controle de qualidade dos medicamentos.

 

Para que lado seguir?

A professora Gisele Goulart explica que, ao participar de um processo seletivo, o ideal é que o aluno já tenha definido uma área de atuação com a qual tenha tido mais afinidade durante os estudos, por exemplo. Apesar disso, existem empresas que incluem vivências em diferentes setores da indústria.
A escolha normalmente varia entre as áreas de Produção, Validação, Garantia da Qualidade, Estudos de Estabilidade, Desenvolvimento Analítico, Desenvolvimento Farmacotécnico e Controle de Qualidade.
Mesmo com a escolha baseada nos temas de mais interesse do estudante, conhecer de perto o funcionamento de outras áreas pode abrir o leque de possibilidades profissionais. Foi o que aconteceu com Lília Daher, ex-estudante da Faculdade de Farmácia da UFMG, que hoje ocupa o cargo de analista de Desenvolvimento e Validação de Método Analítico na Hipolabor.

 

Experiência relevante

Lília Daher conta que ingressou na empresa no início do ano passado para participar de um programa de estágio de seis meses no setor de Validação. “O trabalho me permitiu realizar atividades que promoviam integração com outras áreas e, a partir desses contatos, optei por fazer mais seis meses de estágio”, lembra.
Com isso, Lília Daher vislumbrou a possibilidade de mudar de setor para aprender ainda mais e passou a atuar na área de Desenvolvimento Analítico. “Além do maior aprendizado, consegui ampliar minha área de atuação e tive a oportunidade de ser contratada como analista, pois houve aumento do quadro de funcionários. A empresa conheceu o meu trabalho e eu tive mais clareza sobre a área em que quero atuar e sobre meu crescimento profissional”, atesta.
Se você tem vontade de fazer parte da equipe da Hipolabor, fique atento às divulgações das oportunidades de trabalho aqui no blog. Acompanhe as novidades!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.