Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ajuda: como o profissional recém-formado deve fazer a inscrição no CRF

Hipolabor ajuda: como o profissional recém-formado deve fazer a inscrição no CRF

Geralmente, ao se terminar o curso de graduação, a ansiedade para entrar no mercado de trabalho é alta. E para os farmacêuticos recém-formados não é diferente. Diante disso, é muito importante entender que, para iniciar a carreira profissional como farmacêutico, é necessário fazer uma inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do estado onde pretende atuar. Entretanto, não é incomum que o profissional que acabou de se formar tenha algumas dúvidas em relação aos procedimentos e documentos necessários para a inscrição.

Você também precisa de uma orientação a mais para obter seu número de inscrição no CRF? Continue acompanhando o nosso artigo e tire as suas dúvidas!

Passo a passo para inscrição no CRF

Apesar de os passos que precisam ser seguidos para fazer a inscrição no CRF variarem entre os diferentes estados brasileiros, o procedimento é basicamente o mesmo para todos. Abaixo você encontra os passos comuns entre os conselhos regionais para obter a sua inscrição no CRF.

Passo número 1: inscrição definitiva ou provisória?

Existe a inscrição definitiva e a provisória. Para fazer a inscrição definitiva é necessário estar com a posse do diploma de farmacêutico. No entanto, há um prazo, geralmente de 6 meses a 1 ano, para que a instituição de ensino faça esse registro. Caso o seu diploma ainda não esteja pronto, você deverá fazer a inscrição provisória, utilizando a certidão, válida por 180 dias, que comprova a conclusão do seu curso e informa que o diploma encontra-se em fase de emissão.

A inscrição provisória é válida por 6 meses. Após esse período, é necessário que você o renove, caso o diploma ainda continue em fase de emissão, ou solicite a inscrição definitiva. O número de inscrição definitiva permanecerá o mesmo da carteira provisória.

Passo número 2: requerimento de inscrição

Definida qual inscrição fazer, vá até a página eletrônica do conselho de farmácia de sua região e procure pelo requerimento de inscrição definitiva ou provisória. O requerimento, em forma de formulário, deverá ser preenchido com seus dados, impresso e assinado. É importante que você preencha corretamente todas as informações solicitadas no formulário.

Passo número 3: documentos e entrega no conselho

Providencie todos os documentos, originais e as respectivas cópias, solicitados no formulário de requerimento de inscrição. Procure se informar a respeito do horário de funcionamento e vá até o CRF de sua região, levando o formulário de requerimento preenchido e os documentos nele solicitados.

Passo número 4: taxa de inscrição

O conselho lhe entregará a guia para pagamento dos valores relacionadas à sua inscrição. Efetue o pagamento e retorne ao CRF para a entrega do comprovante de pagamento. Os valores cobrados variam entre os diferentes conselhos regionais. Ao final do post você encontrará links para a sessão de inscrição de alguns CRFs do país e os respectivos contatos caso necessite se informar sobre os valores das taxas.

Normalmente, o CRF solicita um prazo de uma semana para que sua inscrição seja efetivada. Enquanto estiver inscrito, você deverá pagar uma anuidade ao conselho para mantê-la ativa.

Documentos necessários à inscrição no CRF

Há variação entre os documentos solicitados pelos conselhos das diferentes regiões. Porém, os documentos comumente solicitados por todos eles, e que devem ser pessoalmente entregues são:

  • Fotos 3 x 4 coloridas e recentes;
  • Requerimento de inscrição preenchido;
  • Original e cópia dos documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de votação da última eleição, carteira de reservista (sexo masculino), declaração militar (sexo masculino) e histórico escolar.

Alguns conselhos regionais exigem, também, comprovante de residência, grupo sanguíneo, fator RH e certidão de casamento, quando pertinente.

Requerimentos de inscrição e contato de alguns CRF

Viu como é simples obter a inscrição no CRF? Não perca tempo e vá ao CRF da sua região e solicite a sua para entrar no mercado de trabalho! E se você ainda tem alguma dúvida deixe o seu comentário!

banners_ebook_post

 

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.