Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: 6 remédios sem receita que ajudam a dormir

Hipolabor ajuda: 6 remédios sem receita que ajudam a dormir

Basta uma única noite mal dormida para que as primeiras consequências sejam notadas: alterações no humor, dor de cabeça e dificuldades para concentrar são apenas algumas delas.

Uma sequência de noites assim acarreta ainda em dificuldades de aprendizado e memorização, aumento de inflamações no corpo e até o aparecimento de alucinações.

Quando o caso é pontual, há uma série de remédios sem receita aos quais as pessoas podem recorrer para garantir o descanso tão necessário ao nosso organismo. A seguir, listamos algumas opções. Confira!

Dimenidrinato

O remédio pertence à classe dos anti-histamínicos (derivado da difenidramina), mas não é utilizado para tratar alergias, mas sim com o objetivo de evitar que a pessoa sinta tonturas, vertigens ou náusea, sendo indicado para quem sofre de cinetose ou labirintite.

Por atuar no sistema nervoso central e causar sonolência, também acaba sendo utilizado por quem está tendo uma noite difícil.

Quando misturado ao cloridrato de piridoxina também provoca sonolência, porém, em geral, com menos eficácia.

Valeriana

Valeriana é uma planta medicinal que tem efeitos calmantes, ansiolíticos e anticonvulsivantes. Por isso, a partir dela é produzido um medicamento fitoterápico que contribui para acelerar o processo de adormecer e melhorar a qualidade do sono profundo.

Ela é mais eficaz quando usada por um período maior de tempo, então recomenda-se o uso diário por um período de uma a duas semanas para perceber os resultados.

Cerca de 10% das pessoas que tomam extrato de valeriana apresentam sintoma contrário ao que se objetiva (agitação). Nestes casos, é recomendado que ele seja tomado durante o dia.

Anti-histamínicos

Medicamentos que combatem as reações alérgicas são divididos em duas gerações. Os de primeira geração atuam no sistema nervoso central diminuindo a atividade de um receptor chamado H1 e liberação de histamina.

Desta forma, eles diminuem a atividade dos neurônios e acabam provocando uma forte sonolência. Tanto que é recomendado não dirigir ou operar máquinas sob efeito destes medicamentos. São eles:

Clorfenidramina

Indicado para o tratamento de alergias diversas, mas, principalmente, a chamada “febre do feno” ou alergia ao pólen.

Difenidramina

Utilizado comumente para tratar conjuntivite alérgica, assim como rinite e urticária. Também indicado em alguns casos de Parkinson e náusea.

Hidroxizina

Por ter potente ação contra a coceira, é indicada para combater os sintomas de alergias que provocam este tipo de sintoma, além de vermelhidão na pele.

Prometazina

Usado para reações alérgicas e anafiláticas em geral, também pode ser utilizado para tratar enjoo de movimento e aqueles decorrentes da gravidez.

Atenção aos remédios sem receita

É de extrema importância lembrar que remédios sem receita, mesmo naturais, podem causar dependência ou acarretar efeitos colaterais indesejados. Por isso, a automedicação deve ser evitada e não incentivada.

O ideal é que a pessoa busque auxílio de um médico para identificar as causas da insônia e a melhor forma de tratá-la, mesmo que não seja um problema de longa duração.

Vale dizer ainda que, como o sono é, em alguns casos, um efeito colateral, não existe garantia de que todas as pessoas vão reagir aos remédios da mesma forma.

Casos mais graves de insônia devem obrigatoriamente passar por uma avaliação médica, pois podem exigir um tratamento prolongado com remédios comprados com receita, inclusive com “tarja-pretas” (ansiolíticos e hipnóticos, por exemplo).

Vale lembrar que o uso rotineiro dos remédios citados no texto pode fazer com que a tolerância do corpo ao princípio ativo aumente, minimizando ou anulando seu efeito.

Quer ler mais textos como este? Assine gratuitamente nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.